17.10.06

Quem entende cabeça de técnico?



Indubitavelmente a Copa do Mundo de 2006 serviu para motivar as seleções européias. Afinal, nem o torcedor mais otimista poderia imaginar que a fase semi-final da Copa da Alemanha seria disputada somente por equipes do Velho Continente.
Apesar dessa conquista, a realidade atual é totalmente diferente. A maioria das grandes seleções, não apenas renovaram o seu elenco como também aproveitaram o término da competição para trocar seus treinadores. Talvez este seja o motivo dessas seleções apresentarem em campo um futebolzinho tão pragmático e desinteressante, complicando jogos teoricamente fáceis contra rivais inexpressivos.
O maior exemplo dessa fase é a seleção italiana. Os atuais campeões mundiais pouco modificaram o seu elenco e mesmo assim, não conseguem jogar 50% do futebol que mostraram na Copa. A grande diferença da Azurra está no banco. Sai o experiente Marcelo Lippi e entra o promissor Roberto Donadoni, ex-meia da seleção na década de 90 (foto acima).
Donadoni chegou à seleção motivado por um ótimo trabalho realizado no Livorno em 2005, mas ainda não empolga. Um empate com a Lituânia e uma derrota para os franceses colocou a capacidade do treinador em xeque. A pressão só diminuiu nesta semana, depois de duas vitórias (as primeiras desde a Copa) frente a Ucrânia e a Geórgia, respectivamente.
Mas engana-se quem acredita que os vice-campeões mundiais estão bem. O técnico Raymond Domenech continua causando alvoroço. Depois de desentender-se com Pires e Giuly, Makelele foi a vítima da vez. Domenech proibiu o volante de aposentar-se com a camisa dos Bleus. Mesmo assim, a vitória sobre os italianos tinha acalmado os ânimos dos torcedores.
O problema veio com a derrota para a frágil Escócia. Esse jogo serviu de alerta para os franceses não entrarem no espírito de “oba-oba” e se preocuparem apenas com futebol.
Outro técnico que também causa furor é Marco Van Basten. Apesar de invicta, a Laranja Mecânica não está jogando bem e tem se complicado perante fracos adversários, como Luxemburgo e Albânia. Para piorar, Van Basten desentendeu-se com dois de seus destaques. Nistelrooy e Van Bommel dizem que não voltam para a seleção, enquanto o ex-goleador for o treinador.
O que dizer então de Steve Mc Claren? O ex-técnico do Middlesbrough (vice-campeão da Copa da Uefa) que substitui Sven Goram Eriksson no comando da Inglaterra vem trazendo muita polêmica. Primeiro, deixou de convocar o maior ídolo inglês dos últimos tempos, David Bechkam. Depois, mudou o típico esquema 4-4-2 utilizado há anos pelo English Team em troca de um questionado 3-5-2.
Apesar disso, os resultados vinham bons. Vinham... Depois do empate sem gols contra a Macedônia e da derrota para a Croácia, já existem torcedores que pedem o 4-4-2 de volta.
A situação anda feia para a Espanha. A seleção até apresenta um bom futebol. Faltam bons resultados. O técnico Luís Aragonés (foto ao lado), que já tinha pedido demissão após a derrota para a França na Copa, continua fazendo uma campanha irregular.
Aragonés tem problemas para renovar o time e não convocou Raúl, o queridinho do país. Depois da derrota para a Irlanda do Norte (quem?), Aragonés voltou a pedir demissão. A Federação Espanhola negou o pedido pela segunda vez e desmentiu os boatos de que o cargo do treinador corresse perigo.
Após nova derrota para a Suécia, a pressão aumentou e dizem as más línguas que o cargo de Aragonés só foi salvo, graças ao empate com a Argentina na última quarta.
Até mesmo o inquestionável Felipão, anda exagerando na teimosia. Insiste em deixar Tiago no banco de Costinha e reluta para colocar jovens valores como Ricardo Quaresma e Nani. Resultados? Empate com a inexpressiva Finlândia e derrota para a decadente Polônia.
Mas todo esse panorama é normal. Afinal é começo de temporada, os jogadores não estão no ápice de sua forma física e tudo mais. Mas uma coisa é certa: não adianta repetirmos a velha retórica de que não há mais bobo no futebol. Há sim. E muitos.

2 comentários:

André Augusto disse...

Realmente parece que pré requisito pra ser técnico é ser cabeça dura e teimoso...
Pra mim, é questão de tempo que o Aragonés caia...os outros devem abrir o olho, mas a normalidade voltará qdo a água bater em seus pescoços...

Mto bom artigo, tendência bem observada...
Valeu?

Felipe Brisolla disse...

Muito bom texto! Bem articulado. E é mesmo verdade elementar Thiago. Existe muito bobo no Futebol. Mas acho que a culpa da má fase das selecões da Europa é dos próprios clubes, que enchem os times de jogadores estrangeiros, deixando os torcedores mal-acostumados. O Futebol Europeu é feito de Iniestas, Gios, e companhia...e nÃo de Ronaldinhos e Messis...
Eles deveriam ter essa noção antes de fuzilar os treinadores. Como estão fazendo por aí, principalmente, na Inglaterra e na Itália.