20.6.10

Os mais odiados

Na análise feita pelo blog das equipes antes desta Copa do Mundo, disse que a seleção francesa é a mais odiada deste torneio, por conta da circunstância que ocasionou a sua classificação: o gol de Gallas contra a Irlanda nas Eliminatórias, onde Henry ajeitou veementemente com a mão esquerda antes fazer o passe para o gol do zagueiro.

No Mundial propriamente dito, a França fez dois jogos medonhos (não marcou nenhum gol) e vê a desclassificação precoce chegar, assim como havia acontecido em 2002. E a maior parte da culpa pela péssima campanha é creditada ao técnico Raymond Domenech (que deixa a equipe após a Copa), que deixou jogadores como Benzema e Nasri de fora. A velha França não poderia se dar ao luxo de deixar esses jovens - mesmo que em má fase em seus clubes - fora de um Mundial.

Contudo, o que mais me surpreendeu é o quanto o técnico – de métodos questionáveis, é verdade – é detestado pela imprensa francesa. Tanto que o L’Equipe estampou, em sua edição deste sábado, o que o atacante Anelka teria dito na discussão com Domenech durante discussão no intervalo da partida diante do México, quando soube que seria substituído: “Vai tomar no cu, seu sujo filho da puta”. Nunca havia visto nada igual na imprensa esportiva mesmo em se tratando de uma notícia bombástica – os franceses são conhecidos pela (as vezes, muita) etiqueta e porte -, o que mostra que a imprensa do país também está bem insatisfeita com o treinador.

As ofensas de Anelka despertaram a fúria de ídolos franceses do passado e da Federação Francesa; Evra, capitão da equipe, fala em um traíra dentro do elenco – por conta do vazamento da informação; Domenech, mesmo tirando o atacante na volta para a segunda etapa, não se utilizou de suas referências técnicas na derrota diante dos mexicanos: Henry e Gourcuff nem saíram do banco.

Zidane não se cansa de criticar Domenech, dizendo que ele "não é técnico, é um selecionador". Na França, se fala que o craque assumiu as rédeas técnicas da equipe em 2006, - quando fazia parte do elenco do treinador - e só por isso, a equipe chegou à final daquela Copa. A Agência EFE especula que o ex-camisa 10 dos Bleus teria organizado um levante entre seus colegas da atual seleção para que Domenech mudasse a tática da equipe atual. Enfim, um verdadeiro inferno astral - prato cheio para quem acredita em carma, pelo lance controverso contra a Irlanda.

Em relação ao atacante do Chelsea, nunca vi aquela gana de vencedor em seus olhos. Apesar de se tratar de um bom jogador, sempre senti falta de comprometimento de sua parte, tanto na França quanto nos times pelos quais jogou. Foi justamente cortado dos Bleus e nem pareceu se importar tanto, só declarando que não dissera as tais ofensas – o que se tratando de uma discussão calorosa, eu duvido bastante.

Sem um Zidane em campo e com um elenco rachado, a França clama por uma renovação no banco, que virá quando o ex-zagueiro e campeão do mundo em 1998 Laurent Blanc assumir o comando do time. Menos “excêntrico” e mais eficiente, Blanc tem tudo para renovar a equipe, ainda com base no time que foi vice-campeão mundial de 2006, mas que claramente não teria futebol para brilhar, envelhecida quatro anos.

Em tempo (14h30): Evra e o preparador físico da equipe, Robert Duverne, quase chegaram às vias de fato neste domingo e o elenco se recusou a treinar, aparentemente, protestando contra o corte de Anelka.

3 comentários:

Felipe Moraes disse...

Uma seleção com tanta torcida contra ainda sofre com rachaduras internas irremediáveis. Bem feito para Domenech. Coitados de Nasri e Benzema.


Abraço,

Felipe Moraes

Pedro Leonardo disse...

Anelka lembrou o bom e velho Gil Brother: "filho da puta, e vai tomar no cu tranquilo, valeu" (http://www.youtube.com/watch?v=2JKjUzZQu_4&feature=related). Domenech é um fiasco. Deveria ter sido demitido há tempos. Sou mais o Gil Brother.

Editor disse...

E hoje não teve treinamento, Evra brigou com o preparador...é a coisa tá feia mesmo.

Benzema fora é ridículo.

Desse jeito era melhor ter ficado fora mesmo, pobre Irlanda.

http://blogdolucizano.blogspot.com/