15.6.10

Deu para o gasto

Depois de muita espera e ansiedade, o Brasil fez a sua estreia na Copa do Mundo da África do Sul. E jogou para o gasto. Poderia ter sido melhor, mas por ser o primeiro jogo, até que foi bem. Vitória por 2 a 1, gols de Maicon e Elano para os brasileiros, com Ji Yun Nam fazendo o gol de honra para os norte-coreanos.

Como era de se esperar, o time asiático jogou fechado, com todos os jogadores no campo defensivo. E o Brasil mostrou a dificuldade que tem para furar as retrancas. No primeiro tempo, a Seleção tocou bastante a bola tentando achar um espaço, sem sucesso. Foram alguns chutes a gol, tentativas de tabela, e só.

O segundo tempo foi melhor. A dupla Maicon e Elano, pela direita, foi muito bem. Não por acaso foram os autores dos gols brasileiros. O primeiro, uma belo passe do jogador do Galatasaray para o lateral da Inter de Milão, eleito o melhor da partida, que entrou pelas costas da defesa e fez um bonito gol, sem ângulo, enganando o goleiro, que esperava o cruzamento. O segundo nasceu de uma linda enfiada de Robinho para Elano, também entrando pela lateral, surpreendendo a defesa, com uma conclusão simples e eficiente no canto.

Outro fator positivo, muito por causa da qualidade do adversário, foi o fato de o Brasil não ter se limitado a ficar tocando esperando o tempo acabar, como muitas equipes fizeram até agora, como bem observou Felipe no post abaixo. Kaká e Luís Fabiano ainda estão sem ritmo, e precisam melhorar para enfrentar Costa do Marfim e Portugal. Em termos individuais, penso que apenas o Michel Bastos ficou abaixo da médida. Além dos autores dos gols, Juan jogou muito bem. A falta de atenção no gol de Ji Yun Nam não é motivo de preocupação, mas de alerta. É preciso atenção até o último minuto.

Do lado norte-coreano, destaque para o atacante J. Tae Se. Conhecido como Rooney asiático, é rápido, habilidoso, deu trabalho. Seu choro durante a execução do hino foi legal. O gol deve ser muito comemorado, e deveria ser transmitido no país. Sem ufanismo, mas perder para o Brasil por um gol de diferença e vazando uma das melhores defesas do mundo, é para ser comemorado.

Resumindo, ficou o senseção de que poderia, e até deveria, ser melhor. Mas estreia é sempre difícil. Nova vitória contra os marfinenses praticamente garante uma vaga nas oitavas de final. Os africanos certamente irão exigir muito mais.

O empate sem gols entre Portugal e Costa do Marfim não foi um jogo ruim, apesar da falta de gols. Mas também não foi muito bom, com poucas oportunidades de gols e muita disputa de bola, o que deixou a partida truncada. Cristiano Ronaldo não teve espaço para respirar, assim como Deco, o que anulou o poder de fogo português. Em um lance, porém, quase que o atacante do Real Madrid resolve, com um chute de longe que parou na trave.

A força física dos africanos impressionou. Ganharam todas as divididas, correram por todo o campo, sempre com velocidade. Foi a melhor exibição de uma equipe do continente até agora. Com o resultado, a Coreia do Norte deverá ser o fiel da balança no Grupo G. Assumindo que o Brasil irá vencer os dois, quem for melhor contra os asiáticos avança. Se Drogba começar jogando, a Costa do Marfim vê suas chances aumentaram consideravelmente.

2 comentários:

Blog do Carlão - Futebol é nossa área disse...

Só não deu pro gosto.

Vinicius Grissi disse...

Não acho nem que deu para o gasto. Mas a vitória na estréia é importante demais!

Se o Brasil corrigir alguns problemas complicados, poderá brigar pelo título.