18.6.10

Os ferrolhos iugoslavos

O início da 2ª rodada do Grupo D marcou o encontro entre a badalada Alemanha (que vinha de uma goleada frente à Austrália) e a, até então, decepcionante Sérvia. E não é que para a surpresa de muitos, inclusive a minha, os sérvios bateram os germânicos por 1 a 0?

Logo no início, os alemães tomaram a iniciativa e com os rápidos toques de seus meio-campistas entretinham o rival. O gol? Questão de tempo. O contexto do jogo, porém, mudou totalmente após a infantil expulsão de Klose. Pior que isso, foi ver a Sérvia, em seu primeiro lance perigoso abrir o placar, com Jovanovic. O gol saiu justamente na exploração de dois pontos fracos da defesa alemã: a falta de cobertura de Badstuber e a dificuldade do hábil, porém baixo, lateral Lahm em cabecear. Fica a dica.

Melhor tecnicamente, o Nationalelf ainda era mais perigoso. Mas o penalti cobrado por Podolski e defendido por Stojkovic pôs fim a quaisquer esperanças. O time começou a sentir a ausência de sua maior referência ofensiva. Sem Klose, Özil ficou sobrecarregado e Müller, bem marcado, pouco produziu. Méritos das Águias Brancas que executaram sua tática com perfeição, souberam explorar as debilidades do adversário e nos contragolpes puxados pelo hábil Krasic, por pouco, não aumentaram a vantagem com Zigic e Jovanovic.

No jogo de fundo, a Eslovênia quase repetiu o triunfo de sua co-irmã balcânica. Apresentando um estilo retranqueiro semelhante ao da partida de estreia (contra a Argélia), os eslovenos abriram 2 a 0 ainda na primeira etapa, mas permitiram o empate dos Estados Unidos no final.

Extremamente recuado, depositando todas suas fichas em eventuais contra-ataques, o conjunto esloveno chega a ser irritar com sua postura defensiva. Apostando no entrosamento e na boa troca de passes e nos bons arremates de seus meias (como Birsa e Kirm) a média distância, a seleção só não venceu porque ao contrário dos argelinos, os norte-americanos tinham alguém que podia fazer a diferença: Landon Donovan.

3 comentários:

Arthur Kleiber disse...

Essa seleção da Sérvia também está de brincadeira... dois pênaltis por meter a mão na bola, no melhor estilo de vôlei, é muita infantilidade... Torci pra Alemanha empatar só por causa disso...

Isso é Copa do Mundo, e não torneio de fundo de quintal...

Felipe Brisolla disse...

Os juízes foram os melhores jogadores do Ferrolho Iugoslavo. Não concordei com a expulsão do Klose, e o gol anulado dos EUA dispensa comentários...

Unknown disse...

Gosto muito dos artigos do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática online. Emily Nascimento