30.10.06

Lyon: Le cible éternelle!


É isso aí meus amigos! O Lyon ainda continua sendo o eterno alvo (como diz o título do post, em francês) a ser atingido no futebol francês. Depois dos resultados da 11ª rodada, os Les Gones simplesmente abriram 11 pontos sobre o segundo colocado, o Olympique de Marseille. De 33 pontos possíveis, a equipe conquistou 31.

Os números do OL dentro da França são impressionantes. Terceiro colocado em 1998/99, 1999/2000 e segundo colocado em 2000/2001, o Lyon simplesmente abocanhou os últimos cinco títulos franceses (até então, não havia ganho nenhum). Particularmente nos últimos dois anos, o OL ergueu a taça com mais de dez pontos na frente do segundo colocado. E nessa temporada, o hexa está próximo, mesmo com menos da metade do campeonato disputado. E qual o motivo de tanto sucesso? A manutenção dos bons valores e a política "pés-no-chão" - em relação às grandes potências, tais como Real e Chelsea, por exemplo - contribuem positivamente para fazer do pentacampeão francês absoluto na França e figurar como um dos principais elencos da Europa.

Nessa temporada, o volante Mahamadou Diarra foi vendido por 25 milhões de euros ao Real Madrid. Para suprir a saída dele já haviam sido contratados outros jogadores promissores: Toulalán (7 milhôes de euros), Kallström (7,9 milhões de euros) e Squilacci (7 milhões de euros). Além de não ter tido prejuízo algum, o clube francês conseguiu reforçar consideralvelmente o elenco. Fora o volante Essien, que havia sido vendido na temporada passada para o Chelsea por um valor astronômico. A solução? Dentro do próprio Chelsea. O volante português Tiago, que estava sendo mal aproveitado no clube londrino, veio como moeda de troca para o Lyon. Hoje, o português é uma das peças principais do elenco lyonino.
Após a eliminação nas quartas-de-final das duas útimas edições da Liga dos Campeões, o Lyon quer ir além. A França tornou-se pequena para a grandeza do OL.
No plano tático, Lyon joga com seus dois laterais mais presos ao campo de defesa (Reveillere e Abidal), dando liberdade aos volantes criativos do Lyon para atacarem e chegarem para concluir, ou mesmo avançarem até a linha de fundo,efetuando cruzamentos para a área. Além disso, o treinador Gerrard Houllier coloca o rápido Wiltord pelos flancos, preparando as jogadas para o atacante de ofício (Fred ou Carew). O cérebro do time é o experiente meia brasileiro Juninho. Além de articular as jogadas, Juninho leva perigo nas bolas paradas. Quando não chuta direto ao gol, ele ergue a bola na área para as investidas aéreas dos zagueiros Cris e Squilacci. Com essa simplicidade, o Lyon não encontra adversários à altura dentro do fraco Campeonato francês, que vê o nível técnico dos outros clubes cair a cada ano,p or conta do êxodo dos principais valores do país aos campeonatos nacionais de primeiro escalão,como espanhol, inglês e italiano.
Com uma gama de variações táticas, Houllier tem a sua disposição um dos melhores e mais versáteis elencos da Europa na atualidade. Elenco que pode levar o Lyon ao topo da Europa.

4 comentários:

Felipe Brisolla disse...

O Lyon é hoje uma verdadeira potencia!! Na minha opinião, está ao lado de Barcelona e Chelsea no favoritismo da Liga. Principalmente, pela grande força e união do conjunto. Resta agora saber se isso vai se materializar. Tomara que sim! Afinal, é muito mais gostoso ver um time bem postado taticamente, do que um punhado de estrelas preocupados com o corte de cabelo!!
Um grande abraço! e parabéns pela frase: "A França ficou pequena para o Lyon!"

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog, meninos! Eu ainda não conhecia. Tá mto bem feito! Bjs! Gi

Bruno Calixto disse...

Meu comentário não tem nada a ver com o tópico... só queria falar que curti bastante esse novo logo do Opinião FC... bem legal... parabéns para os desenvolvedores... :D

Abs

Thiago Barretos disse...

Realmente o Lyon tem uma grande equipe. O maior destaque é a visão de futuro que o clube possui. O Lyon não gasta muita grana, mas sempre consegue montar um plantel harmonioso com jogadores que se completam em campo.
Só resta saber, se o time conseguirá manter-se na vitrine européia por mais anos, para que assim possa firmar-se como um dos 10 clubes com maior now-how.
Potencial para isso, o time tem...