10.6.10

Copa do Mundo 2010 - Grupo G

Brasil
Futebol sem brilho, mas de resultados


Acostumado a dar espetáculos e ser representado por estrelas de primeiro escalão, o selecionado brasileiro conquistou fãs ao redor do mundo. No entanto, a reformulação da seleção após o pífio desempenho na Copa da Alemanha, em 2006, trouxe um grupo mais carrancudo, de beleza menor, mas de resultados positivos. O que coloca o pentacampeão mundial como forte candidato ao troféu.

O Brasil do técnico Dunga, venceu a Copa América em cima de sua maior rival, a Argentina, e as Copa das Confederações, superando a boa equipe dos EUA. Ao longo de quatro anos de preparação para o maior evento do futebol, nomes como Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Adriano ficaram pelo caminho. Kaká, Robinho, Luís Fabiano e companhia têm a dura tarefa de trazer o Hexa para casa.

O time mostra que está bem entrosado. A parte defensiva, comandada capitão, Lúcio, tem ainda Juan e o goleiro Júlio Cesar em ótima fase. Já o volante Gilberto Silva, apesar de contestado por grande parte da imprensa, chega a sua terceira Copa do Mundo O setor criativo tem como grande nome, Kaká, o cérebro da equipe, e Elano, dono de cruzamentos precisos. No ataque, Luis Fabiano e Robinho serão os principais responsáveis pela marcação de gols. A seleção ainda conta com o ótimo lateral direito Maicon que marca e chega ao ataque com precisão, já do lado esquerdo, Michel Bastos, apesar de apoiar bem e ter um ótimo chute, deixa a desejar quando o assunto é defesa.

Dunga escala uma seleção que parece ter poder de fogo reduzido e criação concentrada em apenas um jogador: Kaká. No entanto, a colocação de dois homens de marcação à frente da zaga: Gilberto e Felipe Melo, libera os laterais para atacarem. A tática pode ser letal tanto com os titulares, como a arma secreta no banco brasileiro: Daniel Alves, do Barcelona, que mostrou-se importantíssimo tanto pelas laterais, quanto pelo meio. É o 12 º titular da equipe.

Confederação Brasileira de Futebol
Status: Favorita
Ranking da Fifa:
Melhor participação: Pentacampeão mundial (1958, 1962, 1970, 1994, 2002)
Participações em Copas: 19 (1930, 1934, 1938, 1950, 1954, !958, 1962, 1966, 1970, 1974, 1978, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010)
Ídolos: Leônidas da Silva, Pelé, Garrincha, Rivelino, Falcão, Zico, Sócrates, Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaucho
Uniforme: Nike
Time Base (4-4-2): Júlio Cesar; Lúcio e Juan, Maicon e Michel Bastos; Felipe Melo, Gilberto Silva, Elano e Kaká; Robinho e Luiz Fabiano. Técnico: Dunga.
Ele é o cara: Recuperado de contusão, Kaká é o grande nome da seleção brasileira e a esperança de comandar o time em busca do título. Com um futebol de passes rápidos, dribles objetivos e chegada à linha de fundo, o meia também arremata de longa distância com precisão. Não à toa, foi considerado o melhor do mundo em 2007.
Olho nele: O atacante reserva da seleção, Nilmar, é rápido e sabe finalizar como poucos. Durante a eliminatória houve quem dissesse que a vaga de titular,
no lugar de Robinho, seria o correto. Em jogos truncados pode ser uma ótima opção para ajudar o ataque.
E
s
trangeiros: Nenhum
Pontos Fortes: Dunga, à exemplo de 1994 na conquista do Tetra
conseguiu criar um conjunto for
te. Defesa, meio e ataque pensam da mesma forma. Caso
mantenham esta coesão, o título não se
nenhuma surpresa.
Po
ntos Fracos: O meio campo depende muito da criatividade de Kaká. A marcação i
mplacável que o meia receberá pode dificultar para o Brasil. O lado esquerdo da defesa,
com Michel Bastos também é um ponto vulnerável.

PORTUGAL
Para entrar na história

Apesar de sempre apresentar grandes craques para o mundo, como Eusébio, Figo, Cristiano Ronaldo, entre outros, Portugal ainda é considerado o patinho feio da Europa. Sem grandes conquistas, chega à África do Sul para participar de sua quinta Copa do Mundo depois de conseguir a vaga na repescagem contra a Bósnia.

