11.7.10

Por um lugar no clã dos campeões mundiais

Finalmente, após 63 partidas conheceremos o novo campeão mundial. Novo em todos os sentidos, já que Espanha x Holanda trata-se de uma final entre duas equipes que jamais foram campeãs da Copa, fato que não acontecia desde 1978, quando Argentina e a própria Oranje – ainda com boa parte da base da Laranja Mecânica de 1974 – decidiam quem entraria para o restrito rol de campeões mundiais, que atualmente conta com apenas sete seleções: Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, Inglaterra e França.

A Espanha, caloura em finais, tenta ratificar que o seu bom futebol não morrerá na praia – estigma parcialmente dissipado nos últimos anos. Já a Holanda, muito menos brilhante que a geração de quase quatro décadas atrás, pode dar ao país um título que já poderia estar na prateleira de uma das seleções que sempre é bem cotada nas competições em que participa.


Espanha
Cartada final

A Espanha chega ao fim de sua caminhada, que começou na Europa há pouco mais de dois anos atrás: a campanha da Eurocopa, que culminou com o título merecidíssimo diante da Alemanha – derrotada novamente nas semifinais da Copa. Mesmo não praticando um futebol tão vistoso quanto na época da Euro, a Fúria evoluiu. Agora comandada por Vicente Del Bosque, a equipe tem uma zaga mais fortalecida com a entrada de Piqué e a proteção de Sérgio Busquets, ao passo que ficou mais frágil com a não renovação na ala esquerda, que mantém um Capdevilla não tão eficiente quanto o voluntarioso lateral da campanha continental.

No meio campo, que se dá ao luxo de ter Fàbregas como opção no banco, Busquets e Xabi Alonso – este com mais liberdade – carregam o piano para que a afiada dupla do Barcelona possa brilhar: Xavi e Iniesta resumem técnica, obediência tática e eficiência na armação de jogadas. O ataque é menos letal, mesmo com Villa em ótima fase. Torres vive mal momento físico e técnico, enquanto Pedro, talentoso atacante e que deve entrar como titular, ainda peca pelo preciosismo em alguns momentos. Ainda assim, a posse de bola da Espanha (sempre superior a do adversário nas seis partidas espanholas até aqui) mantém o adversário mais longe da meta de Casillas.

Campanha na Copa: 5V e 1D – 7 gols marcado e 2 sofridos
Time base: Casillas; Sérgio Ramos, Pique, Puyol e Capdevilla; Busquets, Xabi Alonso, Iniesta e Xavi; Villa e Torres (Pedro)
Destaques: Candidato a artilheiro do Mundial, David Villa é o maior arrematador da Copa, até aqui: 16 chutes ao alvo, cinco gols.
Olho nele: A má fase de Torres pode dar nova chance para Pedro Rodríguez. O atacante infernizou a vida da defesa alemã na semifinal e pode ser de grande valia para desarticular a rígida linha defensiva holandesa com sua velocidade, abrindo espaço para Villa, Xavi e Iniesta.
Pontos fortes: Além da segurança do trio defensivo Ramos/Pique/Puyol, bem guardados por Busquets, Villa atravessa grande fase. Ao lado de Pedro, pode desequilibrar o confronto contra uma eficiente Holanda.
Pontos fracos: Como time que mais arrematou ao gol (103 vezes em seis jogos), a pontaria espanhola mostra-se péssima. Dos sete gols na competição, cinco foram de Villa, o que mostra a ineficiência dos outros membros da equipe nesse quesito. Capdevilla terá que avançar pouco, já que o perigoso Robben deverá atuar naquele setor.
História: Na história, apenas em duas oportunidades uma seleção ganhou uma Eurocopa e uma Copa do Mundo consecutivamente: a Alemanha Ocidental (campeã europeia em 1972 e do mundo em 1974) e a França (campeã do mundo em 1998 e da Europa em 2000). A Espanha pode repetir o feito, já que conquistou a Euro de 2008.
Curiosidade: Na briga pela artilharia da Copa, David Villa quebrará recordes caso marque gols na final: com um tento, já terá se tornado o maior artilheiro espanhol em uma edição de Copa, superando o consagrado Emílio Butragueño, que marcou cinco tentos na Copa de 1986. De quebra, igualará a marca de Raúl como o maior artilheiro de todos os tempos da Fúria, ao chegar aos 44 gols.


