23.10.06

Corrida pelo título


Desde que foi estipulado o regulamento de pontos corridos em 2003 para a disputa do Brasileirão de futebol, o torcedor teve que mudar o hábito de acompanhar seu time apenas na reta final do torneio e passou a seguir cada jogo como se fosse uma preliminar da decisão, já que toda partida têm o mesmo peso para levar o um clube ao título ou ao rebaixamento.

A tão saudosa "final” foi extinta, porém no decorrer de todos os campeonatos por pontos corridos que foram disputados, em cada um deles houve uma pseudo-finalíssima ou pelo menos houve emoção na disputa entre os primeiros colocados do torneio. Os famosos jogos de seis pontos e os tropeços nas retas finais marcaram as conquistas dos últimos três campeonatos, o que faz equipes como Grêmio, Internacional e Santos ainda terem esperanças em alcançar o líder São Paulo, mesmo após o empate da equipe em 1 a 1 contra o tricolor gaúcho.

Em 2003, Cruzeiro e Santos brigaram pelo título até a 31º rodada, porém, no confronto direto no Mineirão, a raposa encaçapou 3 a 0 no peixe e abriu uma vantagem que só aumentou durante as dez rodadas seguintes, sagrando campeã com antecipação a equipe mineira, que possuía excelência dentro de fora de campo com o inspirado meia Alex e o estrategista Vanderlei Luxembrugo.

No Brasileirão de 2004, o mesmo Luxemburgo assumiu o Santos e novamente a competência do de seu trabalho se transformou em título, o quinto brasileiro do técnico. A equipe do Atlético Paranaense vivia um ótimo momento e contava com o oportunismo do centro-avante Whashington e a habilidade do garoto Dagoberto. O time de Curitiba sofreu aquilo que chamamos de “amarelão”. O Vasco dessa vez foi o fiel da balança. A equipe paranaense liderou a competição da 31º rodada até a penúltima quando perdeu um jogo simples contra os cariocas em São Januário por 1 a 0 e abriu as portas para título do embalado Santos de Robinho, que na rodada seguinte só precisou vencer próprio Vasco por 2 a1 na Vila Belmiro para levantar o caneco.

No ano passado, em meio ao escândalo do apito e impugnação de onze jogos, os quais foram remarcados, o Corínthians de Tévez e Nilmar superou o Internacional de Fernandão e Rafael Sóbis. O Inter se manteve líder até o momento em que estourou o escândalo e o STJD tomou a decisão de voltar as partidas suspeitas de manipulação. Os jogos remarcados beneficiaram o time de Parque São Jorge que conseguiu recuperar quatro pontos perdidos nos jogos suspeitos e diminuiu a vantagem do colorado de sete para três pontos.

A decisão de verdade ficou para o dia 20 de novembro no Pacaembu, durante a antipenúltima rodada. Para o time gaúcho só a vitória poderia lhe deixar perto do título, porém, a o árbitro Márcio Rezende de Freitas operou a equipe dos pampas, não assinalando um pênalti claro do goleiro Fábio Costa em Tinga, vindo ainda a expulsar o meia por simular a jogada. O resultado de 1 a 1 manteve o Corinthians na liderança e mesmo com a derrota para o Goiás, os paulistas comandados por Antônio Lopes se sagraram campeões com 81 pontos contra 78 do colorado. Se não houvesse a anulação dos jogos, o Internacional teria sido campeão brasileiro de 2005 com 78 contra 77 do Corínthians.

No campeonato deste ano a disputa entre o bloco de elite está um pouco mais equilibrada do que nas últimas edições. Diferentemente destas, onde a disputa se restringiu a apenas dois times nas rodadas finais, quatro times ainda podem sonhar com a conquista em 2006. Por enquanto, a vantagem de sete pontos do São Paulo(60) sobre o agora vice-líder Internacional(53) lhe permite respirar um pouco mais para seguir rumo ao tetra campeonato. Já o Santos(52) ainda têm confronto direto contra o tricolor paulista no dia 11 de novembro e pode sonhar em se aproximar da liderança. O Grêmio(62) mesmo após o empate em casa continua na briga e aposta no seu bom retrospecto no segundo turno para chegar ao título.

Qualquer vacilo do São Paulo agora pode aproximar o segundo bloco da liderança e um “apagão” na reta final resultaria em mais um título que escapa das mãos do tricolor muito próximo de ser conquistado, o quarto este ano para ser mais exato. Basta não pipocar agora e fazer o “arroz com feijão” nos jogos disputados no Morumbi para cruzar a linha de chegada na frente e comemorar. O Brasileirão ainda promete várias surpresas para as suas últimas oito rodadas, garantia de bons jogos e bastante emoção.

5 comentários:

bruna bonafé disse...

As Brunas passaram por aki tb!!!! Votamos no Santos!!!hahahaha bjus

André Augusto disse...

Bom, confesso que torci o nariz qdo foi implementada a fórmula de pontos corridos no Brasileirão. Sou um eterno amante das finalíssimas.
Mas também há mta emoção com pontos corridos, e é a fórmula mais justa. O empate de ontem deixou o sp com a mão no caneco. É só não amarelar!

Arthur Kleiber disse...

Sou completamente a favor do pontos corridos, por ser o mais justo e por definir o time mais completo e equilibrao do campeonato. Quem gosta de final e mata-mata, pode acompanhar a Copa do Brasil, que deveria ser mais valorizada e para com a bagunça que é e sempre foi. A começar com a volta dos times que disputam a Libertadores, e critérios mais justos e claros para participar da copa.

Sobre o atual campeonato, o São Paulo deu um grande passo ao título, mas como foi observado, na reta final sempre há os escorregões... Mas só um escorregão muito grande pra tirar o caneco do São Paulo

Unknown disse...

Só um escorregão bem grande mesmo; os pontos corridos sempre dá aquela adrenalina, o complicado é quando seu time escorrega feio e acaba perdendo o título, aí acaba com o torcedor.
o São Paulo tem q seguir firme, e já está na hora de ganhar um título esse ano, depois de perder todos os passados, pelo menos esse né São Paulo !! Força aeee time!

Sidarta Martins disse...

Achei uma tese interessante sobre o Márcio Rezende quando escrevia sobra a libertadores.

http://canais.rpc.com.br/deprimeira/conteudo.phtml?id=514483

A ligação entre a pepsi e os times que o juizão colaborou.

Abraços,