19.10.06

As verdades vão surgindo na Liga dos Campeões...


O turno de ida da fase de grupos da Liga dos Campeões 2006/07 terminou ontem. Até aqui, surgiram algumas surpresas e decepções, mas no geral, tudo parece estar na mais perfeita ordem. Quem acompanhou os posts do Opinião FC, certamente se lembrará dos palpites que deixei neste nobre espaço sobre o que poderia acontecer na maior competição de clubes do planeta. Recordar é viver!


Grupo A: Disse que o Barcelona era favorito para a primeira colocação da chave. Mesmo tendo apenas um ponto nos dois jogos disputados fora de casa (empate com o Werder e derrota para o Chelsea) e apenas vencido o fraco Levski, ainda creio na classificação do Barça. Tem dois jogos no Camp Nou e pode contar com tropeços do Chelsea diante dos alemães. Mas os catalães tem de abrir os olhos, pois não estão apresentando nem a sombra do futebol exuberante que os consagraram na temporada passada e ainda perderam o grande artilheiro Eto'o. Já o Chelsea andou fazendo bem a lição de casa, pois bateu em todo mundo do grupo. É o virtual classificado e tem tudo para saírem campeões da chave. Nota negativa para Shevchenko, que esta devendo muito, e positiva para Drogba, que quando sentiu a água bater no pescoço, passou a ser peça fundamental no esquema de Mourinho.
O Werder vem se apresentando bem melhor do que eu imaginei. Diego é o grande maestro dos alemães, que herdarão com certeza a vaga na Copa da UEFA. E o Levski...bem, só derrotas.

Grupo B: Como não poderia deixar de ser, a Inter, mais uma vez, é a grande decepção do grupo. Perdeu para o Sporting, seu concorrente direto. Deu sorte pois o Bayern, surpresa grata desse grupo, cumpriu seu papel com louvor, fazendo 100% de aproveitamento. Bayern praticamente classificado, Inter e Sporting deverão decidir a segunda colocação da chave em jogo no Giuseppe Meazza, em Milão, dia 22 de novembro. Tropeços contra o Spartak serão mortais para ambos. Aliás, os russos têm remotas chances de beliscar uma vaga na UEFA.
Louros ao Bayern, por assimilar a perda de duas peças importantes no seu elenco: Ballack e Zé Roberto. Os alemães puderam se recompor e montaram um time competitivo, que dará trabalho nas próximas fases da Liga.


Grupo C: Tudo caminhando conforme o planejado neste grupo. É equilibrado, mas a regularidade de Liverpool e PSV fizeram a diferença. Os dois dividem a liderança, pois venceram na última rodada, ambos fora de casa. A diferença de seis pontos entre eles e Bordeaux e Galatasaray praticamente define os dois classificados. Fica em aberto a vaga na UEFA, e vejo dificuldades para apontar um clube para conquistar a vaga. Mas aposto no Galatasaray.
O meu destaque nesse grupo é o "matador" Peter Crouch, do Liverpool. Gols bonitos e decisivos vêm fazendo do grandalhão inglês peça fundamental para o bom desempenho do time vermelho de Liverpool.

Grupo D: Outro grupo dentro da normalidade. Valência e Roma lideram e estão praticamente classificados, mas o jogo no Stadio Olimpico de Roma pode decidir quem será o líder dessa chave. O Valência fez bem a sua parte, inclusive vencendo a Roma. Pequena decepção para o Shaktar, que apenas empatou em casa com o Olimpiacos e pode ver a sua vaga para a UEFA ir pelos ares. Precisa vencer os gregos para vislumbrar novamente a vaga para a segunda competição em importância de clubes do continente europeu.
Destaque para a dupla Morientes-Villa, sinônimo de gols para o Valência. Dos oito gols da equipe até aqui, seis foram da dupla.

