30.10.09

"Mettifuoco"

Mesmo com o Brasileirão pegando fogo nesta semana, com cinco postulantes reais ao título faltando apenas seis rodadas para o final do certame e com o Vasco a um passo da redenção no futebol tupiniquim, um time que está disputando as quartas de final da Copa Paulista roubou, por um breve instante, a atenção dos aficcionados por futebol. Através de um DVD, que mostrava as belezas da cidade de Ribeirão Preto, o atacante Christian Vieri desitiu da recém declarada aposentadoria para se aventurar no Botafogo. Ao que tudo indica, junto ao seu compatriota nos tempos de Inter e da Azzurra - estavam no elenco da Copa de 2002 - , o lateral-esquerdo Francesco Coco.

Talvez, a última grande incursão de Vieri na imprensa esportiva foi a da época em que ele procurava um clube - após sair da Atalanta, ao final da temporada 2008/09 - em que exibia uma protuberante barriguinha e sinalizava em para de jogar futebol para se dedicar a sua outra aptidão: o pôquer. Já Coco, de 32 anos, teve passagens por Milan, Barcelona e Inter e está fora do futebol desde 2007, quando defendeu o Torino. Longe dos campos, o lateral lançou uma grife de roupas e se aventurou numa malsucedida carreira de ator. Dado esse cenário, muitos se perguntam se a possível chegada dos italianos - segundo a dirção da Pantera, os dois só dependem de exames médicos para assinar contrato - é apenas uma jogada de marketing barata ou boas atrações para o Paulistão 2010. Vale lembrar que famosos jogadores brasileiros foram ou estão sendo "repatriados" para o torneio, como a confirmada ida de Luizão ao Rio Branco - que também negocia com Denílson - e a quase da volta de Juninho ao Ituano, onde foi revelado.

Vieri defendendo seu último (ou penúltimo) clube, a Atalanta

Se ambos vierem com intenção de entrar na linha e tentar jogar futebol, é uma estratégia totalmente válida. Prova disso é o eco que a vinda de Vieri causou na imprensa. Quando entrou no ar, em julho deste ano, o site oficial do Botafogo registrava pouco mais de 400 visitantes/dia. Com as notícias relativas a Vieri "praticamente fechado", o número de acessos pulou para mais de 5000/dia, com o clube aparecendo positivamente em todo o Brasil e também no exterior, como mostra a página do próprio clube, que fez um clipping de notícias envolvendo as repercussões da contratação do centroavante na mídia.

Vieri não chegou a ser nenhum gênio do futebol, mas tem currículo respeitável. e foi goleador, passando por Juventus, Inter e Milan em seu auge. Recebeu o troféu Pichichi, conquistado pela artilharia de La Liga de 1997/98, quando anotou 24 gols pelo Atlético de Madrid. Foi artilheiro da Série A italiana em 2002/03 (24 gols), tem duas Copas do Mundo disputadas (1998 e 2002) e 103 gols em 144 gols pela Inter em sete temporadas. Já formou ataque com Ronaldo e Ivan "Bam-Bam" Zamorano, municiados pelo lendário Roberto Baggio, no final da década de 90. Apesar de não ser um jogador com raízes do lado de cá dos trópicos, era conhecido de muitos brasileiros, principalmente os que estão na faixa etária entre 25 e 30 anos. e que puderam acompanhar toda sua carreira. Em um cenário onde os clubes paulistas não estão tão fortes como antes, a vinda de jogadores renomados como Vieri e Coco é um atrativo a mais ao torneio. Mesmo que não deixe o Botafogo necessariamente mais forte em campo, deve captar investimentos financeiros mais graúdos ao clube. Basta que a diretoria do clube aja com inteligência.

Resta saber mesmo se o Botafogo não vai fazer nenhuma loucura financeira para a vinda dos italianos e se os atletas vão levar com seriedade o desafio de jogar em campos interior a dentro, de condições ruins ou se vão aparecer pelas idas à famosa choperia Pinguim, uma das marcas registradas da "Califórnia brasileira". Ou mesmo ainda só curtirem as boas opções de baladas ribeirãopretanas.

Um comentário:

Leandrus disse...

Pois é, é essa questão do comprometimento que me faz duvidar não só do sucesso dos dois, mas do que eles vão vir fazer aqui. Olha a forma (de barril) do Vieri: será que ele vai se recuperar a tempo? E atuando em tão baixo nível há um bom tempo, será que vai vingar ou fazer algo de útil em campo, embora tenha sido um atacante respeitável em seus bons tempos? Sei não...