22.6.10

Europeus e africanos são eliminados

Tristeza e decepção para os sul-africanos :
Pela primeira vez o anfitrião sai de uma Copa na 1ª fase

Na abertura da derradeira rodada da 1ª fase, África do Sul e França enfrentaram-se para tentar o milagre da classificação. Caso não fosse possível, conseguir, pelo menos, uma vitória para sair da Copa do Mundo de cabeça erguida já seria lucro. Nesse quesito, ponto para os anfitriões: vitória por 2 a 1.

Os Bafana-Bafana tomaram as rédeas da partida. Desde o início, partiram para cima do rival e, por meio das jogadas articuladas por Pienaar (hoje bem mais atuante) e Tshabalala (que aposto: deve ir para o mercado europeu), sempre levaram perigo aos franceses, e até por isso marcaram duas vezes: uma com Khumalo e outra com Mphela. E foi pouco. Com os Bleus jogando com um atleta a menos desde o primeiro tempo graças à expulsão de Gourcuff (só assim para vermos o meia do Bordeaux em campo), o resultado poderia ter sido muito mais elástico.

Aproveitando-se da pouca experiência sul-africana, a França equilibrou as ações do jogo na etapa final, principalmente com a entrada das “cobras-criadas” Malouda e Henry, que, a meu ver, são indispensáveis à equipe. Até descontou com o próprio Malouda. Mesmo assim, os atuais vice-campeões mundiais foram muito mal. Um gol marcado. Um ponto. Uma campanha que beira ao ridículo. Mostraram um conjunto de atletas até que razoáveis, mas que não consegue formar uma equipe. Por tudo o que ocorreu na África, eu tenho certeza: se tivessem bola de cristal, até os franceses prefeririam ver a Irlanda no torneio.

Mais tarde, a Argentina jogou para o gasto contra a fraquíssima Grécia e fez 2 a 0, com Demichelis e Palermo. O gol do atacante, aliás, serviu para mostrar como o rapaz tem estrela. Bastou entrar em campo para o atrapalhado Tzorvas soltar um rebote de Messi em seus pés. Para mim, sensacional. Sabe aquele atacante grosso que dá vontade de torcer? Sinto-me assim em relação a Palermo.

No mais, o jogo foi muito fraco e os insossos atletas helênicos não souberam aproveitar-se da lentidão argentina para poderem atacar os albicelestes. Retrancados, pareciam felizes com o empate que não ajudava em nada. Estranho. Donos de maior posse de bola durante toda a partida, nuestros hermanos mataram o jogo quando e do jeito que queriam. Bastou Messi acordar para a Argentina garantir o triunfo e a classificação em primeiro lugar. E nem venham me dizer que o time era misto. Aguero, Milito, Burdisso e companhia seriam titulares em muitas seleções desta Copa...

Nos outros jogos, surpresa do Uruguai, que não fez o tão esperado jogo de compadres com o México e venceu a partida por 1 a 0 (gol de Suárez). Mesmo com a derrota, a Tricolore passa de fase e terá a oportunidade de vingar-se da Argentina na reedição do mesmo confronto das oitavas da Copa de 2006. Já os Charrúas encaram a inconstante Coréia do Sul que, hoje, não foi além de um empate com a Nigéria. Pior ainda é saber que os tigres asiáticos avançaram muito mais pelas falhas de finalização e marcação das Super Águias do que por apresentarem um futebol convincente. Celeste Olímpica na quartas? Apostaria que sim.

4 comentários:

Blog do Carlão - Futebol é nossa área disse...

Foi emocionante o gol do Palermo.

Bolleiros disse...

Uma pena, essa eliminação da África do Sul. A torcida merecia sorte melhor.

Estou impressionado com o Uruguai, não só pela boa campanha, como por, também estar apresentando um bom futebol, com uma defesa sólida e um ataque eficiente. Tem tudo para pelo menos chegar às quartas e dar trabalho.

Alexandre Azank disse...

Concordo!!! O Uruguai tem sido uma das gratas surpresas desta Copa. Mesmo chegando ao Mundial por intermédio da repescagem o time mostra evolução tática em relação as eliminatórias e deve chegar pelo menos nas quartas!! Força Celeste!

André Augusto disse...

Sinceramente, o Uruguai me surpreendeu bastante. Mesmo sem um meio-campo decente, a defesa tá mto firme e o ataque com Suárez e Forlán leva a parte ofensiva (e até de criação de jogadas) nas costas. As patetadas da França também ajudaram.
A África do Sul foi coração, deu gosto de ver o time lutando, mesmo sendo limitadíssimo. A torcida carregou o time.

Já o México peca muito pq o técnico ainda insiste com os jogadores errados. Guardado e Hernández não podem ficar de fora do time, com o Barrera sempre entrando pelo menos no segundo tempo.