Grupo E: E o Real realmente virou freguês do Lyon. A derrota no estádio Gerland, na abertura da fase de grupos, custou a liderança aos merengues. Mas nada que ameace a sua classificação. Poderão dar o troco na volta, dia 21 de novembro e disputar a liderança. Mas o Lyon, já classificado, é favoritíssimo para continuar com o posto de líder do Grupo E. A grande decepção deste grupo é o Dínamo Kiev, pior defesa da Liga até aqui (12 gols) superando tradicionais sacos de pancadas como Levski e FC Copenhagen. Do jeito que anda a carruagem, o Steaua leva a vaga para a Copa da UEFA (a qual os romenos chegaram nas semi-finais na temporada passada)

Grupo F: Parece até que Sir Alex Ferguson leu meu post! O Manchester vem sendo perfeito até aqui. Aprenderam com a eliminação precoce da temporada passada e ganharam as três partidas da Liga. Surpresa e decepção, Celtic e Benfica vivem realidades opostas. O Benfica perdeu para seus dois adversários diretos no grupo, e de quebra empataram com o FC Copenhagen. Esse empate certamente custará aos encarnados a classificação para a próxima fase. Já o Celtic, de Miller e Nakamura, apenas perdeu um jogo fora de casa para o Manchester e fez direitinho a lição de casa. Será premiado com a classificação, já que o Benfica, adversário direto, têm apenas um ponto. O FC Copenhagen foi além do que se esperava, ao arrancar um empate com os benfiquistas, mas não devem ganhar vaga na Copa da UEFA.

Grupo G: É o grupo mais equlibrado da Liga até o momento. A boa vitória contra o Arsenal, em Moscou, deu a liderança provisória ao CSKA, que venceu os dois jogos em casa e empatou fora com seu concorrente direto à vaga, o Porto. Por isso, creio que os moscovitas estarão na próxima fase. O Arsenal não precisa entrar em desespero. A derrota em Moscou não deve abalar a classificação do time londrino, que terá nesse returno, duas partidas em casa. Inclusive, têm grandes chances de abocanhar a primeira colocação do Grupo G. A situação do Porto, apesar do equilíbrio do grupo, é delicada. Tem de vencer o forte Arsenal em casa, na teoria, também teria de vencer o Hamburgo, o saco de pancadas do grupo, fora de casa e conseguir um bom resultado contra o CSKA, fora de casa. Missão dificil, mas não impossível. Vaga na UEFA o Porto já garantiu. Veremos se os portistas poderão se superar nesse returno.
Decepção para o Hamburgo, que joga mal e ainda não venceu na temporada européia (nem no Campeonato Alemão).
Grupo H: Tudo em paz no Grupo H. Milan líder, mesmo não atravessando boa fase no seu ataque, Lille jogando bem e na segunda posição do grupo. Nesse grupo, a briga boa mesmo será pela vaga na UEFA. Vantagem para o Anderlecht, que obteve dois empates até aqui e pinta como o favorito. o AEK Atenas continua na sua sina de não vencer na Liga. Os gregos já acumulam 21 jogos em jejum. Será que o milagre poderá se concretizar contra o Anderlecht?


Saldo positivo até aqui nos meus prognósticos dados em agosto. E a Liga dos Campeões promete pegar fogo no returno. As rodadas serão realizadas entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro (4º rodada), 21 e 22 de novembro (5º rodada) e 5 e 6 de dezembro (última rodada). Lembrando sempre que classificam-se os dois primeiros de cada grupo à próxima fase e os terceiros colocados se juntarão aos classificados da Copa da UEFA.
Apostas?

3 comentários:

Felipe Moraes disse...

Gostei do post. Você fez um panorama bem informativo sobre o término dos jogos de ida da Liga dos Campeões

Um Abraço, Felipe

Felipe Brisolla disse...

Acho que a Liga desse ano está chamando muito a atenção dos brasileiros! Principalmente pelos bons jogos transmitidos na rede aberta, e pela falta de craques por aqui! Confesso que nunca me senti tão atraído. Agora, cá entre nós, esse ano a disputa será a mais quente dos últimos tempos! Principalmente pelo equilibrio das grandes forças! Tem um favorito na França, dois na Inglaterra, dois na Espanha, 1 na Itália, além dos medianos que podem surpreender!! Aposto minhas fichas nas equipes que estão com mais conjunto do que estrelas, como o Lyon e Manchester! Tudo pode acontecer!!

Alexandre Azank disse...

Me faz falta poder assistir os jogos da Liga na tv aberta. Apenas uma transmissão por rodada é muito pouco para um campeonato de tamanha grandiosidade. Aposto no futebol de "Thi-Thi" Henry este anos para levar o Arsenal novamente à final.