23.10.06

Craques brasileiros, prazer em revê-los!

Mais um final de semana espetacular para o esporte em geral e para o futebol em particular. Grandes e memoráveis fatos marcaram o mundo. Vimos o grande Schumi se despedir com altivez das pistas e o Felipe Massa, diferente de outros recentes fiascos brasileiros, devolver a alegria e a brasilidade, que mora dentro de cada um de nós.
Já que comecei a falar de alegria e de orgulho, quero destacar nesse pequeno comentário os brasileiros que estão dando show no futebol europeu. Palmas para o renascido Robinho, que vem aparecendo no esquema do técnico Fabio Capello e conseguiu ofuscar o melhor do mundo Ronaldinho Gaúcho no confronto desse domingo, em que o time merengue venceu o Barça por 2 tentos a 0.
Outro que merece uma atenção especial é Alex (ex-palmeiras) do Fenerbahce, que em 10 jogos do campeonato turco, marcou 9 gols e é o artilheiro da competição. No campeonato francês temos o Lyon orquestrado pelo brasileiro Juninho, que a cada dia nos encanta com seu ótimo futebol e as magistrais cobranças de faltas. Já que falei de faltas cobradas com maestria, não posso deixar de citar Daniel Carvalho (ver foto), que alegra os amantes do futebol desde os tempos de Internacional e marcou um golaço de falta na vitória do CSKA sobre o poderoso Arsenal por 1x0.
Jogadores que devolvem a vontade de amar o futebol, de respirar grandes jogadas, vibrar ou chorar. Sejam, mais uma vez, bem vindos dentro do “Futebol Arte”. E nesse celeiro temos craques para todos os gostos, dos mais refinados, como o caso de Ronaldinho no Barcelona aos mais perseverantes, como o valente Taddei do Roma. Verdade que existem os pontos negativos, como o ex-imperador, agora de “férias” da Inter, Adriano ou mesmo o craque Ronaldo, que depois do fiasco na Copa da Alemanha, tenta retornar à boa forma física. No entanto, somando prós e contras o Brasil sai com uma imensa vantagem e ainda é motivo de alegria pelo que apresenta em gramados europeus, pelo menos na Opinião desse humilde comentarista

7 comentários:

Arthur Kleiber disse...

Realmente é sempre bom ver os brasileiros jogando bem, pena q longe dos gramados brasileiros...
Sobre o Juninho Pernambucano, uma ressalva: ele não nos encanta a cada dia com seu futebol de craque, pq não temos a oportunidade de vê-lo; o futebol francês não passa por aqui, e o q vemos infelizmente é só os gols, e não todo o jogo, nem menos a construção da jogada do gol...
E desculpe pela minha insistência, mas definir o Taddei como craque, mesmo com a sua "perseverança" e seu drible novo, pra mim ainda é forçar um pouco...

Alexandre Azank disse...

Antes de falar de futebol, quero deixar meu elogio para a vitória de Felipe Massa em Interlagos ontem. Há muito tempo o povo brasileiro necessitava de uma conquista na F1 e a garra do baixinho contagiou mesmo quem não acompanhou com assiduidade o campeonato deste ano.
Outro que merece elogios é Robinho, pois dá gosto ver o futebol moleque e alegre dele voltando a aparecer. Sem dúvida ele foi um dos melhores da nossa pifia seleção durante a Copa. E como diria André Augusto, a aplicação de Taddei esta fazendo dele um jogador mais completo do que na Era Palmeiras, porém ainda com certas limitações.

Bruno Calixto disse...

Acho que as "conquistas brasileiras" são superestimadas... é ótimo que jogadores brasileiros se deem bem lá fora, mas e quanto a nós? O torcedor brasileiro tem o direito de ver os melhores craques do mundo, conterrâneos seus, jogando no seu time do coração, não tem? Mesma coisa com Felipe Massa. Assistindo a transmissão, tive a impressão que era o Alonso quem ganhava a corrida e o Massa o campeonato...

André Augusto disse...

Não disse que o Taddei era craque por causa de A ou B...
O que eu reiterei foi a espantosa evolução do volante caneludo que ele era no Palmeiras, para o jogador aplicado e com mais técnica que ele é na Roma.
Qto aos brasileiros, só fora do Brasil mesmo, pois por aqui não teremos o prazer de revê-los por muito tempo...
E reitero meus parabéns ao Massa...provou que é mto mais piloto que o Barrichello com um equipamento capaz nas mãos...eu como brasileiro, confesso que me arrepiou ver o massa relembrando (nos gestos) o grande Senna.

Anônimo disse...

Cara,
Não gosto desse negócio de ver os times do exterior repleto de brasileiros. Quando vejo campeonato internacional, gostaria de assisitir alguns gringos bons de bola, mas está cada vez mais difícil, enquanto isso o nosso nacional vai de mal a pior... passe no palavras http://certas.blogspot.com

Felipe Brisolla disse...

Concordo com tudo que foi dito...o duro mesmo é aguentar os Zés Ruelas que ficaram por aqui!!

Unknown disse...

Concerteza, o Brasil tá caindo com os jogadores daqui eim, pô estão todos indo embora; alnguns aki só pensam em dinheiro e não lembram de fazer a parte deles, com esses salários devem dar tudo de si e mais um pouco.O torcedor merece ver o seu time sendo elogiado e se dedicando ao seu trabalho!!
Q pena q esses brasileiros não brilham nos nossos gramados, mas parabéns a todos q fazem a sua parte como jogador!!!