Holanda
Eficiência premiada

Se os holandeses haviam encantado o mundo na década de 70 com a “Laranja Mecânica” do técnico Rinus Michels e de Cruyff e Neeskens, a equipe que chega à final da Copa de 2010 também pode ser considerada “mecânica”. Mas não pelo perfeito funcionamento do esquema de “Futebol Total”, característico dos vice-campeões de 1974 e 1978, e sim pela eficiência do time no campo de jogo. A Holanda não encheu os olhos, mas sempre se manteve fria nos momentos capitais de sua campanha no Mundial, como na partida diante do Brasil, após rever o placar adverso do primeiro tempo, após os piores 45 minutos holandeses no torneio.

Auxiliado por ídolos recentes da história, como Phillip Cocu e Frank de Boer, o técnico Bert van Marwijk criou uma equipe eficiente e pragmática. A competitividade holandesa nos últimos anos não pode ser ignorada: a equipe emplaca uma sequência de 10 vitórias consecutivas, iniciada no amistoso contra os Estados Unidos, em março. A última derrota, foi em um amistoso contra a Austrália, em setembro de 2008, o que significa uma invencibilidade significativa de 25 partidas.

Nesta Copa, se não tinha defensores tão confiáveis ou a segurança de Van der Sar no gol, do meio-campo em diante, a Oranje mesclava eficiência e talento. Operários, Nigel de Jong e Mark Van Bommel “carregam o piano” para que Robben e Sneijder – que já haviam brilhado na temporada europeia antes da Copa com Bayern de Munique e Inter de Milão, respectivamente – possam se destacar. Dirk Kuyt é o “faz tudo” da equipe, que peca por improvisar Robin Van Persie como centroavante. Mesmo não reeditando boas jornadas em campo, a volta de Robben no final da primeira fase - ao lado de Sneijder (candidato a melhor jogador da Copa) são os maiores trunfos deste time, de frieza impressionante

Campanha na Copa: 6V – 12 gols marcados e 5 sofridos
Time base: Stekelemburg; Van der Wiel, Heitinga, Ooijer e Van Bronckhorst; De Jong, Van Bommel, Sneijder, Robben e Kuyt; Van Persie
Destaques: Fato incomum, o meia Sneijder briga pela artilharia da Copa com Villa. Um dos melhores deste torneio, está com a sorte ao seu lado: o gol contra de Felipe Melo veio de um chute despretensioso seu, assim como o segundo gol contra o Uruguai, no qual Muslera colaborou. Na faixa central de campo, arremata bem e é capaz de dar passes precisos de média e longa distância.
Olho nele: Caso precise de mais velocidade nas jogadas de segunda etapa, a Holanda pode recorrer a Eljero Elia. O jovem meia de 23 anos entrou em cinco das seis partidas da Oranje na Copa. Van Marwijk pode adiantar Kuyt como centroavante e deixar Elia aberto em um dos flancos, dando mais qualidade na parte ofensiva da equipe.
Pontos fortes: A variabilidade de jogadas com o meio campo, com Kuyt, Robben e Sneijder é a maior força da equipe, que isola como centroavante um ineficiente Van Persie. Nesta Copa, a falta de pontaria que falta aos meias espanhóis sobra nos holandeses. Dos 12 gols na Copa, oito são do trio.
Pontos fracos: A zaga sofre com jogadores mais dinâmicos, como no primeiro tempo do jogo diante do Brasil, onde Robinho e Luís Fabiano infernizaram a defesa laranja.
História: Seleção que mais convocou irmãos na história dos mundiais (René e Willy van de Kerkhof, em 1974 e 1978; Frank e Ronald de Boer, em 1994 e 1998 e Erwin e Ronald Koeman, em 1990), a Holanda de 2010 pode ser campeã com outro tipo de relação familiar: o técnico Bert van Marwijk é sogro do volante Mark van Bommel.
Curiosidade: Sneijder pode ser o primeiro europeu a conquistar os quatro títulos mais importantes que um atleta pode vencer em uma única temporada: Copa do Mundo, campeonato continental (Libertadores ou Champions League), campeonato nacional e copa nacional/campeonato regional. Entre os sul-americanos, os jogadores do Santos de 1962 (Pelé, Pepe, Gilmar, Mauro Ramos, Zito e Coutinho conseguiram o feito, ao conquistar o Paulista, Taça Brasil (análogo ao Brasileiro), Libertadores e Copa do Mundo.

Um comentário:

Luís Felipe Barreiros disse...

Opa, tranquilo?
Gostei muito do blog. Gostaria de uma parceria?
Já estou te seguindo, espero o mesmo!

Abraços!
porforadogramado.blogspot.com