14.1.10

Paulistão 2010 - Parte 2

Santos
De quem é a 9?


Depois da pífia participação no Brasileirão do ano passado, o Santos optou por reformular todo o elenco, enxugando a folha salarial. Vários nomes de peso perderam espaço no clube da Baixada e foram dispensados: Fabão, Kleber Pereira, Emerson... Até os tarimbados Fábio Costa e Rodrigo Souto podem ser incluídos na lista de degola da nova diretoria.

Provavelmente, o melhor reforço santista está no banco. Após realizar um bom trabalho com o Vasco na 2ª divisão nacional, Dorival Júnior chega com moral. Outro destaque é o retorno do veterano meia Giovanni. Longe de sua forma física ideal, a volta do astro de 37 anos de idade é uma verdadeira incógnita.
Além deles, também desembarcaram na Vila: o lateral Maranhão, os zagueiros Luciano Castan, Bruno Rodrigo e Bruno Aguiar e os apoiadores Zé Eduardo e Marquinhos. Vale lembrar que este último retorna ao futebol paulista após uma fraca passagem pelo São Paulo e já deixou claro que quer apagar essa má impressão.

No único jogo-treino realizado até agora, o Peixe decepcionou e apenas empatou em dois gols com o Red Bull, equipe da Terceirona paulista. Mostras de que Dorival terá muito trabalho para entrosar o time, principalmente se o tão sonhado centroavante, posição mais carente do elenco, não vier. Afinal, ruim o time não é, mas está abaixo de seus rivais do “Trio-de-Ferro paulista”.

Santos Futebol Clube
Status: Chances de vaga no Quadrangular Final
Melhor Participação: Campeão 17 vezes (1935, 1955, 1956, 1958, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969, 1973, 1978, 1984, 2006 e 2007)
Como foi em 2009? Vice-campeão
Como joga? Dorival Júnior gosta de montar equipes no 4-2-2-2 utilizando laterais rápidos que apóiem bastante, volantes que saibam sair jogando, dois armadores para conduzir o jogo e atacantes que tenham boa movimentação. Outra característica é o forte poder de marcação e a boa saída para contra-ataques.
Time-base: Felipe; Maranhão (George Lucas), Edu Dracena, Durval e Leo; Rodrigo Mancha, Rodrigo Souto (Germano), Marquinhos e Paulo Henrique Ganso; Neymar e André (Wesley). Técnico: Dorival Júnior.
Ele é o cara! Paulo Henrique Ganso é o principal atleta do Peixe. Habilidoso, surgiu à sombra de Neymar, mas ganhou a torcida alvinegra demonstrando muita determinação e constância.
Olho nele! Com apenas 19 anos, André atuou em alguns jogos como profissional em 2009, marcando 2 gols. Sem a presença de um atacante de ofício, pode aproveitar a chance e permanecer entre os titulares.
Pontos Fortes: A dupla Ganso-Neymar é muito talentosa e pode decidir qualquer partida. Edu Dracena e Durval devem melhorar a zaga, sobretudo no seu posicionamento.
Pontos Fracos: Felipe não passa confiança à sua defesa. Com a saída de Kleber Pereira, fica sem um homem de área. Falta entrosamento.

Barueri
Time novo, casa nova

Renovação. Esta palavra resume muito bem o atual momento do Barueri. Primeiro veio à tona a divergência entre o clube e a Prefeitura Municipal quanto à utilização do estádio local. O impasse fez com que o Abelha decidisse modificar sua sede. Agora, jogará em Presidente Prudente, a mais de 520 km de distância da antiga sede.

No elenco, mais mudanças. Ao todo, 10 atletas já foram embora: Renê, Márcio Careca, Leandro Castan, Xandão, André Luís, Ralf, Ewerton, Fernandinho, Thiago Humberto e Val Baiano. Para compensar as perdas, o Barueri trouxe nomes que com alguma experiência na disputa da competição, como os alas George e Jefferson, o beque Marcelinho, o volante Marcelo Oliveira, o meia Wesley e o avante Tadeu.

O grande reforço, porém, vem de longe. Após quase anunciar sua aposentadoria, Marcos Assunção retorna ao país para ajudar o jovem elenco tricolor justamente no torneio que o projetou para o futebol. Até agora, o time disputou um amistoso: vitória de 2 a 1 sobre o Cianorte. Mesmo assim, o Barueri não assusta. Provavelmente o campeonato estadual sirva muito mais para entrosar o elenco para o Brasileiro do que para traçar vôos mais altos.

Grêmio Recrativo Barueri
Status: Briga pelo Título do Interior
Melhor Participação: 6º colocado, em 2008
Como foi em 2009? 8º colocado
Como joga? Com a emissão de Carlos Alberto Parreira, Vinícius Eutrópio assumiu o Fluminense interinamente. Inexperiente, tem a chance de sua carreira. Espera-se que ele utilize o mesmo esquema do seu “professor”: o conservador 4-4-2 defensivo que não abre espaços na defesa e prioriza o toque de bola.
Time-base: Giovanni; Éder, Daniel Marques, Denis (Marcelinho) e Jefferson (George); Marcelo Oliveira, Marcos Assunção, Wesley (Flavinho) e Carlos Eduardo; Henrique Dias e Tadeu. Técnico: Vinícius Eutrópio.
Ele é o cara! Com 33 anos Marcos Assunção aparece como a grande estrela do time. Sua liderança será vital para que o clube consiga bons resultados.
Olho nele! O jovem Carlos Alberto surgiu no Desportivo Brasil com apenas 15 anos e apesar de ter tido algumas chances no Ituano e no Fluminense ainda não despontou. Chegou a hora?
Pontos Fortes: Possui dois alas velozes que atacam muito bem. Tadeu e Henrique Dias representam perigo, principalmente nas bolas aéreas.
Pontos Fracos: Sentirá falta de seus jogadores de referência, como Renê, Val Baiano e Thiago Humberto. Precisa de um armador mais experiente. Não tem peças de reposição no elenco.

São Caetano
Corinthians Azul


Para tentar reabilitar-se e reviver os tempos áureos do início do século, quando atingiu ares de clube grande, o São Caetano aposta no entrosamento do elenco que realizou um ótimo returno na Série B do ano passado e quase alcançou a elite nacional novamente.

Com exceção feita ao atacante Washington, os outros atletas que se desligaram do clube, saíram por opção da própria comissão técnica. Dentre as caras novas do Azulão, muitos desconhecidos, como o meias Luciano Mandi e Vitor Sonny ou o atacante Fábio. Os atletas mais conhecidos são o zagueiro Gláuber, que volta ao Brasil após permanecer encostado no Manchester City e o oportunista atacante Wanderley, que apesar de pertencer ao Cruzeiro disputou o último Brasileirão pelo Santo André.

O curioso é a presença de jogadores corintianos que, sem espaço no time de Mano, acabaram indo para o ABC, como Moradei, Bruno Bertucci e Everton Ribeiro. E olha que Otacílio Neto quase veio junto. Não acertou por detalhes.
Na pré-temporada que o time realizou, 1 vitória, 1 empate e 1 derrota. Pouco. Nem mesmo o ótimo trabalho realizado pelo treinador Antonio Carlos credencia o Azulão como um dos favoritos para disputar a fase final do torneio novamente.

Associação Desportiva São Caetano
Status: Briga pelo Título do Interior
Melhor Participação: Campeão (2004)
Como foi em 2009? 11º colocado
Como joga? Antonio Carlos monta um 4-3-1-2 bem defensivo, com três volantes de contenção e apenas um meia criativo. Geralmente o time ataca pelos flancos do gramado e utiliza-se bastante de cruzamentos e bolas paradas. Jogadas aéreas têm de ser marcadas de perto.
Time-base: Luís; Patrício (Artur), Marcelo Batatais, Gláuber (Anderson Marques) e Bruno Recife; Adriano, Moradei, Jairo (Luciano Mandi) e Everton Ribeiro; Wanderley e Hugo (Eduardo). Técnico: Antonio Carlos.
Ele é o cara! Em 2008, Wanderley surgiu como uma promessa no jovem time da Ponte Preta. Emprestado até o fim da temporada pelo Cruzeiro, espera retomar sua boa fase para firmar-se de vez no clube mineiro.
Olho nele! Everton Ribeiro foi uma das promessas corintianas que tentou sem sucesso evitar o rebaixamento do time em 2007. Ala de origem, ele atuará no meio, graças a sua habilidade.
Pontos Fortes: Luís é um bom goleiro. Batatais e Gláuber são muito experientes e seguros. Trata-se de uma equipe veloz e entrosada.
Pontos Fracos: O elenco está muito inchado e possui muitos atletas medianos. A média de idade dos titulares é baixa, o time pode abalar-se em momentos decisivos. Wanderley não tem um companheiro de ataque à altura.

Ituano
Passa para o presidente!

Esquecer 2009. Essa é a missão do Ituano que, no ano passado, fracassou nos principais torneios que disputou: o Paulistão e o Brasileiro da Série D. O elenco foi completamente reformulado, restando apenas sete atletas: os zagueiros Jean Pablo e Rafael Alves, o goleiro Eder, o meia Leonardo, o volante Alemão e os atacantes Romão e Daniel.

Dentre os 20 reforços, poucos nomes são conhecidos. Destaques apenas para as vindas de Sandro e Simão (volantes), Rissut e Alessandro (laterais) e Saulo (goleiro). O maior atrativo, porém, já estava no clube. Afinal, Juninho Paulista, atual presidente do rubro-negro caipira, decidiu esquecer a aposentadoria e retornar aos gramados. Surpreendente.

