2.7.10

Quartas de final - Parte 2

Uruguai vs. Gana
Tradição contra renovação

Antes da Copa, uruguaios e ganeses certamente não imaginavam que estariam entre as 8 melhores seleções. O favoritismo é todo do Uruguai. Trata-se de um time experiente, raçudo e que, mesmo sem ser excepcional, conta com atletas diferenciados como Forlán ou Suárez. Gana, que corre por fora, tem uma tática bem objetiva: forte marcação, muita disciplina tática e bola nos pés de Gyan para que ele resolva. Parece pouco para conseguirem se tornar o primeiro africano semifinalista. Ainda mais com a sentida ausência de Ayew, suspenso.

A muralha: Nenhum inspira confiança. Ambos cometeram falhas no torneio. O ganês Kingson, um pouco melhor que o rival, é dono de boa envergadura e rápido reflexo. Já Muslera destaca-se por sua boa elasticidade. Se depender deles, sairão bastantes gols.

O carrapato: Intimidador e truculento, Lugano dificilmente deixa o rival “respirar” em campo, embora apresente falhas em jogadas aéreas. Experiente, o veterano Mensah, apesar de ser um pouco mais técnico, é lento e cobre mal os avanços dos laterais.

O leão-de-chácara: Tanto Pérez quanto Annan compensam a falta de habilidade e de qualidade de passe com muita disposição e vontade. Não à toa têm papéis parecidos em suas equipes.

O carregador de piano: Sem ter uma meia de ofício, cabe a Maxi Pereira (ou Fucile) a função de levar a bola ao ataque. Cruza bem. Mas Gana tem Boateng, um apoiador versátil que colabora na marcação e aparece na frente com chutes de meia distância. Marcou um gol contra os EUA. Vantagem africana.

O cérebro: Com a ausência de Ayew, Asamoah será o principal articuador das Estrelas Negras. O problema é ele não ser tão habilidoso, nem tão decisivo. Ficará sobrecarregado. Melhor para o Uruguai, que conta com Forlán, o craque “faz-tudo” do time que está em grande forma.

O matador: Empate. Suárez é um atacante mais inteligente, mais técnico e que tem maior mobilidade, caindo pelos flancos, enquanto que Asamoah Gyan pode ser definido como o autêntico centroavante. Se a bola chegar, ele empurra para as redes. Até de canela

Palpite: Uruguai 60%, Gana 40%

Nenhum comentário: