26.10.06

Um clássico a cada rodada

Pode ser uma frase meio batida. Pode parecer clichê. Mas ninguém pode negar: existem jogos que não se pode perder.

Na atual conjuntura mundial, os clubes enfrentam-se durante o ano todo em sistema de pontos corridos e o campeão é aquele que alcançar o maior número de pontos. Essa fórmula faz com que os times entrem em campo muito mais determinados e concentrados. Todo clássico vira uma batalha, uma verdadeira final.

Também pudera, qualquer resultado após um clássico pode estruturar uma equipe ou até mesmo, desestabilizá-la totalmente. Para melhorar, por obra do destino, o mundo pôde acompanhar neste último fim-de-semana grandes jogos que poderiam ser palco de qualquer decisão, em qualquer campeonato.

Na França, por exemplo, todos os olhares estavam em Marselha. O Olympique, vice-líder da Ligue One, enfrentaria o Lyon, líder e atual penta-campeão francês. Uma derrota dos anfitriões poderia colocar em xeque o futuro do campeonato. Afinal, o Lyon havia aberto 5 pontos de diferença até então e mais uma vitória poderia deixá-lo com as duas mãos no hexa. O Velodrome foi palco de uma partida memorável e depois dos 90 minutos o Lyon conseguiu mais um triunfo, embalado pela dupla Juninho Pernambucano (foto)-Benzema.

Portugal também parou neste domingo para acompanhar o duelo entre os líderes Porto e Sporting. O vencedor do clássico abriria 3 pontos de vantagem e poderia embalar pelo resto do torneio. Numa partida emocionante, o empate ficou de bom tamanho e só serviu para acirrar a briga. Ambas as equipes sabem que se perderem pontos fáceis nas próximas rodadas podem ver o rival deslanchar.

Esses clássicos também servem para motivar grandes times que estão em baixa. Em Madri, quem esteve no Santiago Bernabeu viu este exemplo ao vivo. Um Real Madrid em frangalhos recebia o todo-poderoso Barcelona, atual campeão espanhol e europeu. Se tivesse perdido o jogo, o time merengue entraria em crise e até mesmo o cargo de treinador do incontestável Fábio Capello estaria em risco. Ninguém acreditava no potencial dos Galácticos e todos apostavam suas fichas no time da Catalunha.

Mas em campo, o Real mostrou grande disciplina tática aliada a muita raça e pegada. No final, a vitória madrilenha por 2 a 0 fez tudo mudar. Agora, a imprensa rasga elogios a Robinho (foto), cobra a ausência de Raúl na seleção e o Real volta a ser considerado como um forte candidato ao título. O Barcelona permanece na ponta da tabela, mas vê a mídia esportiva questionar o pífio futebol de Ronaldinho Gaúcho e criticar seu esquema com 4 meias e nenhum volante (coisa que ninguém cobrava até então).

No Brasil não foi diferente. Os torcedores do futebol canarinho, em especial são-paulinos e gremistas, também tiveram uma semana totalmente diferenciada. Jogadores digladiando-se com palavras, técnicos fazendo mistério em suas escalações, comentaristas fazendo mil e um prognósticos, programas esportivos explorando polêmicas inexistentes, enfim, o jogo do Olímpico neste último domingo tinha clima de final.

Se fosse realmente uma final, de um jogo só, nesta hora os são-paulinos estariam empolgadíssimos e comemorariam como loucos o 4º caneco de sua equipe.Mas aí é que vem a parte irônica da história. Todo este cenário foi montado e na verdade o campeonato só termina daqui 1 mês e meio! Até lá muitas coisas poderão acontecer, o líder poderá tropeçar e perder sua vantagem, ou seja, ainda vamos ver muitas finais...

4 comentários:

André Augusto disse...

Já diz a sabedoria do futebol: clássico é clássico e vice-versa...
Muito interessante essa semana de clássicos...esta semana tb teremos clássicos interessantes como Milan e Inter, Porto e Benfica...
Jogos de três ou "seis"s pontos, e além do time vencedor conqistá-los, de quebra afunda o rival

Felipe Moraes disse...

Legal a análise dos clássicos.
No sábado, teremos o que eu considero como o melhor da Europa: Milan x Inter...
Um Abraço, Felipe Leonardo

Felipe Brisolla disse...

Realmente, o sistema de pontos corridos aumenta a importancia dos clássicos! Agora, cá entre nós, se Palmeiras e Corinthians estivessem bem, o jogo da última quarta tb teria acontecido no dito domingo!!Coisas do destino...

Alexandre Azank disse...

Para não esquecer de clássicos, além dos já citados, tivemos na última quarta-feira um sonolento Palmeiras x Corínthians onde o baixo nível técnico e a situação medíocre das duas esquipes no campeonato acabam por diminuir um dos confrontos mais tradicionais do nosso país.