Em quatro participações, os portugueses chegaram às semifinais em duas oportunidades: na sua estreia em 1966, quando conquistaram o 3 º lugar, comandado pelo moçambicano e ídolo português Eusébio, e, em 2006, quando a equipe era dirigida por Luis Felipe Scolari.
Nas outras duas participações a seleção não passou da primeira fase.

Nesta edição, o time conta com sua estrela maior, o atacante Cristiano Ronaldo, que já disputou a Copa de 2006, além de nomes, como Deco, Simão, Hugo Almeida e Raul Meirelles. No entanto, o desafio pode ser maior que na última competição, já que o time comandado por Carlos Queiróz passou com dificuldades pelas eliminatórias e chega à Copa com faltas significativas, como o defensor Bosingwa e o atacante Nani, cortados devido contusões. Outra complicação é participar do chamado “Grupo da Morte”, com Brasil, Costa do Marfim e Coreia do Norte.

Para ficar na história, Portugal tem que superar 1966 e 2006. Cristiano Ronaldo deve mostrar o futebol apresentado nos clubes por onde passou. O brasileiro
Liedson
também será uma arma importantíssima, já que é veloz e bom finalizador.


Federação Portuguesa de Futebol
S
tatus: Favorita
Ranking da FIFA:
M
el
hor participação: 3º (1966)
Participações em Copas: 5 (1966, 1986, 2002, 2006 e 2010)
Ídolos: Eusébio, Luis Figo, Vitor Baia, Rui costa, Pauleta, Cristiano Ronaldo
Uniforme: Nike
Time Base: (4-3-3):Eduardo; Paulo Ferreira, Bruno Alves, Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão; Pedro Mendes, Miguel Veloso, Deco; Simão, Cristiano Ronaldo e Liédson. Técnico: Carlos Queiroz.
Ele é o cara: Cristiano Ronaldo, o melhor do mundo em 2008, mostra que está mais
maduro, inteligente e completo dentro de campo. Sempre o principal atleta onde atua, chegou a ofuscar o próprio Kaká no Real Madrid. Pelos pés do craque está o caminho para a chegar as finais.
Olho nele: Portugal já tem um ídolo estrangeiro: Eusébio. Liedson pode ser o próximo. Goleador por onde passa, o atacante do Sporting pode se destacar no ataque.
Tem Brazuca aí: Deco (meia), Pepe (zagueiro) e Liédson (atacante)
Pontos Fortes: O ataque é o ponto forte da seleção. A rapidez de Liédson e a habilidade de Cristiano Ronaldo pode desnortear os adversários. Como se não bastasse, Simão apóia
bastante e Deco tem um tiro forte de meia/longa distância. Ótimos ingredientes para deixar qualquer zaga em desespero.
Pontos Fracos: Faz tempo que a defesa não é o ponto forte de Portugal. O corte do lateral
Bosingwa e Pepe voltando de contusão podem expor a fragilidade da zaga lusitana.

COSTA DO MARFIM
Os Elefantes querem conquistar o mundo

Em sua segunda participação em Copas do Mundo, a Costa do Marfim é uma das favoritas entre as seleções africanas para desempenhar um bom papel na África do Sul. Com um time formado por jogadores experientes e que atuam nos principais clubes do planeta, os Elefantes tentam melhor sorte nesta Copa e sobreviver ao “grupo da morte”.

No entanto, mesmo com um elenco respeitável, os marfineses tiveram graves problemas na caminhada rumo à Copa. O técnico bósnio Vahid Halilhodzic foi demitido após eliminação na Copa Africana de Nações, realizada em Angola no início do ano (única derrota da equipe sob seu comando). O novo chefe, Sven-Goran Eriksson teve pouco tempo para colocar sua “cara” no time – o que dificulta ir longe na competição.

Outro problema foi a contusão do principal nome da equipe, o atacante Didier Drogba, que quebrou o braço em partida amistosa contra o Japão, a uma semana do início da Copa. A comissão técnica e os médicos da seleção garantem que o astro estará de volta ainda na primeira fase do torneio. Fica a pergunta: Voltará o mesmo Drogba que levou o Chelsea a conquista da Premier League e FA Cup se tornando principal artilheiro da temporada?

