14.10.06

O melhor do mundo

Alguma dúvida que o Brasil é o país do futebol? Em dias de entregas de prêmio Nobel, nada de Brasil. No Oscar, sempre batemos na trave. Mas é só sair a lista dos "indicados" ao prêmio da FIFA de melhor jogador do mundo que lá estão eles, os brasileiros. Mesmo depois de nossa apática atuação na Copa do Mundo.

São três brasileiros, pouco, perto dos sete indicados do ano passado. Estão lá Ronaldinho Gaúcho, último vencedor, junto com Adriano e Kaká. O engraçado é que nenhum deles parece estar em boa fase. Ronaldinho frustrou os brasileiros na Copa, Adriano é reserva da Inter de Milão, e Kaká começou no banco no amistoso com o Kuwait (agradecimentos aos leitores pela errata. Ver comentários). Ronaldo fenômeno sequer entrou na lista.

Os favoritos parecem ser os finalistas da Copa. A defesa da Itália foi praticamente escalada na lista (Buffon, Nesta, Cannavaro e Gattuso), além do meia Pirlo. A França também tem cinco jogadores, inclusive o já aposentado Zidane.

Digo que são favoritos, mas não ficaria contente se um zagueiro italiano ganhasse o prêmio, nem o outro goleiro da lista, o alemão Lehmann. Mas se pensarmos que nesse ano não teve nenhum grande atacante de destaque na Copa, essa pode ser uma possibilidade.

Um único jogador não participou da Copa. É o atacante camaronense Eto'o. Seria um candidato forte se não tivesse se contundido mês passado. O ucraniano Shevchenko é outra possibilidade.

Os 30 melhores jogadores:

Adriano (Brasil)
Ballack (Alemanha)
Buffon (Itália)
Cannavaro (Itália)
Cristiano Ronaldo (Portugal)
Cech (República Checa)
Deco (Portugal)
Drogba (Costa do Marfim)
Essien (Gana)
Eto’o (Camarões)
Figo (Portugal)
Gattuso (Itália)
Gerrard (Inglaterra)
Henry (França)
Kaká (Brasil)
Klose (Alemanha)
Lahm (Alemanha)
Lampard (Inglaterra)
Lehmann (Alemanha)
Nesta (Itália)
Pirlo (Itália)
Ribery (França)
Riquelme (Argentina)
Ronaldinho Gaúcho (Brasil)
Rooney (Inglaterra)
Rosicky (República Checa)
Shevchenko (Ucrânia)
Thuram (França)
Vieira (França)
Zidane (França)

O vencedor será divulgado dia 18 de dezembro. Apostas?

12 comentários:

André Augusto disse...

Vai ser uma das eleições mais sem graça dos ultimos tempos...ninguém está comendo a bola dessa lista, mas bizarro é ver o Adriano figurando entre os 30 melhores...

Aposto em alguém da Itália...Buffon, Cannavaro ou Pirlo

Olha o zeitgeist no blog...eu ia escrever sobre isso...de qualquer maneira, legal seu post, bem preciso!

Felipe Moraes disse...

Adriano entre os 30 melhores?!!? Só não é mais surpreendente do que a ausência de Juninho Pernambucano na lista...
Algum italiano deve estar entre os três melhores, mas a minha aposta é em Thierry Henry.

Rafael Morais disse...

o Cannavaro deve levar essa. Foi o maior destaque da italia campeão mundial.

Ei posso indicar o blog d vcs nu meu?? falow ae abraço
me respondam

André Augusto disse...

Lógico que pode, palmitex...
Abraço!

Rafael Morais disse...

opa valew..jah colokei lah

http://debicopalmitex.blogspot.com

abraço

Arthur Kleiber disse...

