27.7.10

Marco zero

A tão esperada renovação começou a ser feita na Seleção Brasileira. Na primeira convocação de Mano Menezes como treinador do Brasil, apenas quatro jogadores que estiveram na Copa do Mundo da África do Sul (Daniel Alves, Thiago Silva, Ramires e Robinho) foram chamados para o amistoso contra os Estados Unidos, derrubando a média de idade de 29 (elenco da Copa) para 23 anos. Mas ao mesmo tempo que essa convocação mostra muita coisa – como a tal renovação e o olhar mais atento aos jogadores que atuam no país -, ela também não mostra que o treinador irá descartar totalmente todo o elenco do último Mundial. Afinal, atletas como Júlio César, Maicon, Juan e Kaká, por exemplo, serão ponte importante para os novos e mais inexperientes convocados que virão.

Diria que a convocação do ex-técnico do Corinthians para o selecionado canarinho teve acerto de 90%. Mano acertou em testar futuros valores da equipe olímpica (os garotos do Santos, o lateral Rafael e o goleiro Renan), além de chamar algumas figuras que mereciam ser lembradas (David Luiz e Hernanes) ou deficientes em relação ao time de Dunga (como os laterais esquerdos). Contudo, pecou na chamada de dois goleiros longe de seu melhor momento na carreira (Jefferson e o capitão gremista Victor, que atravessa má fase), além da estranha preferência por Jucilei – polivalente, mas reserva no Corinthians – em lugar de Elias, que o técnico conhece tão bem e que atravessa boa fase há muito tempo.

Há de se destacar também a escolha dos volantes: ao contrário dos engessados Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué e Kléberson, os eleitos de Mano se destacam pela versatilidade. Sandro (o único primeiro volante de ofício), além de Hernanes, Lucas e Jucilei, que podem exercer a função. Ganso surge como o “Kaká” da equipe, atuando mais centralizado.

No mais, foram boas escolhas. Sempre lembrando que o time deve começar a tomar forma na última parte desse ano – com o Campeonato Brasileiro caminhando para o fim e o início da temporada europeia - já se pensando na base que disputará a Copa América de 2011, disputada no mês de julho, na Argentina, o primeiro grande desafio do novo comandante.

Os convocados de Mano:

Goleiros:
Jefferson (Botafogo)
Renan (Avaí)
Victor (Grêmio)
Laterais:
André Santos (Fenerbahçe)
Daniel Alves (Barcelona)
Marcelo (Real Madrid)
Rafael (Manchester United)
Zagueiros:
David Luiz (Benfica)
Henrique (Racing Santander)
Réver (Atlético-MG)
Thiago Silva (Milan)
Meio-campistas:
Carlos Eduardo (Hoffenheim)
Éderson (Lyon)
Hernanes (São Paulo)*
Jucilei (Corinthians)
Lucas (Liverpool)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Ramires (Benfica)
Sandro (Internacional)*
Atacantes:
Alexandre Pato (Milan)
André (Santos)
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Neymar (Santos)
Robinho (Santos)

*O vencedor do confronto entre São Paulo e Inter, pela semifinal da Libertadores, não cederá seu respectivo atleta, em detrimento da final do torneio, um dia antes do amistoso.

4 comentários:

Braccini disse...

Parabéns pelo blog!
Tem interesse em troca de link?
Abraços,
Treinador Braccini

Vinicius Grissi disse...

Concordo com você. Acho que ainda não dá para ter muita noção do que o Mano está pretendendo, até porque ele teve pouco tempo para elaborar a lista.

Mas a presença de Jéfferson, Jucilei e Éderson (que é bom, mas não vive boa fase) deu para estranhar.

Veremos, é apenas o começo do trabalho e muita coisa vai acontecer, muita gente vai ser testada.

Net Esportes disse...

O Mano não ia ser louco de não chamar a tal garotada que mídia feza cabeça do povo ... agora vamos ver se essa nova geração da conta do recado ....

PS. Andre, se vc descobrir o que houve com a categoria esporte lá do concurso de blogs me conta !!!! um abraço

Tiago Marques disse...

Gostei muito do seu blog, tá de parabens meu caro. Quanto a convocação, só não entendi o Jucilei. Todos os outros fazem um certo sentido, mesmo que remoto. o David Luiz, tem tudo para ser titular ao lado do Thiago Silva. Ele também poderia chamar o Pedro Geromel, do Colonia da Alemanha e o Denilson do Arsenal.

Abração!

http://levapramaternidade.blogspot.com/