16.10.06

Quem é o melhor jogador africano de todos os tempos?


Nos humildes posts desse blog, nós abordamos o cotidiano do futebol brasileiro ou europeu - os mais palpáveis ao público brasileiro - e todas as suas vertentes. Então porque não podemos falar algo relativo ao futebol em outras partes do mundo?

Enquanto discutimos aqui quem será eleito pela FIFA o melhor jogador do mundo em 2006, vou postar aqui sobre uma outra votação que está ocorrendo, também para melhor jogador: O melhor futebolista africano de todos os tempos!
A CAF (Confederação Africana de Futebol) está promovendo em seu site a votação para a escolha do melhor jogador africano. A enquete faz parte da comemoração dos 50 anos da entidade, que serão completados em 2007. Os fãs dos jogadores africanos podem votar até o dia 15 de novembro, em uma lista pré-selecionada de 200 jogadores do continente, desde a fundação da entidade, em 1957.

Entre os mais conhecidos, estão famosos futebolistas do passado, como George Weah (Libéria), Roger Milla (foto acima) e Thomas N'Kono(Camarões), e talentos africanos que brilham no futebol atualmente, como Samuel Eto'o (Camarões), Didier Drogba (foto ao lado) (Costa do Marfim), Hossam Hassam (Egito), Nwanko Kanu (Nigéria), etc. Desta lista de 200, serão selecionados 50 para a votação final, que terá início em dezembro.
Vale a pena prestigiar a eleição da CAF, visto que a evolução do futebol africano, principalmente nos últimos 20 anos, foi muito acentuada. Tanto que essa evolução deu direito aos africanos para que sediassem a sua própria Copa, na Africa do Sul, em 2010.
O vencedor da eleição será homenageado no 50º aniversário da entidade, dia 8 de fevereiro de 2007, em Khartoun, capital do Sudão. Façam suas apostas!

5 comentários:

Felipe Moraes disse...

A imagem que muitos têm do futebol africano é aquela de pura ingenuidade, firula e malabarismos, mas na verdade, eles evoluíram consideravelmente na última década e agora estão em outro patamar no futebol moderno.

Me paira uma dúvida entre George Weah e Samuel Eto´o, mas acho que Eto´o é o jogador mais importante do continente.

Felipe Brisolla disse...

Realmente, o futebol africano evoluiu. Principalmente defensivamente...Eu, como eterno defensor do futebol ofensivo, sempre aprecio qualquer jogo africano! E na minha humilde opiniao, o melhor de todos os tempos foi mesmo o Weah! Por tudo que conquistou e pelo fato de nunca ter jogado uma copa!

André Augusto disse...

É dificil escolher um jogador...
Milla "abriu" as portas para os jogadores africanos ficarem conhecidos mundialmente...
Weah tecnicamente era excelente, e não foi a toa que foi eleito melhor do mundo pela Fifa.
Eto'o falhou em levar Camarões novamente para a Copa, mas em compensação, foi peça fundamental para a conquista da Champions de 2005/06.

Se eu fosse escolher, pelo conjunto da obra, escolheria Weah...!

Anônimo disse...

Olá amigos! Citado comentarios anteriores, penso que dos jogadores citados George Weah, o liberiano, foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFa em 95. Além disto, qual o outro atacante africano coseguiu a façanha de ser artilheiro e vitorioso no time de eternos craques do Milan? Melhor do que isso impossivel. Pena que este saudoso jogador nunca tenha chegado a uma Copa do Mundo para mostrar ao mundo, o q é jogar futebol. No aapagar das luzes de 2006, o não menos valoroso Dwight Yorke lavou minha alma pelo futebol de qualidade, chegando com a inexpressiva seleção de Trinidad & Tobago que contava com outro grande jogador, Russell Latapy. Não me esqueço dos dribes desconcertantes de Delly Valdes do Panamá qndo jogava na Espanha pelo Oviedo, se tornando o maior artilheiro de um Campeonato Espanhol! Em tão amigos, este é o planeta bola!!!

Anônimo disse...

Para mim o melhor jogador africano de todos os tempos, quando entrava nos jogos com a seleção de Camarões, ele desequilibrava.
O melhor de todos foi Roger Milla.
Pela idade dele na época aos 38 anos de idade ele destruía todas as defesas ou fazia passes deixando o companheiro na cara do gol para marcar. E foi o jogador mais velho de todas as Copas a marcar um gol, quando tinha seus 42 anos de idade contra a Rússia em 1994 nos EUA.