16.6.10

Com a licença de todos

Peço licença à Copa de 2010 para uma breve observação sobre a próxima, que será realizada aqui, entre nós. O texto abaixo não tem fotos coloridas, nem jogadas bonitas, é apenas um recado, uma carta ao presidente mais importante deste país: Ricardo Teixeira.

Ao excelentíssimo Presidente Ricardo Teixeira

Caro Ricardo Teixeira: como você é previsível. Suas atitudes como novo imperador do Brasil não espantam. Ao deixar o Morumbi fora da Copa do Mundo de 2014, consegue nocautear um grande desafeto tricolor e ainda beneficiar seus comparsas, que pretendem levantar do zero um novo elefante branco na capital paulista.

O que mais impressiona, presidente, é que suas atitudes são descaradas e tem grande apoio popular. Hoje, ao descartar o Morumbi para 2014, fez a alegria dos torcedores rivais do São Paulo Futebol Clube e, ainda, colocou uma pontinha de esperanças nos alvinegros, que podem ganhar com essa um novo estádio, como ganharam os co-irmãos de mesma cor no Rio de Janeiro.
O senhor é tão bom no que faz, presidente, que já conseguiu até mobilizar alguns jornalistas do canal esportivo da sua parceira Rede Globo. A apresentadora do “Canal Campeão” não titubeou ao comemorar, em horário nobre, o fato da capital paulista ganhar um novo estádio. Talvez seja porque ela more no Rio de Janeiro e não corra o risco de ter que financiar essa sua empreitada.

Apesar que a Prefeitura local e o Governo do Estado garantiram por meio de nota conjunta que não irão botar um centavo sequer nessa sua cartada, sendo responsável apenas em financiar a infraestrutura necessária para sediar a Copa do Mundo. Espero que estejam falando a verdade e os recursos dos contribuintes se revertam apenas em novos Rodoaneis, Metrôs, Fatecs, corredores de ônibus, AMEs, etc.

Como o senhor é o imperador do país, faltam contestadores para suas canetadas, infelizmente. Até onde sei, garantias financeiras também não foram apresentados nos demais projetos, argumento utilizado por vossa excelência para excluir o Morumbi. Mas melhor assim, não é verdade, pois desta forma tudo pode ser feito a toque de caixa, sem obrigar você e seus comandados a realizarem licitações e todas as "burocracias" que os impediriam de “acelerar o processo”, e faturar.

É presidente, aguardo ansiosamente o plano B do comitê paulista. Não espero bom senso, óbvio. Imaginar que o novo e moderno Palestra Itália seja utilizado como alternativa seria um pouco ilusório, creio eu. Ma não estou nenhum pouco interessado em pagar a conta.

Quando não comemorei o fato do Brasil ser sede da Copa do Mundo fui chamado de amargo, anti-patriota e tantos outros “adjetivos”. Hoje o senhor deu os argumentos que faltavam na minha discussão; argumentos não, presidente, o senhor deu provas reais e concretas. Tomou, sem pestanejar, uma atitude politiqueira e totalmente favorável aos interesses dos que não estão nem de perto interessados no futebol.

Pena, presidente, que a população está preocupada com a Copa do Mundo de 2010 ou até mesmo com outras banalidades ao invés de pensar no cheque em branco que assinou a você e seus camaradas. Parabéns presidente, mais uma vez você venceu.

7 comentários:

Alexandre Azank disse...

Perfeito!! Concordo 100% com você!! Falou tudo o que eu queria ouvir!! Era previsível!! Engraçado que na matéria que falou do assunto no Jornal Nacional ainda entra um cara que diz "o Estado não vai bancar nada mas se o capital privado com parcerias como a do Corínthians, por exemplo, tiver interesse em levantar estádio, tudo bem!" Isto é: Fica claro os interesses por trás da queda do Morumbi na Copa. André Sanchez não está na África apenas para assoprar vuvuzelas..está mexendo os pauzinhos por lá também!!

Jota Assis disse...

é...cheira a Brasil mesmo. Morumbi vetado, pois proposta não foi aprovada a tempo.....agora vamos criar um novo projeto, um novo estadio, novas empresas para bancar....nova oportunidades de caixa2, superfaturamento etc etc
Teremos tempo, sr. Teixeira??

André Augusto disse...

Apesar do fato consumado, o desfecho era previsível.

1 - Dinheiro público indo pelo ralo. Já não bastou com a Arena Barueri, agora teremos outro estádio aí.

2 - O São Paulo tbm não é inocente. Só não teve seu projeto consumado porque achou que também ia receber verba pública, o que acabou não acontecendo e o clube não recebeu todo o montante dos parceiro, vide que o projeto foi entregue SEIS vezes.

3 e pior de tudo - Já não bastasse o futebol brasileiro, políticos (955, pelo mau caratismo) estão reféns desse Sr. Ricardo Teixeira, eleito por quem? os próprios clubes.

A Copa poderia ser benéfica. Mas a roubalheira anda cada vez mais descarada, o que é uma pena. O Brasil continua um lixo porque a maioria das pessoas olham pros seus próprios umbigos: Ricardo teixieira, Andrés Sanches, Juvenal Juvêncio e afins.

Arthur Kleiber disse...

Triste a política no Brasil. Só isso.

Arthur Kleiber disse...

Na África, Fifa permite erros que vê em São Paulo

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/752344-na-africa-fifa-permite-erros-que-ve-em-sao-paulo.shtml

Vinicius Grissi disse...

Justo desabafo. Como já era de se esperar, a Copa é utilizada para manobras políticas que beiram o ridículo.

Infelizmente, como diria José Illan, a Fifa não sabe com quem se meteu!

Net Esportes disse...

Isso que ocorreu com o Morumbi era tudo que todos os que foram contra Copa do Mundo no Brasil e Olimpíada reclamavam que ia acontecer .... extremamente ridículo e lamentável .... uma dos maiores absurdos que poderíam ocorrer .... o desbafo foi perfeito, pena que poucos vão ler .... até o Pelé já declarou que tinha que mudar o presidente da CBF ...... que revoltante isso.