4.7.10

A pergunta da vez

Antes da Copa começar, Messi era o favorito ao título de craque
Depois da bola rolar, Schweinsteiger entrou na briga

Restando apenas quatro partidas para o fim do Mundial, uma velha pergunta vem à tona: qual foi o atleta de maior destaque nos gramados da África do Sul até o momento? Quem será considerado o craque da Copa?

Até o início das quartas-de-final, o jogador mais regular e mais participativo do torneio havia sido Lionel Messi. Tendo participado de quase todos os gols argentinos, o meia blaugrana mostrou, principalmente na 1ª fase, muita habilidade e protagonizou lances dignos de quem é considerado o melhor do mundo. Mas a queda de rendimento frente ao México e o sumiço diante da Alemanha são imperdoáveis. E sem marcar gols, Lio sai da lista de apostas...

Em termos de constância, o destaque é Wesley Sneijder. Atravessando o melhor momento de sua carreira, o 10 da Oranje esbanja inteligência, crescendo nos momentos em que a Holanda precisa. Foi assim diante da retranca japonesa e na virada frente ao Brasil. Se a laranja Mecânica avançar à final, é meu favorito.

Ao seu lado, aparece Bastián Schweinsteiger. Ex-ponta-de-lança, agora atua como segundo volante graças à insistência de Joachim Löw. Adaptado à nova função, aprendeu muito bem a fechar os espaços pelo meio e a colaborar na marcação. Quando tem a oportunidade de vir detrás, com a bola dominada, mostra a categoria e a velocidade que o consagraram e vira a arma secreta da Nationalelf. Discreto na fase de grupos, foi imprescindível nos mata-matas.

A terceira opção seria David Villa. Com Fernando Torres em péssima forma, o novo atacante do Barcelona tornou-se a maior e a única referência ofensiva da Fúria. Incansável, aparece em todos os setores do ataque adversário. Artilheiro da Copa, com 5 tentos marcados, é o atleta que pode fazer a diferença contra a sensação Alemanha.

Correndo por fora, outras opções. Se o Uruguai for até a final, a eleição do “faz-tudo” Diego Forlán ganha força. Trata-se de um atleta diferenciado que alia força, garra e técnica apurada. Andrés Iniesta e Xávi Hernández fazem uma grande Copa do Mundo. As revelações Mezut Özil e Thomas Müller também. Se Stekelenburg for mais exigido e manter o nível de suas atuações, ele também vira candidato. Enfim, nomes não faltam. E para você, quem será o craque da Copa?

2 comentários:

André Augusto disse...

Atualmente, tô entre Villa e Sneijder. mas pendendo mais pro espanhol, mantém uma média impressionante, que não é de hoje.

Arthur Kleiber disse...

Realmente o prêmio deve ficar entre os três. O que não significa mt coisa, pq a Fifa adora fazer média. Vai depender de quem for campeão. Caso o Klose passe Ronaldo nos gols em Copas, também pode levar.

E lembrando que a eleição é feita antes da final, o que é ridículo, na minha opinião.

E sobre o Schweinsteiger na posição de voltante, acredito que o mérito maior é do van Gaal, técnico do Bayern de Munique, e não do Löw.