8.10.06

Alguém pode me explicar?

Esta é minha estréia no site de opinião do esporte que todo mundo entende. É, porque dizem que o Brasil tem 180 milhões de técnicos e entendedores de futebol. Não é verdade. Existem 180 milhões de técnicos e entendedores de futebol menos 1. Eu. Eu não entendo nada de futebol. Ora, que atire a primeira pedra quem não é ignorante em algum assunto. Ao menos confesso. Não entendo.

Não entendo, por exemplo, Rogério Ceni. Claro que ele é um goleiro fantástico, senão não estaria no gol do São Paulo a tanto tempo. O que eu não entendo é ele volta e meia ir lá pra frente cobrar faltas, ou driblar atacantes. Não, não estou defendendo o futebol feio. Acontece que futebol não é igual ao vôlei, onde todo mundo joga em tudo quanto é função, em rodízio. Para isso que existem posições. Claro que é louvável fazer gols, jogar bonito etc, mas para ir pra cima é necessário treino. Rogério Ceni treina faltas (muito bem, por sinal). Não seria melhor ele usar esse tempo para treinar defesas? Não o estou criticando porque não sou são paulino. Penso em termos de seleção brasileira, que é de interesse de todos.

E já que falamos de Brasil, gostaria que alguém me explicasse outra questão de minha ignorância: qual a utilidade dos Amistosos da Seleção Brasileira? Não entendo porque raios nossa seleção vai para o Kwait jogar bola. Para entrosamento? Não, que os jogadores vão ficar uma eternidade sem se ver e jogar junto. É para fazer testes com os jogadores? Duvido. Quando o jogo for sério Dunga nem vai pensar em deixar Kaká no banco. É pra ganhar dinheiro? Só se for pro futebol do Kwait. É pelo público? Aposto que o público estaria muito mais interessado, num sábado às 4hs, em acompanhar os jogos do Campeonato Brasileiro, que vai chegando à reta final e está pegando fogo.

Mas não é só isso que eu não entendo. Quem me dera fosse. Tem muito mais coisas sobre futebol inexplicáveis à minha pobre inteligência (p. ex. Romário, Corinthians-MSI, o calendário de jogos etc). Mas tem uma que me tira do sério. Sério mesmo. Alguém me diz o que é essa história de Brasil-2014? Simplesmente não entendo. Alguém acha mesmo isso possível? E os estádios? as torcidas? as estradas? a infraestrutura? a violência? Alguém pode me explicar?

5 comentários:

Arthur Kleiber disse...

Bruno, realmente tem coisas que nao dá pra entender no futebol... É verdade, mas nao concordo com vc no que diz respeito ao Rogerio Ceni... se o cara tem habilidade pra cobrar faltas como poucos (diria com certeza no Brasilç e quem sabe no mundo), pq nao bater?? Não tem ninguem que faça melhor com ele, entao deixa ela bater.... uma coisa é fato: quando ele vai bater, todo goleiro treme, o Diego Cavalieri (Palmeiras) confirmou isso....
ter talento nao depende só da posição... tem gente q sabe e tem gente q nao sabe.... essa é a verdade...

Bruno Calixto disse...

Arthur, Rogerio Ceni é hoje uma das pequenas unanimidade na imprensa esportiva. Mas ja dizia Nelson Rodrigues, que entendia de futebol, que toda unanimidade é burra.... minha intenção na crítica foi mais cutucar um pouco as coisas...
Abs

André Augusto disse...

Penso que a Copa seria benéfica ao Brasil, pois a infra-estrutura do futebol brsileiro em geral seria mto melhorada. Acredito que não faltarão investimentos, pelas proporções da competição.
Resta saber se as coisas no comando da CBF iriam mudar...mas eu duvido...
Parabéns pelo artigo, abraço!

Arthur Kleiber disse...

bom, se foi pra cutucar, nao tem como passar em branco mesmo.... cutucar unanimidade sempre gera polêmica... outra coisa que Nelson Rodrigues também dizia é que o video-tape é burro, igual a unanimidade... coisas de gênios... hehe

Alexandre Azank disse...

Bruno, penso como você! O Brasil não têm estrutura para sediar uma Copa! Temos tantos problemas sociais que seria um tremendo desatino destenarmos gastos com um evento deste porte! Me desculpem, mas sou contra Copa do Mundo no Brasil! (pelo menos por enquanto)