12.10.06

Se há limões, porque não há limonada?

E mais uma vez, os brasileiros caem fora de uma competição sul-americana diante de times argentinos. Tudo bem que o Santos nem ficou sentido pela eliminação, mas Corinthians e Fluminense fizeram verdadeiros "papelões" em terras argentinas.
Tanto para o Timão, quanto para o Flu, essa Copa Sul-Americana não valeria de muita coisa, mas seria uma boa chance para ambos levantarem a moral e subirem na tabela do Brasileirão, pois os dois convivem diariamente com o fantasma do rebaixamento.
Mas votando ao título deste artigo, estava este modesto apertador de teclados pensando: Corinthians e Fluminense são duas faces de um mesmo problema. As duas equipes possuem elencos bons, mas que não rendem quando estão em campo.
O Corinthians ainda sofre do trauma pós-eliminação de Libertadores. Ninguém se entende no clube alvinegro. Diretoria, jogadores e MSI parecem caminhar em direções opostas. E no meio desse turbilhão, está o técnico e "estrelinha" Emerson Leão, que não consegue dar unidade e padrão de jogo ao time. Leão teve um começo ótimo, deu moral a alguns jogadores, mas foi só acabar a lua-de-mel e os maus resultados virem que o time começou a ficar instável. Se o time faz um gol e sofre o empate, dá pane. Se sai perdendo ou tem alguém expulso, dá desespero. Essa situação me lembra até os tempos do apático Geninho, onde o Timão já entrava em campo com seu psicológico estraçalhado. Há bons jogadores (para o nível nacional) no Pq. São Jorge, como César, Magrão, Carlos Alberto e Roger. Eles não são facilmente encontrados por aí. Mas falta a sensibilidade para fazê-los render para a coletividade, e não de forma individual. E é aí que entra (ou entraria) o Leão. Enquanto ele não solucionar esse problema, a tendência é piorar.

Já em terras cariocas, o Fluminense poderia ser um reflexo do que acontece no Corinthians. Trapalhadas da diretoria, bom elenco, mas falta padrão. Se você analisar no papel, o Fluminense tem o melhor elenco entre os cariocas. Ou vocês não acham o Souza do Goiás um Tuta mais novo? O volante Marcão regular e esforçado? Petkovic, um ótimo jogador cerebral? Até o tal do Lenny, que pintou como revelação, não é de todo o mal. Mas não há elenco que resista a seis trocas de treinador.

Por isso, eu realmente não acho que o elenco de Timão e Flu ruins, mas falta um esforço coletivo para tirá-los do buraco.
Na Sul-Americana, os brasileiros já estão fazendo papelão. Sobrou só o Atlético-PR, mas não seria surpresa se eles caíssem diante do River. Esse negócio de temer sempre os jogos contra argentinos, em qualquer competição que seja, traz uma aura negativa para as equipes. Há uma "supervalorização" de qualquer equipe portenha, por mais inexpressiva que ela seja. E grande parte da imprensa alimenta esse temor. Lanús, San Lorenzo e Gimnasia não são nada de outro mundo, mas mesmo assim, derrubaram todos os seus adversários brasileiros, mesmo todos eles sendo muto melhor técnicamente. Catimba não ganha jogo. O que ganha é bola no chão e cabeça no lugar. É só ver os últimos confrontos entre as seleções brasileira e argentina para provar isso.

Um comentário:

Jota Assis disse...

NA minha opinião os times, tanto o paulista quanto o time carioca, faltam amadurecer em torneios internacionais, principalmente a equipe comandado pelo iponente Leão!
Quanto a "ressaca pós libertadores" do Corinthans...ela deve ser curada o mais rápido possível, pois os recentes desentendimentos entre comando e comandados são prelúdios de tempos mais negros!
Portanto, cuide-se timão!!!!!!!