31.1.10

Encontro de três gerações

Com a confirmação do empréstimo de Robinho para o Santos, o torcedor do Peixe vai poder ver em campo a reunião de três gerações da história recente santista. O velho “Messias” Giovanni, representante da geração vice campeã brasileira em 1995; o próprio Robinho, um dos heróis da geração 2002, ao lado de Diego, Renato, Léo e compania, que acabou com um jejum de 18 anos sem títulos de expressão para o clube – posteriormente, a base daquela equipe seria vice da Libertadores em 2003 e campeão brasileiro em 2004; e as jóias da atualidade, que vem empolgando o torcedor santista com boas atuações: Paulo Henrique “Ganso” – que foi destaque no Brasileirão 2009 – e Neymar, subindo novamente de produção neste início de Paulistão.

Contudo, essa reunião de jogadores traz um questionamento: como Dorival Júnior encaixará tanta gente neste novo Santos? Giovanni, prestes a completar 38 anos, é o que inspira mais cuidados. Cotado até para fazer as vezes de referência na área, o meia ainda recupera a boa forma. E com o bom momento do jovem André - 19 anos e três gols no Paulistão - no ataque. Já Neymar, tido como grande promessa desde que era apenas um adolescente na base santista, parece retomar a boa fase. É um dos artilheiros deste Paulistão, com cinco gols, além de servir constantemente os companheiros e ser incisivo no ataque, partindo sem medo pra cima das zagas adversárias.

Com a chegada de Robinho, Dorival não deve barrar o bom momento dos garotos no time. Ele pode armar um ataque com Robinho aberto na esquerda e Neymar na direita, com André (ou Giovanni, como cogitado) servindo como referência no ataque, recuando um dos meias – Ganso ou Marquinhos – para ajudar a compor a cabeça de área e auxiliar na marcação. A tendência da equipe santista é ter de um futebol mais bonito e eficiente, com o bom momento dos garotos, a esperança na volta de Giovanni e a necessidade de Robinho mostrar serviço para chegar com moral à Seleção Brasileira que vai disputar a Copa do Mundo. E com a atenção de Corinthians e São Paulo voltadas para a Libertadores e um Palmeiras que contrata pouco e tem muitas deficiências na defesa e no ataque, o Santos pode perfeitamente levar este Paulistão, no qual bateu na trave em 2009.

2 comentários:

Rafael Wendel disse...

O time do Santos volta a apostar em jovens talentos e tem tudo para dar alegrias esse ano.

A chegada do Robinho na minha opinião ainda é uma incógnita. Mas vamos esperar pra ver

Grande abraço

http://passesdeletra.tempsite.ws/blog/

Vinicius Grissi disse...

A tendência é que Geovanni não dispute todos os jogos. Dorival vai ter que achar uma solução apenas para ele já que Robinho e Neymar são titulares inquestionáveis.

Vai dar gosto ver este Santos jogar.