Dizer que a eleição é dos trinta melhores do mundo é uma piada! Na verdade, a eleição deveria ser oficializado como os melhores entre os grandes clubes da Europa, pq só eles que tem jogadores nas listas. Juninho Pernambucano de fora, Adriano dentro??? Até hj estou procurando o futebol do Adriano...
Nunca teve um indicado jogando na América do Sul... Rogério Ceni (maior goleiro artilheiro da história) está muito abaixo de Buffon, Cech ou Lehmann?? Robinho quando jogava no Brasil nunca foi indicado. Foi só chegar ao Real que já figurou na lista, assim como Tevez quando estava no Boca. Mais um produto de marketing, pra dar mais dinheiro pros que já já tem muito dinheiro.

Jota Assis disse...

Concordo com o Arthur, mas se é para votar....minha aposta é no ótimo Cannavaro.

Abraços

Bruno Calixto disse...

A lista é feita a partir da escolha dos técnicos das seleções afiliadas à FIFA... cada técnico tem direito à três votos, todos com o mesmo peso... assim sendo, é natural que sejam escolhidos os jogadores dos times que têm maior destaque internacional... concordo com você, Arthur, mas um jogador de time sul-americano só será escolhido se esse time conseguir um destaque tão grande quanto o de um Real Madrid... e isso infelizmente está muito longe de acontecer...

Quanto ao melhor jogador do mundo, eu esqueci de dizer no tópico, mas gostaria que fosse o Zidane... é uma pena que o retardado tenha dado uma cabeçada no italiano em plena final de Copa... com toda a campanha pró-fair play da FIFA, acho que ele não tem chances...

Abs

Arthur Kleiber disse...

Acho que um jogador de time da América do Sul só vai ganhar se for o super grande mega craque da Copa. Mesmo assim se tiver um lobby muito forte, tipo patrocínio da Nike ou Adidas, propostas de times europeus, um padrinho fa FIFA, coisas assim.
Sobre a escolha do melhor, todo craque da Copa ganhou o prêmio no final do ano: Romário em 94, Zidane em 98 e Ronaldo em 2002. Pela lógica, vai levar ou o Zidane (se não fosse pela cabeçada seria certeza) ou o Cannavaro. É a minha aposta.

Felipe Held disse...

Muito bom o blog. Só não gostei do jeito por que ele chegou até mim. Divulgar blogs na comunidade de Jornalismo Esportivo pode, sei lá, saturar o fórum, que pode ser usado para debates e tudo mais.

No entanto, bons tópicos, bons textos e boa idéia de sair do, como vocês disseram, 'encimadomurismo'.

Só uma dica: comprem algum manual de redação. Pode parecer, sei lá, meio desnecessário. Eu também achava até comprar um. Mas é bom pra caramba na hora de escrever. Ele explica que 'junto com' não existe e 'Kwait' é escrito 'Kuwait'.

Espero que sigam minhas dicas e que melhorem cada dia mais o blog. Bom mesmo!

Abraços!

Bruno Calixto disse...

Caro amigo Cavaleiro com solitária

Antes de mais nada, obrigado pelas dicas. A palavra "Kuwait" estava realmente escrita errada (consultei um dicionário) e já foi corrigida. Quanto ao termo "junto com", optei por manter, por acreditar que o termo existe dentro de um contexto mais popular, e que nesse sentido é adequado para a crônica.

A dica do manual é interessante e deve ser discutida com o pessoal do Opinião FC. No entanto, na minha opinião, esse tipo de padronização entra em conflito com o estilo de linguagem que pede um blog, mais coloquial e livre. Ainda assim, é bem interessante levantar essas questões, pricipalmente porque é a partir desse tipo de discussão que podemos melhorar a qualidade dos textos.

Abraços

Anônimo disse...

o grande problema da eleição dos melhores do ano é que é feita pelos técnicos e td mais...sendo assim, os jogadores já consagrados e atuantes na europa são smepre os que estarão na lista.
o melhor do ano na minha opinião é o grande, porém "injustiçdo e mascarado" Henry...fez a temporada mais regular dentre todos os jogadores presentes na lista.
não sei como é analisado, se é o ano realmente...do dia primeiro de janeiro até o dia 31 de dezembro ou pela tempoirada européia. caso seja pela temporada, a presença de adriano até que é justificavel, fez um excelente copa américa, copa das confederações e inicio de temporada....sua nomeação talvez se deva a isso