16.1.10

Paulistão 2010 - Parte 4

São Paulo
Mudança de hábito


Ricardo Gomes nunca foi um entusiasta do 3-5-2, esquema consolidado no tempo em que o São Paulo construiu sua hegemonia nacional, a partir do comando de Muricy Ramalho. O atual técnico ainda atuou em diversas partidas do último Brasileirão com esse esquema. Mas a chegada dos reforços ao Morumbi, avalizados pelo treinador, mostram que ele vai voltar ao tradicional 4-4-2. Nos esboços da preparação Tricolor para o Paulistão, Júnior César dançou e o eficiente Jorge Wagner foi deslocado para a lateral esquerda, com Richarlyson, Hernanes, Léo Lima e Marcelinho formando a meia e abastecendo a conhecida dupla de ataque, formada por Washington e Dagoberto.

O pacotão de reforços do São Paulo não empolgou boa parte da exigente torcida sãopaulina, mas há nomes interessantes: Marcelinho Paraíba – de volta após dez anos de sua primeira passagem no Morumbi - e o atacante Fernandinho – um dos destaques do Barueri em 2009 – chegam com pinta de titularidade. Já os polêmicos Léo Lima e André Luís não têm um histórico comportamental dos mais favoráveis. Porém, o ex-volante de Palmeiras e Goiás pode ser de grande valia, assim como Carlinhos Paraíba (ex-Coritiba). Já os zagueiros André Luís e Xandão (ambos ex-Barueri) serão reservas da consolidada dupla Miranda-André Dias, uma das melhores em atividade no país.

Assim como fez o Corinthians, o São Paulo reforça bem o elenco, visando a montagem de duas equipes, para disputa da maratona de jogos entre o Campeonato Paulista e a Libertadores. Mas enquanto os rivais do Parque São Jorge correram incessantemente atrás de um camisa 10 clássico, o São Paulo começa outra temporada sem um meia cerebral. Novamente, a equipe apostará na chegada de seus volantes – Hernanes e Léo Lima – e agora, na habilidade do velho, mas ainda eficiente, Marcelinho Paraíba nas diagonais, como mostrou nos 14 gols que marcou no rebaixado Coritiba na Série A de 2009.

São Paulo Futebol Clube
Status: Favorito ao título
Melhor participação: 20 títulos (1943, 1945, 1946, 1948, 1949, 1953, 1957, 1970, 1971, 1975, 1980, 1981, 1985, 1987, 1989, 1991, 1992, 1998, 2000 e 2005)
Como foi em 2009? 4º lugar
Como joga? Ricardo Gomes acena com o 4-4-2, com Richarlyson mais fixo na cabeça de área, enquanto Hernanes e Léo Lima têm um pouco mais de liberdade para fazer a transição ao ataque. Com isso, Marcelinho Paraíba deve ficar mais aberto pelos flancos, fazendo um papel entre meia e um “falso” terceiro atacante, enquanto Jorge Wagner e Jean são deslocados para as laterais. As bolas centradas em Washington devem continuar como uma das principais jogadas do Tricolor, que conta com a velocidade de um ainda inconstante Dagoberto, que terá sombra à altura quando Fernandinho estiver apto para jogar.
Time base: Rogério Ceni; Jean (Adrian González), Miranda, André Dias e Jorge Wagner; Richarlyson, Hernanes, Léo Lima e Marcelinho Paraíba; Dagoberto (Fernandinho) e Washington. Técnico: Ricardo Gomes.
Ele é o cara! Em alta, o atacante Washington passou de quase dispensável a sinônimo de gols na reta final do Brasileirão. A pouca técnica e velocidade são compensadas com a forte jogada aérea e a ótima capacidade de finalização dentro da área, como um clássico centroavante.
Olho nele: A contusão de Fernandinho deve dar novas chances ao jovem atacante Henrique, goleador do Tricolor em diversos campeonatos das categorias de base. Muitos comparam seu estilo em campo ao do goleador Luizão, de ótimo posicionamento, oportunismo e técnica.
Pontos Fortes: Continua fortíssimo na jogada aérea, com Washington e Miranda, devidamente abastecidos por Jorge Wagner; boas opções no meio campo de contenção e transição ao ataque, tendo jogadores como Zé Luís, Arouca e Jean à disposição; a defesa está consolidada como uma das melhores em atividade no país, devidamente capitaneada por Rogério Ceni.
Pontos Fracos: Poucas opções no ataque, já que Borges e Hugo deixaram o clube e Fernandinho ficará dois meses se recuperando de contusão; a falta de um meia cerebral e de um lateral direito confiável.

