18.10.06

Corinthians atrás das grades

Escrevo este tópico pensando em todos aqueles que, assim como eu, tiveram uma camiseta "da Kalunga", viram nosso time ser campeão nacional por quatro vezes em pouco mais de uma década, e que tiveram que aguentar, durante toda a vida, piadas infames e comentários de mal gosto que difamavam uma das maiores torcidas do país, chamado seus torcedores de marginais, batedores de carteira, bandidos e criminosos em geral.

Num dia nós, corinthianos, nos defendemos dizendo que isso é preconceito. No outro, nos vemos numa estranha parceria com uma empresa estrangeira que, ao que tudo indica, utiliza nosso clube para lavagem de dinheiro.

Nesta última terça-feira o presidente do Corinthians, Alberto Dualib, revelou o que todo mundo já imaginava: que o russo Boris Berezoviski e o georgiano Badri Patarkatsishivili são investidores da MSI. Os dois são acusados, não só pela Polícia Federal, de lavagem de dinheiro e crime contra o sistema financeiro, mas também pela polícia russa.

Dualib e os investidores não conseguiram explicar até hoje os documentos encontrados com Berezoviski. Para a PF, eles seriam usados na abertura de contas no exterior. Para piorar a situação, os opositores de Dualib no Corinthians decidiram não fazer oposição (?). Preferem não se envolver com os problemas desta administração, como se não fosse um problema do Corinthians, e acabam, desta maneira, endossando a parceria.

Os torcedores agiram de forma semelhante. Foi até compreensível o apoio inicial do torcedor à MSI, já que via-se a possibilidade de trazer grandes craques para o time (como Tevez). Mas vale mesmo a pena vender a alma ao diabo para ser campeão?

Não, não vale. Aliás, o que a história mostra é justamente o contrário. Os times envolvidos com corrupção e cartolagem não se dão bem nos campeonatos, enquanto aqueles que são dirigidos com transparência e seriedade tornam-se grandes campeões. Isso deveria ser uma lição: se os corinthianos não querem ver seu time atrás das grades, talvez seja a hora de dar um basta.

3 comentários:

Rafael Morais disse...

Acredito que ainda ha muita coisa por debaixo dos panos. Soh o tempo ira nos mostrar o que acontera com timão.

Felipe Moraes disse...

A crise é consequência da enorme irresponsabilidade da diretoria, que deveria ser digna de um grande clube.
A parceria, que prometia sucesso a longo prazo para o time do Parque São Jorge, acabou se tornando fonte de intermináveis instabilidades em pouco mais de um ano e meio...

André Augusto disse...

A parte nebulosa da parceria vem à tona quando o time está na pior, nos louros, todos fecharam os olhos.
E a diretoria despreza o maior patrmônio do clube em 96 anos: a fiel torcida.
É uma pena que a oposição seja passiva, mostrando que seus interesses pessoais estão acima dos interesses da nação corinthiana.
Excelente artigo, grande abraço!