26.10.06

De mal à pior

Fundado no ano de 1895 na região leste da cidade de Londres, o West Ham sempre foi visto com um time mediano tentando achar seu espaço na Premier League. O clube nunca foi campeão inglês, e possui apenas cinco títulos na sua história, porém se coloca entre os times mais tradicionais da Inglaterra.

Com uma categoria de base bem estruturada, os “hammers”, como são chamados por sua torcida, revelou craques como Frank Lampard, Rio Ferdnand, Joe Cole, Paul Ince e Jermanine Defoe. O mesmo Defoe protagonizou no último final de semana uma cena inusitada no estádio White Hart Lane no confronto entre Tottenham e West Ham.

Defendendo agora o rival do norte de Londres, o atacante, após ser caçado em campo pelo argentino Javier Mascherano, acabou mordendo o braço direito do volante, que como qualquer argentino que se preze, fez uma enorme “catimba” na tentativa de expulsar o adversário, mas só conseguiu que o atacante recebesse um cartão amarelo. Pra piorar, o West Ham ainda perdeu por 1 a 0 o duelo, agravando ainda mais a sua crise.
Assim como Mascherano, o West Ham está sendo “abocanhado” por todas as equipes que enfrenta no Campeonato Inglês e na Copa da Inglaterra.

O que parecia ser um começo de temporada promissor com a vitória por 3 a 1 sobre o Charlton, na abertura da Premier League 2006/2007, e após as contratações de Tévez e Mascherano, campeões brasileiros pelo Corinthians, se transformou em pesadelo nas rodadas seguintes. Após a nona rodada, os “irons” amargam uma seqüência de oito derrotas, a seis consecutivas no Campenonato Inglês, o que coloca a equipe na penúltima colocação com apenas 5 pontos. Além disso, acumula onze jogos sem vitória, irritando a torcida e divertindo os rivais.

O ataque, se é que podemos chamar de ataque, fez apenas um gol nos últimos oito jogos e agora a cabeça do técnico Alan Pardew é cogitada para ser a primeira a rolar. Trocar de técnicos não é comum no West Ham. Desde sua fundação, o clube trocou de treinadores apenas nove vezes, sendo que a média de comando a frente da equipe gira em torno de dezoito anos, algo comum na Inglaterra, onde há a tradição de permitir aos técnicos o desenvolvimento de trabalhos à longa distância, como é o caso de Arsène Wenger, do Arsenal ou Alex Ferguson, do Manchester United. Padew foi contratado em 2003 após uma boa passagem pelo inexpressivo Reading, porém não consegue definir um padrão de jogo no West Ham, fato visível pelo baixo rendimento de jogadores como Dean Ashton e Carlton Cole.

A fase está tão ruim que mesmo jogando contra o Chesterfield, time da terceira divisão, os “hammers” conseguiram ser eliminados da Copa da Inglaterra ao serem derrotados por 2 a 1 de virada, acabando com a única possibilidade de título na temporada.

Para piorar, Carlitos Tévez já é cogitado como reforço do Palermo, líder do Campeonato Italiano. Se o argentino “fugiu” do Corínthians por causa da pressão da torcida, no West Ham ele cogita uma nova escapada após um manifesto dos torcedores do West Ham contra as péssimas atuações da equipe e do atacante, que não marcou nenhum gol desde sua contratação. Sua personalidade difícil prejudica sua adaptação na Inglaterra, e agora ele critica sua moradia e o fato de ter ido para o banco de reservas em algumas partidas.

É bom o time londrino abrir o olho enquanto há tempo. Se o clube não quiser virar o "prato principal" do campeonato inglês, sendo “engolido” por seus rivais, seu ataque terá mostrar serviço nas próximas rodadas para trazer novas vitórias para a equipe, caso contrário, os “hammers” irão voltar de onde vieram há pouco tempo: a indigesta segunda divisão.

5 comentários:

André Augusto disse...

Coincidencia ou naum, a desgraça começou após a chegada dos argentinos.
Na temporada passada, os hammers chegaram a final da Copa da Liga, qdo perderam para os reds. Já este ano, só cassetada...
Abre o olho, hammers!

Unknown disse...

Nossa eim, os argentinos estão passando por uma situação complicada eim, mas por causa deles mesmos!!
Eles estão piores lá do que quando estavam aki!!!!É melhor os hammers abrirem os olhos mesmo, por que a coisa pode piorar!!!

Felipe Brisolla disse...

Como visitante nº 1000, já deixo avisado: O Carlos Alberto pode ir ao West Ham!!! Tem razão quem diz que jogador de futebol não pensa!!

Bruno Calixto disse...

Será que essa escolha foi mesmo dos jogadores? Será que Tevez e Mascherano "escolheram" o West Ham? Tenho minhas dúvidas... acho que a saída dos argentinos do Corinthians ainda está muito mal contada.

Thiago Barretos disse...

É triste ver uma equipe tão simpática como a do West Ham, espécie de Potuguesa londrina, esteja atravessando uma fase tão ruim.
E olha que o elenco dos Hammers não é dos piores...
Talvez, a demissão do inexperiente Alan Pardew seja realmente a melhor opção.