Bragantino
Pedaço do Nordeste em Bragança Paulista

Grande sensação do futebol brasileiro no início dos anos 90 – quando foi campeão paulista e vice no Brasileirão do ano seguinte – o tradicional Bragantino busca surpreender os grandes, como em 2007, quando foi um dos semifinalistas do Paulistão. Mas para 2010, a equipe deixa de apostar nos veteranos – Adãozinho se aposentou e Sérgio Manoel foi para o futebol brasiliense - para dar chance a reforços que atuaram nas Séries C e D do Brasileirão em 2009, oriundos principalmente do Nordeste. Dos 17 reforços, sete são de lá: o goleiro Victon (Galícia-BA), os laterais Esquerdinha e Marcos Vinícius (ambos do Icasa-CE), os volantes Leandro Piton (Santa Cruz), Vinícius (Icasa-CE), o meia Rodriguinho (ABC-RN) e o atacante Juninho Quixadá (Ferroviário-CE). Entre as figuras mais conhecidas pelo torcedor, chegaram o volante Francis (ex-Palmeiras) e o goleiro André Zuba (ex-América-SP).

De campanha regular na última Série B (9º, 53 pontos), o Braga tem o técnico de maior longevidade na atualidade entre as principais divisões do futebol brasileiro: Marcelo Veiga, que está à frente do clube desde setembro de 2007, comanda a equipe com mão de ferro como uma espécie de manager. Ele se manteve em Bragança Paulista após ser sondado para assumir o Paraná Clube e disputará seu sexto Paulistão consecutivo pela equipe – teve duas passagens anteriores pelo Braga entre 2004 e 2005, depois entre 2006 e 2007, antes da assumir a equipe sem setembro de 2007 . Veiga remontará a equipe apostando em velhos conhecidos do clube como o goleiro Gilvan – prestes a completar 100 partidas pelo clube – o veterano meia Lúcio, 36 anos e com de passagens por Goiás, Santos, Flamengo, Botafogo e Portuguesa, além do rodado atacante argentino Frontini. Mas terá um desfalque inicial importante: o acanhado estádio Nabi Abi Chedid foi vetado pelo Ministério Público, por não apresentar laudo sobre as suas condições de segurança, o que faz a equipe estrear contra o Oeste de Itápolis na Arena Barueri.

Clube Atlético Bragantino
Status: Coadjuvante
Melhor participação: Campeão em 1990
Como foi em 2009? 10º lugar
Como joga? Veiga gosta de solidificar suas equipes usando o 3-5-2, em um time recheado de volantes e que sai em velocidade para o contra-ataque. Lúcio terá a missão de abastecer o ataque, onde Frontini leva algum perigo como o clássico centroavante.
Time base: Gilvan; Maurício, Marcelo Godri e Da Silva; Diego Macedo, Francis, Paulinho, Lúcio e Esquerdinha; Léo Jaime e Frontini.
Técnico: Marcelo Veiga.
Ele é o cara! O veterano meia Lúcio, uma das principais peças do Bragantino na Série B de 2009. Além dos cinco gols anotados na competição, Lúcio ainda cria boas ocasiões de gols aos atacantes.
Olho nele: Outro destaque da equipe na Série B, o atacante Léo Jaime mostrou oportunismo, com cinco gols marcados. Rápido, o avante de 23 anos encaixa suas características com a de seu parceiro Frontini, mais fixo entre os zagueiros.
Pontos Fortes: Equipe sempre bem postada na defesa, auxiliada pelo grande número de volantes; Lúcio distribui bem as jogadas e Léo Jaime é rápido nos contra-ataques.
Pontos Fracos: Luta contra o desentrosamento e não sabe tomar as iniciativas da partida, mesmo quando joga em casa, já que é um time excessivamente defensivo.

Botafogo
Sem gringos

Evidenciado na mídia após tentar trazer os veteranos italianos Francesco Coco e Christian Vieri, o Botafogo chega ao Paulistão como o time que mais se reforçou: 28 jogadores chegaram ao Botinha, mas nenhum deles com a visibilidade dos italianos. Entre os mais conhecidos, o goleiro Cléber (ex-Sport), os volantes Ademir Sopa (ex-São Caetano), Radamés (ex-Naútico) e Rodrigo Pontes (ex-Coritiba), além do atacante Ricardinho (com passagens por Palmeiras e Grêmio).

Visando entrosar um elenco inteiro, o técnico Roberto Fonseca deve adotar um esquema mais cauteloso neste início de campeonato, com três zagueiros e dependendo inicialmente das boas jogadas individuais do meia Xuxa - recém contratado do São Caetano - e do atacante Ricardinho. Para quem sonhou em trazer jogadores de renome e lotar estádios, a Pantera deve ser contentar com uma posição intermediária neste Paulistão.

Botafogo Futebol Clube
Status: Zona de rebaixamento
Melhor participação: Vice-campeão em 2001
Como foi em 2009? 15º lugar
Como joga? Roberto Fonseca monta a equipe no 3-5-2, reforçando a defesa e deixando Xuxa livre para se movimentar em campo.
Time base: Cléber; Freire, Walter e Cleiton; Cássio (Rodrigo Pontes), Augusto Recife (Radamés), Ademir Sopa, Xuxa e Vando; Malaquias (Ricardinho) e Willian. Técnico: Roberto Fonseca
Ele é o cara! Com passagens por Palmeiras, Grêmio e Botafogo, o atacante Ricardinho tem a oportunidade de ressurgir no futebol jogando pelo Botafogo. É rápido e técnico, mas ainda peca na finalização.
Olho nele: Com apenas 20 anos, o zagueiro Freire mal chegou e já agarrou a titularidade na equipe de Roberto Fonseca.
Pontos Fortes: Para o padrão do campeonato, trouxe bons nomes para a cabeça de área; o atacante Ricardinho pode se mostrar perigoso.
Pontos Fracos: Dos times analisados, deve ser o que mais sofrerá com o entrosamento, já que contratou praticamente um elenco completo; Poucas opções para o esquema de três zagueiros.

Monte Azul
O caçula nonagenário

Em seu aniversário de 90 anos, o Monte Azul não poderia ter ganho presente melhor: jogará na divisão de elite paulista pela primeira vez. E a estréia será contra o atual campeão Corinthians, jogando em Ribeirão Preto – por razões econômicas. Mesmo sem experiência no Paulistão, a equipe comandada por Edison Só não pode ser desprezada, já que trouxe bons nomes para fazer bonito em seu primeiro Paulistão. Dentre os mais conhecidos, estão o zagueiro Ávalos (com passagens por Santos e Barueri), o lateral André Cunha (passagens por Palmeiras e Ponte Preta), o volante Rafael Fefo (ex-Marília), o meia Rafael Ueta (ex-Ponte Preta) e os atacante Marcelinho (ex-Corinthians) e Lopes (ex-Juventude e Palmeiras), alguns entre as 20 contratações feitas pelo Azulão.

A pequena Monte Azul Paulista, com cerca de 20 mil habitantes, promete incentivar o atual campeão da A-2, que, ao menos no papel, tem time pra sonhar ao menos com a disputa de Campeão do Interior, o que fecharia com chave de ouro este ano importantíssimo para o clube.

