6.7.10

A terceira Laranja

Não deu para o Uruguai. O favoritismo se fez valer e a final da Copa é europeia. Após um jogo tecnicamente truncado com poucas chances claras de gols para ambas as equipes, os holandeses esperaram a retranca uruguaia e venceram por 3 a 2.

Mais uma vez a Oranje soube ser decisiva. Longe de mostrar um futebol que encanta os olhos do público, a equipe mostrou eficiência e frieza. Sendo mais incisiva e controlando as ações da partida, a Laranja Mecânica aproveitou o primeiro vacilo da marcação sul-americana para abrir o placar, com um petardo de Van Bronckhorst. E mesmo depois de a Celeste igualar o jogo, num chute de Forlán, também de fora da área, os europeus mantivearam a serenidade.

Daí entra o dedo do treinador. No intervalo, Bert Van Marwijk percebeu que o rival estava muito acuado e aproveitou-se disso para lançar o técnico Van der Vaart no lugar do insosso De Zeeuw. A substituição surtiu efeito. Assim, Sneijder, muito bem anulado até o momento, conseguiu arranjar mais espaços para atuar. Não à toa, fora ele o autor do segundo gol e o mentor do terceiro, no qual Kuyt aproveitou seu passe para cruzar na cabeça de Robben.

Os uruguaios, por outro lado, sentiram a ausência de Suárez. Além de Cavani ter se mostrado infinitamente mais fraco que o titular, sem Forlán um pouco mais recuado a Celeste atuou sem um homem cerebral no meio-campo. Ponto negativo para Óscar Tabárez, que poderia ter modificado a situação ainda no início da segunda etapa, promovendo a entrada de Loco Abreu no lugar dos apagados Álvaro Pereira ou Gargano. Ao ver o empate conquistado nos primeiros 45 minutos, o entrenador preferiu não arriscar. Pagou caro.

Ainda assim, a performance uruguaia foi digna de elogios. Mesmo com peças individualmente mais frágeis, nunca faltou disposição e garra aos bicampeões mundiais. Raçudos, chegaram a diminuir a vantagem com um gol de Maxi Pereira. Mas era tarde demais. Méritos para os holandeses que, apesar de não mostrarem um futebol espetacular, são decisivos, intelectualmente equilibrados e disciplinados taticamente.

Nenhum comentário: