3.7.10

Europa 3 x 1 América do Sul

O orgulho de ter quatro times sul-americanos nas quartas de finais fez com que teorias contra o futebol europeu fossem elaboradas. Poderíamos ter duas semifinais com quatro times da América do Sul... poderíamos! O sangue frio dos europeus superou nossas expectativas. Temos que nos curvar ao futebol do Velho Continente ou torcer para que a Celeste lave a alma do nosso terceiro mundo!

Argentina x Alemanha

“A Argentina será a grande campeã desta Copa”; “O time argentino é mágico, tem tudo para ser tri”. Foram frases como essas que eu ouvi de muitas pessoas nas ruas. Gente empolgada, que esqueceu a rivalidade Brasil-Argentina e se rendeu ao futebol arte apresentado pelos argentinos e que foi deixado de lado pela nossa própria seleção. Eu mesmo me convenci de que nossos “Hermanos” tinham mesmo a melhor equipe, o melhor jogador, e me rendi ao carisma de El Pibe Maradona com seu jeito bonachão, de respostas diretas e que não faz rodeios. Só faltou uma coisa: A Alemanha se render a eles também!

O time alemão, que também joga de uma forma espetacular, mostrou que Copa se ganha em campo. Não adianta ter o melhor time (haja visto Brasil de 1982 e 2006) - tem que jogar! Em poucos minutos Müller começou a dar as primeiras notas no triste tango argentino.

O mérito do técnico Joachim Löw foi jogar em cima da fragilidade da equipe de Maradona. Foi jogar em cima do lateral improvisado Otamendi e contar com a falta de visão do técnico argentino, que permitiu a Schweinsteiger ficar livre para criar e desequilibrar.

A eliminação da Argentina com certeza doeu mais para os seus torcedores do que a da Seleção Brasileira para os conterrâneos. Eles sim tinham convicção e time para vencer a Copa, nós não!

Muito se esperou para ver Messi reverter a situação. Muito marcado, ele não conseguiu ser brilhante, tampouco pôde fazer seu gol na Copa. Como um bom tango, a paixão acabou virando drama. A sequência de golpes dados por Klose, Friedrich, Schweinsteiger e companhia derrubou a Argentina, que literalmente caiu de quatro caiu na Cidade do Cabo.

A Argentina continua na fila. Vinte e quatro anos de espera. E se o tango é uma musica que fala do homem que sofre por causa de uma mulher, hoje essa mulher se chama Alemanha!

Espanha x Paraguai

Já era de se esperar uma Espanha controlando o jogo, trocando passes e aguardando o melhor momento de atacar um Paraguai recuado e que joga em função dos contra-ataques.

O começo mostrou uma equipe paraguaia apertando os espanhóis na defesa. Em alguns momentos, Haedo Valdéz levou mais perigo para Casillas do que a sensação David Villa para Villar. Em um primeiro tempo de poucas oportunidades, o mérito foi do treinador do time sul-americano, que soube neutralizar Villa e Iniesta, jogadores cruciais na criatividade do time espanhol.

Na segunda etapa os toureiros espanhóis continuaram esperando o melhor momento para dar o golpe fatal nos touros paraguaios, mas em uma jogada isolada Piqué cometeu um pênalti infantil em Cardozo. Daí entra o psicológico, entra o poder de mudar o destino do jogo! Assim como Gyan contra o Uruguai, faltou tranquilidade e de certa forma competência para Cardozo converter a penalidade, defendida por Casillas.

O castigo veio a cavalo, um cavalo paraguaio, diria eu! Na sequência, pênalti para a Espanha. Na cobrança, Xabi Alonso fez mas o juiz anulou alegando invasão na área. Na segunda cobrança, Villar pegou a bola e manteve o zero a zero, para sorte de Cardozo.

As falhas acontecem. Em uma delas, Iniesta conseguiu se livrar da marcação, rolou para Pedro que carimbou a trave. No rebote ela procurou ele, David Villa, que chutou e caprichosamente fez a bola bater nas duas traves antes de entrar. O gol marca a passagem da Fúria para a semifinal, que na minha opinião decidirá o campeão. Alemanha ou Espanha devem faturar o caneco em 2010.

Por sorte não veremos Maradona pelado em Buenos Aires como prometeu em caso de título. Por outro lado, o triste de ver o Paraguai fora é saber que a modelo Larissa Riquelme não vai mais desfilar nua pelas ruas de Assunção...uma pena!!

3 comentários:

Thiago Barretos disse...

Para mim, a falha de Maradona foi comparar a Alemanha com as outras seleções que já havia enfrentado. Ele deveria ter sido mais prudente, colocando Clemente Rodríguez no lugar de Maxi, avançando Burdisso para o meio e Heinze para a zaga.
Assim, a albiceleste não ficaria tão exposta aos contragolpes alemães e equilibraria as ações do jogo.
Qto ao Paraguai, não há o que cobrar. Diferentemente de brasileiros e argentinos não tinham responsabilidade alguma em avançar de fase. E ainda assim, certamente se superaram

Arthur Kleiber disse...

Realmente é interessante o fato de ter sobrado todos os eurpeus. Se as quartas de final marcou a quebra de um tabu de muito anos de uma minoria europeia naquela fase, as semifinais fizeram os coisas voltarem ao normal.

Destaque para a Alemanha, que em 19 Copas chegou à semifinal em 12 (Brasil tem 10) - de 1982 até 2010, só não esteve entre os 4 primeiros em 94 e 98.

Vinicius Grissi disse...

Usei este texto lá no Marcação Cerrada, com os devidos créditos é claro. Espero que não tenha problemas.

Abraços