13.1.10

Paulistão 2010 - Parte 1

Começa neste final de semana o campeonato estadual mais disputado do país. Com fortes times no interior do Estado, o Paulistão 2010 é uma das grandes vitrines do primeiro semestre, servindo de preparação para os grandes clubes da capital.

Apesar de ser apontado cada vez mais com um torneio de pré-temporada para os chamados clubes grandes, o título sempre é muito valorizado. Times como Palmeiras necessitam do título para recuperar o prestígio após os vexames no ano passado. Outra que está de olho no título é o Santos, que vem com time, comissão técnica e diretoria totalmente renovados. No interior, a tradicional força de times como Paulista, Mirassol, Bauruei, Ponte Preta e São Caetano prometem dar muito trabalho. Do interior do Estado também vem o caçula Monte Azul, que faz sua estréia na elite paulista diante do maior campeão do torneio, o Corinthians.

Corinthians
O título vem no ano do centenário?

O aguardado ano do centenário finalmente chegou para os corintianos. 2010 chega para ficar marcado como o ano da conquista da Libertadores, no entanto o campeonato estadual não será totalmente desprezado pela direção e pela comissão técnica. Maior campeão estadual, o time vem com tudo na competição e usará o torneio para testar os novos e bons reforços que desembarcaram no Parque São Jorge.

A estréia na competição acontece diante do caçula Monte Azul, longe da capital mas com o apoio incondicional da fiel torcida, presente em todas as cidades do interior. Os grandes nomes do clube não devem atuar neste início de campeonato, já que o técnico Mano Meneses espera colocá-los em campo apenas quando estiverem no auge da forma.

A estrela da companhia continua sendo o atacante Ronaldo. O Fênomeno, porém, ganha um reforço de peso para dividir o foco das atenções. O lateral-esquero Roberto Carlos chega para substituir a eterna lacuna deixada por André Santos na posição. O pentacampeão atraiu milhares de corintianos na sua apresentação na Fazendinha e promete ajudar a lotar os estádios por onde o Timão passar. Outra posição bastante privilegiada na janela de contratações foi o meio-campo. Tcheco e Danilo chegam para disputar a camisa dez cm o argentino Defederico, que ainda não deslanchou na equipe. Para o ataque, Iarley, campeão da Libertadores com o Internacional, chega para dar ainda mais experiência na posição.

A diretoria, além de trazer reforços, não se desfez de nenhum jogador do time considerado titular, mantendo a sólida defesa com Chicão e Willian, por exemplo. Ronaldo tem neste início de temporada o desafio de entrar em forma e ser o líder dos alvinegros dentro de campo. O jogador que teria se apresentado com mais de cem quilos, treina intensamente e vem adquirindo a forma que o consagrou em 2009.

Sport Clube Corinthians Paulista
Status: Favorito
Melhor participação: Campeão 26 vezes (1914, 1916, 1922, 1923, 1924, 1928, 1929, 1930, 1937, 1938, 1939, 1941, 1951, 1952, 1954, 1977, 1979, 1982, 1983, 1988, 1995, 1997, 1999, 2001, 2003 e 2009).
Como foi em 2009? Campeão
Como joga? Mano Menezes escala o time no tradicional 4-4-2, porém possui atletas para variar o esquema. O meio-campo traz o toque de qualidade de jogadores como Danilo, Tcheco e Defederico, não se esquecendo de antigos nomes como Elias e Jucilei, que também fazem a diferença. O ataque promete ser bem abastecido por esses atletas que tem o Fenômeno Ronaldo como grande referência no setor.
Time-base: Felipe, Alessandro, Willian, Chicão e Roberto Carlos; Marcelo Matos, