23.1.10

Aperitivo para a Copa do Mundo?

Enfim, a Copa Africana de Nações de 2010 começa a empolgar pelo futebol, não por suas tragédias extra-campo, como o atentado ocorrido na província de Cabinda que matou dois membros da comissão técnica de Togo e culminou com a desistência desta seleção. Neste próximo domingo, dia 24, inicia-se a fase eliminatória. Nela, as oito melhores equipes da primeira fase enfrentam-se almejando uma presença na finalíssima, dia 31. Confira, agora um pouquinho de cada duelo:

Angola X Gana
Os anfitriões chegam motivados a próxima fase por ainda não terem sido derrotados. Apoiados por sua torcida, os angolanos esperam realizar a melhor campanha de todos os tempos, alcançando, ao menos, às semifinais. Por outro lado, o tradicional selecionado ganês, busca o seu 5º título na competição para sair, enfim, de uma fila que já dura 28 anos. O problema é que o futebol apresentado até aqui, não empolga.

Angola
Melhor participação:
Quartas-de-finais (2008)
Campanha em 2010: 3J; 1V, 2E, 0D, 6GP, 4GC – 1º colocado no Grupo A
Time-base: Carlos Fernandes; Kali, Zuela e Rui Marques; Stelvio (Dedé Alves), Xara, Mabiná e Gilberto; Djalma Campos, Manucho e Flávio. Técnico: Manuel José.
Destaques: Matador, Flávio é o artilheiro da competição: marcou 3 gols. O habilidoso Gilberto é aquele que dá o toque de qualidade ao meio-campo dos Palancas Negras.
Olho nele! Djalma Campos, de 22 anos, entrou no jogo contra Mali e foi muito bem. Não saiu mais do time.
Desfalques? Dedé Alves jogou apenas 28 minutos e lesionou-se ainda na estréia. Pode retornar ainda contra Gana.

Gana
Melhor participação: Tetracampeã (1963, 65, 78 e 82)
Campanha em 2010: 2J; 1V, 0E, 1D, 2GP, 3GC – 2º colocado no Grupo B
Time-base: Kingson; Inkoom, Vorsah, Addo (Sarpei) e Rahim Ayew; Agyemang-Badu, Essien (Dramani) e Asamoah; Opoku (Asamoah Gyan); Andre Ayew e Amoah. Técnico: Milovan Rajevac.
Destaques: Filho do astro Abedi Pele, Andre Ayew foi o grande responsável pela classificação dos Estrelas Negras. Asamoah é o motorzinho da equipe: ajuda tanto no ataque quanto na defesa.
Olho nele! Com apenas 19 anos, Agyemang-Badu e já detém a responsabilidade de ser o principal marcador do meio-campo ganês .
Desfalques? Essien, maior estrela da equipe, está machucado e sua presença na continuação do torneio ainda não foi confirmada.
Chances de classificação: 45% para Angola, 55% para Gana.



Zâmbia X Nigéria
Até o momento, a Zâmbia é a maior zebra da competição. Liderou um grupo que continha Camarões e Tunísia, rivais que possuíam atletas tecnicamente melhores. Apostar num novo avanço zambiano parece inviável. Em franca ascensão na competição, os nigerianos têm tudo para alcançar as semifinais. Mas vale o recado: a Nigéria, famosa por escalar times ofensivos que se defendem mal, adora “pipocar” em momentos decisivos.

Zâmbia
Melhor participação: Duas vezes vice-campeã (1974, 94)
Campanha em 2010: 3J; 1V, 1E, 1D, 5GP, 5GC – 1º colocado no Grupo D
Time-base: Mweene; Mbola, Musonda, Chintu Kampamba e Nyirenda; Sunzu, Chris Katongo e Kalaba (Njovu); Felix Katongo; Chamanga e Mulenga. Técnico: Herve Renard.
Destaques: Os irmãos Katongo são o grande referencial da equipe. Geralmente, todas as bolas passam pelos pés deles. Não à toa, são os que armam a maioria dos contra-ataques.
Olho nele! Sunzu tem apenas 20 anos e é tido como a grande promessa do país. Voluntarioso, entrou nos Chipolopolos e não saiu mais.
Desfalques? Kalaba tomou seu segundo cartão amarelo contra Gabão. Não enfrenta a Nigéria.

Nigéria
Melhor participação: Bicampeão (1980, 94)
Campanha em 2010: 3J; 2V, 0E, 1D, 5GP, 3GC – 2º colocado no Grupo C
Time-base: Enyeama; Yusuf Mohamed, Shittu, Yobo (Onyekachi) e Echiéjilé; Etuhu, Obi Mikel e Kalu Uche (Sani Kaita); Obasi, Odemwingie (Obinna) e Yakubu. Técnico: Shaibu Amodu.
Destaques: Obi Mikel é o responsável pela fluência e pelo toque diferenciado do meio-campo nigeriano. Forte e oportunista, Yakubu é um atacante que possui características européias. Tem posição cativa no time.
Olho nele! Obinna é rápido e possui posicionamento e finalização acima da média. Tem 22 anos e já atua na Europa desde os 17.
Desfalques? A vitória frente ao Benin deixou marcas no elenco. Tanto Yobo quanto Uche lesionaram-se na partida. O retorno de ambos ainda é um mistério.
Chances de classificação: 20% para Zâmbia, 80% para Nigéria.

Costa do Marfim X Argélia
Tida como o melhor selecionado africano da atualidade, a Costa do Marfim ainda não apresentou um futebol meramente “correto”. Nesta fase tem um bom desafio para, enfim, confirmar o seu amplo favoritismo. A Argélia, por sua vez, decepcionou. Donos de uma campanha irregular, ainda não fizeram jus à sua classificação à Copa do Mundo. Ainda assim, esperam surpreender os marfinenses.

Costa do Marfim
Melhor participação: Campeão (1992)
Campanha em 2010: 2J; 1V, 1E, 0D, 3GP, 1GC – 1º colocado no Grupo B
Time-base: Barry; Eboue (Demel), Zokora, Kolo Touré e Bamba; Yaya Touré, Tiene e Tiote; Gervinho; Kalou (Bakary Kone) e Drogba. Técnico: Vahid Halilhodzic
Destaques: Principal expoente africano na atualidade, Drogba é sempre um jogador muito difícil de ser marcado. Os irmãos Yaya e Kolo Touré são peças-chave no esquema dos Elefantes. Passam experiência aos mais novos e contribuem no setor ofensivo
Olho nele! Gervinho é o meio-campista que faltava na Costa do Marfim de 2006. Habilidoso, tem bom domínio e ótimos arranques.
Desfalques? Eboue foi expulso na partida contra Gana. Não enfrenta a Argélia.

Argélia
Melhor participação: Campeão (1990)
Campanha em 2010: 3J; 1V, 1E, 1D, 1GP, 3GC – 2º colocado no Grupo B
Time-base: Chaouch; Laifaoui, Bougherra, Halliche e Belhadj; Mansouri, Yebda, Bezzaz (Bouazza) e Ziani; Matmour (Saifi); Ghezzal. Técnico: Rabah Saadane.
Destaques: Belhadj é o atleta argelino mais conhecido, famoso por sua virilidade e seu vigor físico. Rodado, Ziani é o grande cérebro das Raposas desérticas. Muito talentoso.
Olho nele! Meghni não teve muitas oportunidades no time principal, apesar de ser um dos destaques da seleção francesa Sub-17. Seu apelido? Pequeno Zidane.
Desfalques? Não tem.
Chances de classificação: 70% para Costa do Marfim, 30% para Argélia.

Egito X Camarões
Na reedição da finalíssima de 2008, o Egito chega como favorito. Afinal, os egípcios parecem ter superado sua desclassificação para a Copa, sendo os únicos a permanecerem com uma campanha impecável: 100% de aproveitamento. Mesmo desmotivado pela fraca atuação na 1ª fase, Camarões espera ter melhor sorte contra o rival, já que nos dois últimos jogos em que ambos se confrontaram no torneio, os camaroneses levaram a pior: 4 a 2 e 1 a 0.

Egito
Melhor participação: Hexacampeão (1957, 59, 86, 98, 06 e 08)
Campanha em 2010: 3J; 3V, 0E, 0D, 7GP, 1GC – 1º colocado no Grupo C
Time-base: El Hadary; Fathi, Said, Fathallah e Moawad; Gomaa; Ghaly, Hassan e Hosny (Geddo); Zidan e Moteab. Técnico: Hassan Shehata.
Destaques: O capitão Ahmed Hassan é o atleta que detém o recorde de partidas com a camisa dos Faraós: 169. Sua liderança é fundamental para o time. Moteab passa por uma boa fase e sua presença de área tem ocasionado vários gols.
Olho nele! Shikabala é muito veloz e sabe atuar tanto vindo detrás como armador quanto mais a frente como centroavante. Virará titular em breve.
Desfalques? Não tem.

Camarões
Melhor participação: Tetracampeão (1984, 88, 00 e 02)
Campanha em 2010: 3J; 1V, 1E, 1D, 5GP, 5GC – 2º colocado no Grupo D
Time-base: Kameni; Geremi, Song, N’Koulou e Bedimo (Enoh); Alexandre Song, N’Guemo (Tchoyi), Makoun e Emana; Idrissou (Webo) e Eto’o. Técnico: Paul Le Guen.
Destaques: Forte, oportunista e trombador, Eto’o está entre os melhores atacantes do planeta. Makoun é o maior articulador dos Leões. Tranquilo, ele tem um bom domínio de bola e lança muito bem.
Olho nele! Com apenas 19 anos N’Koulou é titular absoluto da zaga. Rápido e forte nos desarmes, é o companheiro ideal para o veterano Song.
Desfalques? Não tem.
Chances de classificação: 60% para Egito, 40% para Camarões.

Um comentário:

André Augusto disse...

Apesar da grande partida, péssima participação da Costa do Marfim. É um time habilidoso, mas fraco na defesa. Quanto a Angola, faltou experiência. Gana só administrou. Vamos ver os outros jogos amanhã.