3.7.10

Quartas de final - Parte 4

Paraguai vs. Espanha
Esquecendo o cavalo paraguaio

A última partida desta fase reunirá paraguaios e espanhóis. Franca favorita para conquistar a vitória, a Fúria traz a campo uma equipe extremamente técnica que deposita em seu quarteto mágico (Xavi, Iniesta, Torres e Villa) a esperança de apagar sua velha fama de “pipocar” em decisões. Inferior também individualmente, caberá ao Paraguai fechar-se na defesa para contra-atacar na medida do possível. Resta saber se seu letárgico ataque, enfim, acordará.

A muralha: Apesar de o experiente Casillas ser extremamente competente, ele não atravessa sua melhor fase. Não passa tanta confiança como outrora. Já Villar nunca passou tranquilidade a ninguém e apresenta falhas em vários fundamentos: saída de gol, posicionamento...

O carrapato: O capitão Puyol destaca-se por sua virilidade e força física. Limitado e um pouco lento, sofre para cobrir os avanços dos alas. Alcaraz é ponto de referência da defesa guarani. Sabe sair jogando e é muito bom no jogo aéreo. Única peça em que a vantagem é paraguaia.

O leão-de-chácara: Xabi Alonso é completo. Marca bem, ajuda na transição do meio ao ataque e ainda surpreende com belos chutes de fora da área. Bem mais fraco, Victor Cáceres é o típico volante-destruidor. Mesmo assim, fez falta no jogo contra o Japão.

O carregador de piano: Voltando de lesão, Iniesta não está no auge de sua forma física. Todavia, mostra muita categoria auxiliando os atacantes com passes açucarados ou bons lançamentos. Riveros é o motorzinho da albirroja. Contribui na marcação, aparece na frente e até marca alguns golzinhos. Os contra-ataques nascem nele.

O cérebro: Sem um articulador de origem, o experiente Santa Cruz faz às vezes de armador. Apesar de técnico, é vagaroso. Quebra um galho. Xavi, por sua vez, é o distribuidor de jogadas da Fúria. Dispensa comentários. Poucos atletas mostram tanta intimidade com a bola como ele.

O matador: Até agora, Barríos não justificou todo “oba-oba” de sua convocação. Sabe jogar bola, mas precisa render mais. Villa, ao contrário, tem um bom desempenho. Oportunista, também sai da área quando preciso e movimenta-se demais. Candidato à craque do torneio.

Palpite: Espanha 70%, Paraguai 30%

Nenhum comentário: