18.6.10

Também não é assim...


O meia Sneijder, da seleção holandesa, disse nesta quinta-feira que o nível da Liga dos Campeões é maior que o da Copa do Mundo. O jogador, campeão do torneio com a Inter de Milão no mês passado, afirmou que, apesar de gostar de ver países como Coreia do Norte e Nova Zelândia jogando, nessas horas se dá conta que o nível da competição europeia é melhor.

Será que o duelo dos gigantes Dínamo de Kiev e Rubin Kazan, ou de Urinea Urziceni contra o Rangers, é muito melhor? Que tal Standard Liège e AZ Alkmaar? Times pequenos há em qualquer torneio. Por causa do dinheiro, há muito mais boas equipes do que seleções, não há dúvida. Mas isso não faz, necessariamente, o nível de uma competição melhorar.

E comparar clubes com as seleções é, no mínimo, injusto, devido ao tempo de preparação e entrosamento dos jogadores serem muito diferentes, entre outros fatores. Sneijder pode ter dado essa declaração depois de acompanhar a primeira rodada da Copa que, de fato, foi muito ruim – a partida de sua Holanda inclusive colaborou para isso. Mas o início da segunda já se mostrou infinitamente melhor, com média de 3,25 gols por partida, contra 1,56 da inicial.

E na boa, mesmo depois do título da equipe italiana, é possível afirmar que seus jogos foram de alto nível? Para se ter uma ideia, dos 13 confrontos realizados no nobre torneio, foram apenas 4 com vitória por dois gols de diferença – nunca mais do que isso. Menos né...

Nenhum comentário: