20.10.06

Mídia Esportiva Brasileira - Uma pergunta que não quer se calar !

Depois de um longo tempo só lendo os posts dos meus amigos de profissão, resolvi botar a cara à tapa e postar o meu primeiro tópico. E este tem a ver com uma pergunta que, por falta de tempo, não pôde ser feita à comentarista da ESPN Brasil Soninha, que esteve esta semana na UNESP, participando de um belo seminário de comunicação esportiva.

Me intriga a questão que uma parte da mídia esportiva do Brasil se mostre partidária em qualquer comentário. Mas estamos presenciando um caso em especial que beira a falta de compromisso ético com a verdade. O caso MSI - Corinthians representa bem o que foi dito anteriormente. Em 2005, quando a parceria começou a ser moldada e se tornar algo "pra valer", esses comentaristas afirmaram que esta seria a solução para o falido futebol brasileiro. As parcerias deste tipo, segundo os jornalistas seriam uma forma de se valorizar o futebol tupiniquim, trazendo para o país do futebol, jogadores de renome internacional. Após muita discussão, a parceria foi concretizada e jogadores de peso vieram jogar no Brasil.

Quando "El Coringón" se sagrou campeão nacional em 2005, aí sim foi o momento ideal para estes jornalistas afirmarem que tinham razão no que falavam e de quebra criticaram quem era contra a parceria.

Só que hoje a história se inverteu: com a crise corintiana , o time prestes a cair para a Serie B e as denúncias de irregularidades aparecendo quase todo dia, profissionais da mídia simplesmente viraram a casaca e agora criticam a MSI. Algo estranho para que há pouco tempo atrás elogiava Kia Joorabchian e sua trupe inglesa além de se dizer favorável a esse tipo de negócio no futebol nacional. Ao que parece a opinião destes profissionais pode ser totalmente modificada como se troca de marca de pasta de dente.

Aí sim é que chega a minha pergunta que sinceramente nem eu sei a resposta correta: esses profissionais da mídia esportiva nacional podem ser considerados incoerentes com suas idéias ou simplesmente taxados de oportunistas de plantão ? A resposta deixo para vocês ...

6 comentários:

André Augusto disse...

É a pergunta que não quer calar, meu amigo...
Comentei sobre isso no post do planta. Lógico que há os que sempre criticaram a parceria, mas os oportunistas de plantão que se cansaram de elogiar a parceria e agora a apredrejam e vêem defeitos e mais defeitos.
Parabéns pelo post!
Abraço!

Jota Assis disse...

Na minha modesta opinião percebo que o futebol vai aos poucos mudando da arte, da mulecagem e da diversão para um grande negócio. Nessas condições times de grande porte se veêm na obrigação de criarem as grandes parcerias. Por esse motivo quando a parceria MSI -Corinthans foi criada apareceram os elogios, pois realmente o time estava entrando na "era evolutiva do futebol", mas,com essas denúncia de ilegalidades e corrupções os mesmo comentaristas mudaram de opinião. Por isso,entendo que houve um esclarecimento tardío para a midia e não um caso de oportunismo.
Jota Assis

Rakal D'Addio disse...

Diria que cada caso é um.

Existem os incoerentes, também conhecidos como imediatistas e os oportunistas, estes últimos se valem dos esquecimento dos telepectadores, leitores etc.

Também escrevo para um blog esportivo, caso haja tempo, dê uma passada por lá.

O endereço é:

www.diletra.blogspot.com

Abraços

Rakal D'Addio disse...

Respondendo a pergunta do André:

Não sei exatamente como se coloca videos do youtube no blogspot, pois quem faz isso é um outro participante do blog.

Posso pedir a ele que te explique.

Mesmo assim acredito que após armazenar o vídeo no youtube, o próprio site fornece um código, que possibilite a publicação em blogs e afins.

E acho que seria interessante relacionar nossos blogs.

Abraços

Felipe Brisolla disse...

Sinceramente, esse tipo de comportamento sempre vem dos jornalistas vendedores de marca, como o Abominavel Milton das Neves! Acho que já está mais do que na hora dos telespectadores se revoltarem com esses aproveitadores de plantão! Pelo menos, esse ponto de vista é sempre condenado pelas pessoas que aqui postam, e tb pelos ilustres internautas que deixam seus comentários! Só nos restam duas opções, ou mudamos de canal, ou não tomemos mais os produtos vendidos no "Jaba"!! Escolha a sua!

Alexandre Azank disse...

Oportunistas sempre existirão. Comentar depois que o fato ocorreu é muto simples, o difícil é fazer prognósticos coerentes e embasados. Fruto de uma mídia que privilegia os "achismos" em detrimento do Ibope e sempre se isenta no momento em que uma previsão emitida não se concretiza ou se mostra equivocada.