E outro pentacampeão mundial poderá integrar-se ao elenco em breve. Boatos indicam que Roque Júnior recupera sua forma física no clube e pode assinar. Mesmo assim, engana-se quem acredita que o Galo possa alçar vôos maiores. O time é limitado. Não à toa, venceu somente um de seus seis jogos-treino. Permanecer na elite estadual já seria uma vitória.

Ituano Futebol Clube
Status: Coadjuvante
Melhor Participação: Campeão (2002)
Como foi em 2009? 13º colocado
Como joga? Mazola Júnior escala a equipe de Itu num cauteloso 4-5-1. Três volantes ficam mais rígidos no setor defensivo para abrir espaço para o avanço dos alas. Na frente, evita centroavantes altos e prioriza a utilização de um atacante mais leve que abra espaços e crie jogadas pelas diagonais.
Time-base: Saulo; Rissut, João Leonardo, Rodrigão e Alessandro; Sandro, Anderson Salles (Alemão), Simão, Marcel (Anderson Ataíde) e Juninho Paulista; Daniel (Welton). Técnico: Mazola Júnior.
Ele é o cara! Longe dos campos desde 2008, Juninho Paulista, agora presidente do clube, é o grande nome da equipe. Mesmo veterano, comandará a equipe com sua aprimorada técnica.
Olho nele! Dentre os remanescentes de 2009, Alemão é aquele que mais tem chance e potencial para tornar-se titular. Prata-de-casa, foi o atleta que mais vestiu a camisa do clube no ano anterior: 24 partidas.
Pontos Fortes: Conta com bons laterais e um trio de volantes razoável que, ao menos, não compromete. Juninho tem muita categoria, pode desequilibrar.
Pontos Fracos: Possui um elenco limitado, sem peças de reposição. Falta um parceiro de zaga mais experiente para João Leonardo. Não tem um centroavante nato.


Rio Claro
2008 nunca mais!


Em sua terceira participação no maior torneio do Estado, o Rio Claro tenta esquecer a vexatória campanha de 2008, quando acabou em último lugar e foi rebaixado. Para isso, o clube foi às compras e trouxe um total de 18 reforços. A grande característica é a que a maioria deles estava sem contrato e o clube nem precisou gastar muito.

As melhores contratações vieram para reforçar o ataque, como os veteranos Osny e Fernando Gaúcho ou o promissor Carlos Júnior. No restante, destaque apenas para as contratações do meia Kim e do arqueiro Carlos Carioca. No banco de reservas, outra novidade. Após boas passagens no comando das categorias de base do Azulão, o ex-atacante Paulinho McLaren tem a oportunidade de treinar o time principal.

Até agora, a grande dificuldade do novo técnico é montar os onze titulares, já que não pôde contar com todos os atletas no mesmo amistoso. Talvez até por isso o Azulão não tenha apresentado grande regularidade nestes jogos: 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Com esse time, até aposto que o Rio Claro não cairá, mas acreditem, também não irá muito longe...

Rio Claro Futebol Clube
Status:
Coadjuvante
Melhor Participação: 12º colocado (2007)
Como foi em 2009? 3º colocado da Série B
Como joga? Com uma equipe que mescla juventude e experiência, Paulinho Mc Laren opta pelo básico 4-4-2. Espera-se um time ágil, que tenha qualidade na saída de bola e aproveite bastante da velocidade de seu meio-campo para articular bons contra-ataques.
Time-base: Carlos Carioca; Alex Braz, Luciano, Nelinho (Vinícius) e Genison (Paulo Henrique); Alessandro Paraná, Alemão (Danilo Avelar), Adriano e Kim; Fernando Gaúcho e Edu Salles (Osny). Técnico: Paulinho Mc Laren.
Ele é o cara! Fernando Gaúcho sempre foi artilheiro de todas as equipes que passou. Quando estiver recuperado 100% de sua antiga lesão, dará muito trabalho aos zagueiros adversários.
Olho nele! Carlos Júnior surgiu no Paulista, em 2005. De lá para cá já passou por Palmeiras, Atlético-MG e até futebol espanhol, sem nunca ser aproveitado. Esguio, terá nova chance para mostrar seu futebol.
Pontos Fortes: A experiência de Carlos Carioca é importante ao time. Gaúcho e Salles são oportunistas e marcam muitos gols. Possui um time leve, difícil de ser marcado.
Pontos Fracos: Não possui uma base titular formada. Necessita de alguém que exerça liderança e passe tranqüilidade ao seu meio-campo. Precisa de um beque mais experiente.

2 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Belo levantamento.

Dos times citados, o que eu posso falar mais é o Santos. Acho que vai ser um ano de muito trabalho e uma temporada complicada para Dorival. Mas se ele conseguir fazer os jovens assumirem a responsabilidade, pode dar certo.

Porém, acho que é um trabalho que precisa de tempo. Pelo menos um ano e meio para vingar.

Blog do Carlão - Futebol é nossa área disse...

Tô curioso para ver como Júnior vai escalar Ganso e Giovanni. Penso num 4-4-2 em quadrado, com ambos lado a lado.