Atlético Monte Azul
Status: Coadjuvante
Melhor participação: estreante
Como foi em 2009? Campeão da Série A-2
Como joga? O caçula deste Paulistão vem no 4-4-2, contando com os avanços de André Cunha na ala direita. Rafael Fefo e Luciano Sorriso são os volantes de marcação, deixando Fransciscatti ou Ueta na armação. Lopes é perigoso na frente, que ainda tem velozes opções como Borebi e Marcelinho.
Time base: Tiago Cardoso; André Cunha, Ávalos, Mauro e Ferrari; Rafael Fefo, Luciano Sorriso, Franciscatti e Rafael Ueta (Marcelinho); Edmilson (Borebi) e Lopes. Técnico: Edison Só.
Ele é o cara! Tendo seu melhor momento no Palmeiras do início da década passada, o atacante Lopes chega ao Azulão buscando novo destaque no futebol nacional. O atacante estava no Juventude, rebaixado recentemente na Série B do Brasileirão
Olho nele: Buscando o brilho alcançado quando conquistou a Copa São Paulo de Juniores pelo Corinthians em 2009, o meia-atacante Marcelinho chega por empréstimo ao clube, para ganhar experiência.
Pontos Fortes: Possui jogadores velozes na meia e no ataque, o que pode ser um trunfo.
Pontos Fracos: Lopes, apesar de habilidoso, é uma incógnita, principalmente extracampo; é inexperiente na elite paulista.

Santo André
Juntando os cacos

Depois de um ótimo 2008, o Santo André vem de um rebaixamento no Brasileirão. O revés vem acompanhado da saída de dois importantes jogadores da história recente do Ramalhão: o volante Fernando e o meia Marcelinho Carioca penduraram as chuteiras. A bola dentro da diretoria é a manutenção do técnico Sérgio Soares, presente no rebaixamento, mas de história importante no clube – conquistou o acesso na Série B de 2008. No entanto, poucos reforços de destaque foram trazidos, como o atacante Branquinho – destaque do Botafogo/SP no Paulistão 2009 e que estava no Barueri – e o experiente centroavante Rodrigão, com passagens por Palmeiras e Santos.

O alento para o Ramalhão é a permanência de alguns destaques de 2009, como o goleiro Neneca e o atacante Nunes, que marcou 13 gols no último Brasileirão. Sérgio Soares tem um bom time para a disputa deste Paulistão e é forte candidato ao Título do Interior, do qual é o atual vice-campeão.

Esporte Clube Santo André
Status: Briga pelo Título do Interior
Melhor participação: 4º lugar em 2005
Como foi em 2009? 6º lugar
Como joga? Soares monta um 4-4-2 que deixa o time jogar em função de Nunes e explorando a velocidade de Branquinho e o apoio de Rômulo pela direita.
Time base: Neneca; Rômulo, Halisson, Marcel e Carlinhos; Alê, Gil, Bruno César e Branquinho; Rafael Silva e Nunes. Técnico: Sérgio Soares.
Ele é o cara! Um dos destaques do Santo André no último Campeonato Brasileiro, o atacante Nunes é goleador. Gosta de ficar entre fixo os zagueiros adversários e é eficiente na bola aérea.
Olho nele: Um dos destaques do Botinha no Paulistão de 2009, Branquinho chega ao Santo André visando novo destaque no estadual. É um jogador rápido e habilidoso, mas ainda peca na finalização de jogadas.
Pontos Fortes: Nunes sabe atuar como referência da equipe; Neneca é bom goleiro e Rômulo mostrou qualidade na ala direita.
Pontos Fracos: Falta um armador de ofício e o time perde qualidade nas jogadas de bola parada, que eram orquestradas por Marcelinho Carioca, recém aposentado do futebol.

3 comentários:

Mafer disse...

Meninos, adorei as análises sobre o Paulistão! Agora estou por dentro de tudo! rs
Pô, mas como assim vcs colocam o botinha já na Zona de Rebaixamento??? Tudo bem, não temos o Vieri, mas um pouco mais de crédito para o pantera! hahahha
beijos enormes

Net Esportes disse...

Pela média de títulos que o São Paulo ganha já era pra ter sido campeão paulista no ano passado, mas vamos ver se ano volta a rotina de título estadual para o tricolor do Morumbi .... espero que sim !!!!!!!!!!!!!

Vinicius Grissi disse...

O São Paulo montou um time diferente dos últimos anos. Mas não menos forte, apesar da estréia com derrota.

É candidatíssimo aos títulos de 2010.