Fédération Ivoirienne de Football
Status: Pode surpreender
Ranking da FIFA: 27º
M
elhor participação: Primeira fase (2006)
Participações em Copas: 2 (2006 e 2010)
Ídolos: Pokou, Ben Badi
Uniforme: Puma
Time Base: (4-3-3) Barry; Demel, K. Touré, Bamba, Tiené; Tioté, Y. Touré, Zokora; Kalou,
Drogba, Gervinho. Técnico: Sven-Goran Eriksson
Ele é o cara: Drogba é o que todo técnico que ter no time. Tem altura, cabeceia bem, cobra falta como poucos, é um goleador nato. Caso o diagnóstico dos médicos realmente se confirme, o atacante será o ponto de referência na equipe.
Olho nele: Salamon Kalou pode se destacar na equipe marfinesa. Rápido e versátil, o
jogador també faz parte do ataque do poderoso Chelsea. Pode ser a solução, caso Drogba não esteja 110%
Tem Brazuca aí: Nenhum
Pontos Fortes: Rápida e com atletas do mais alto nível a seleção da Costa do Marfim tem componentes em sua defesa, meio e ataque, que podem conquistar uma boa colocação
nesta Copa. Quem sabe um semifinal? Algo inédito em se tratando se seleções africanas.
Pontos Fracos: O Conjunto é frágil. À exemplo de outras seleções africanas, a Costa do Marfim possui ótimas peças, mas nunca um conjunto forte – o que dificulta quando vai se
enfrentar países como Brasil e Portugal, já na fase de grupos.

COREIA DO NORTE
Incógnita até o apito inicial

A Coreia do Norte é a grande incógnita nesta Copa do Mundo. Com um time praticamente desconhecido, a seleção comandada pelo técnico Kim Jong-hun chega para a segunda disputa em mundiais. A primeira participação foi em 1966, quando a equipe fez uma boa
campanha e foi eliminada apenas nas quartas de final, quando perdeu para Portugal, de Eusébio, por 5 a 3 - isso depois de estar vencendo por 3 a 0.

Depois de 44 anos o time volta com sonhos ambiciosos. Kiin Jong Hun diz que é possível chegar às oitavas de final - isso numa chave que tem nada menos que Brasil, Portugal e Costa do Marfim. O caminho não será fácil, mas o futebol retrancado dos Chollimas pode
surpreender. A seleção se classificou jogando fechado, sem dar muita chance para a bola rolar, e deixando a bola para sua estrela resolver: o chamado "Rooney coreano", Jong Tae-Se.

Caso a seleção caísse em um grupo mais fácil, não seria impossível chegar à fase mata-mata do torneio. No entanto, sendo integrante do chamado "grupo da morte" pouco podemos esperar do selecionado. Aos norte coreanos fica a esperança de tentar repetir o feito da primeira participação em 66. Impossível para o resto do mundo. Mas, para eles? Quem achava que a Coreia do Norte estaria na Copa do Mundo?

DPR Korea Football Association
Status: Zebra
Ranking da FIFA: 105º
Melhor participação: Quartas de Final (1966)
Participações em Copas: 2 (1966, 2010)
Ídolos: Pak,
Uniforme: Legea
Time Base: (3-5-2) Ri Myong-Guk; Pak Chol-Jin, Ri Jun-Il e Ri Kwang-Chon; Cha Jong-Hyok, Mun In-Guk, Ahn Young-Hak, Pak Nam-Chol e Ji Yun-Nam; Hong Yong-Jo e Jong Tae-Se
Ele é o cara: O principal atacante da Coreia do norte, Jong Tae SAE, é a estrela do time. O jogador atua na liga japonesa de futebol, no Kawasaki Frontale, e é chamado de “Rooney” coreano pelo seu estilo de jogo. Caso apresente metade do futebol do atacante inglês, será perigoso para o time adversário.
Olho nele: O atacante Hong Yong-Jo foi um dos poucos que mostraram alguma habilidade durante as eliminatória. Além de Jng Tae Sae, Yong-Jo também é referência no ataque da Coreia do Norte.
Tem Brazuca aí: Nenhum
Pontos Fortes: O mistério em que a seleção norte-coreana é envolvida é um dos pontos a ser temido. O time joga retrancado e a infiltração é difícil.
Pontos Fracos: Pouca experiência em Copa do Mundo e torneios internacionais. Outro ponto é a falta do intercambio e da comunicação no futebol norte-coreano.

Jogos do Grupo G:

15/06 - 11h00 - Port Elisabeth -Costa do Marfim x Portugal
15/06 - 15h30 - Johannesburgo - Brasil x Coréia do Norte
20/06 - 15h30 - Johannesburgo - Brasil x Costa do Marfim
21/06 - 8h30 - Cidade do Cabo - Portugal x Coréia do Norte
25/06 - 11h00 - Durban - Brasil x Portugal
25/06 - 11h00 - Nelspruit - Coréia do Norte x Costa do Marfim

Nenhum comentário: