17.6.10

A zebra é bela


POR WILLIAM DOUGLAS

Sim, vibrei com a vitória da Suíça. A vitória de um futebol “feio”, de resultado, montado a partir de um ferrolho intransponível. Apesar de o Brasil ser líder do ranking da Fifa, a seleção que apresenta o futebol mais agradável de se assistir atualmente é a Espanha. Espanha que tentou se impor na base da técnica, com a qualidade que é peculiar e aproveitando o entrosamento de suas estrelas, que em grande parte trazem para a seleção parte do entrosamento do melhor time do mundo – o Barcelona.

Mas, para mim, a beleza do futebol não se resume ao drible, à jogada bonita, ao golaço. E a Suíça, pródiga em fabricar chocolates, serviu-me hoje do mais delicioso doce do futebol: o imprevisto.

Fosse uma partida de basquete ou vôlei com duas equipes tecnicamente tão discrepantes a chance de uma vitória do time pior seria mínima. Mas a Suíça provou mais uma vez que, no futebol, nem sempre o melhor vence.

Ainda bem. Afinal, a zebra é bela.

Um comentário:

Thiago Barretos disse...

Concordo que as zebras fazem com que o futebol seja o esporte coletivo mais imprevisível entre todos os outros.
Mas, sinceramente, não dá para ficar feliz com o triunfo da retranqueira Suíça. É o tipo de vitória que dá esperanças a seleções como Eslovênia e Dinamarca praticarem o mesmo estilo, com a chance de se dar bem.
Abraço