21.10.06

"Aurelio": Taddei no dicionário da bola

Jogo da Liga dos Campeões do dia 18 de outubro, entre Olimpiacos X Roma, no Estádio Gerogios Kairaiakakis, em Atenas. O que parecia apenas mais um jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões transformou-se na confirmação de uma teoria que eu defendia há algum tempo: A evolução técnica e táctica do meia Rodrigo Taddei. Calma, leitor. Prometo fundamentar as minhas impressões.
Todos se lembram do Taddei que jogou pelo Palmeiras: raçudo, aplicado, o típico jogador que voltava com o uniforme todo sujo aos vestiários. Mas era apenas mais um volante limitado, de péssimo passe e péssima conclusão. Algo semelhante a um Marcinho Guerreiro, para fazer uma analogia mais atualizada. Inclusive, Taddei participou do último título de primeira divisão do time de Parque Antártica - a falecida Copa dos Campeões de 2000.
Quando Taddei tranferiu-se, em setembro de 2002, para o Siena, muitos palmeirenses ergueram as mãos aos céus. E realmente tinham motivos para fazê-lo, pois o clube não iria perder um jogador-chave. Ele sairia sem deixar muitas saudades.

Chegando à Itália, com o Siena ainda na Série B, Taddei começou a lutar pelo seu espaço. No início, era banco do time comandado pelo técnico Giuseppe Papadopulo. Mas, aos poucos, o ex-palmeirense conquistou seu lugar no time e foi um dos responsáveis pelo acesso do Siena a Série A, em 2003.
Na temporada seguinte, Taddei continuou se destacando no elenco bianconeri e ao fim da temporada 2003/04, a Roma interessou-se pelo seu futebol. Até aí nada de anormal. Pra nós aqui do Brasil, que não tinhamos visto o agora meia ofensivo jogar, imaginávamos aquele raçudo sem habilidade que vestiu a camisa do Palmeiras.
Pois bem, Taddei conseguiu se destacar no elenco modesto, mas de muitos nomes famosos do time da capital. E nesse ano e meio, tornou-se parte da espinha dorsal da equipe de Luciano Spaletti, ao lado de nomes como Totti, Mancini e De Rossi. A evolução dentro de campo de Taddei era evidente. Agora atuando como meia ofensivo, muitas vezes até como segundo atacante, o agora jogador da Roma me surpreendia pela qualidade de seus passes, chutes precisos, muita marcação e gols. A dedicação tática, característica das equipes italianas, foi bem assimilada por Taddei, que aprimorou a sua técnica, chegando ao patamar atual.
E confirmando tudo o que eu disse acima, voltemos ao jogo do dia 18 de outubro. Taddei está na meia esquerda do ataque romanista, com o marcador do Olimpiacos à sua frente. O meia aplica um drible espetacular (veja vídeo abaixo), deixando o marcador para trás e clareou para o chute, que explodiu em outro zagueiro.



O novo drible foi batizado de "Aurelio", em homenagem ao auxiliar técnico da Roma, Aurelio Andreazolli, que incentivava Taddei a aplicar o drible durante uma partida oficial, já que o jogador só a aplicava em treinamentos. Taddei disse a Gazzetta Dello Sport que já havia aplicado o drible quando ainda jogava pelo Siena, em partida contra a Sampdoria e que treinava o "Aurelio" desde os tepos em que jogava futsal.
Quem imaginava que Taddei poderia evoluir tanto no campo de jogo dessa forma? Mas evoluiu, e temos que reconhecer. E há outros brasileiros, que saíram do país estigmatizados como Taddei, e que atualmente fazem sucesso por diversos clubes da Europa. O "Aurelio", decididamente" colocou em evidência um jogador comum, mas que adquiriu muita técnica. Essa vai pro dicionário do futebol.

Perfil

Nome Completo: Rodrigo Ferrante Taddei
Nascimento: 6 de março de 1980, em São Paulo
Clubes: Palmeiras (2000-2002), Siena (2002-2005) e Roma (desde 2005)
Títulos: Copa dos Campeões Regionais (2000)

4 comentários:

Baunilha disse...

Oi, aqui é a Bruna do Baú Augusto, me manda um e-mail que eu te explico como faz ok??
Bjinhos

brucalheiros@gmail.com

Armando Teixeira Junior disse...

Inacreditavel...rs
depois da previa explicação dada hoje pelo André, não imaginei o drible dessa forma e agora pude ver. A inserção de videos do You tube só faz o Opinião ficar ainda melhor.
Realmente concordo que o futebol do Tadei evolui muito, apesar de continuar achando que é muito mais aplicação do que técnica, muito mais vontade que estrela.
Grande abraço

Felipe Moraes disse...

Fiquei boquiaberto quando vi o lance!!

O Taddei evoluiu bastante desde que chegou ao futebol italiano, principalmente na parte tática. O jogador fez boas temporadas pelo Siena e ganhou respaldo no país, chamando a atenção da Roma.

Mas concordo com a afirmação do companheiro Armando-Japa: "..muito mais aplicação do que técnica".

Um Abraço, Felipe Leonardo

Arthur Kleiber disse...

Faço minhas as palavras de Felipe Leonardo e do Armando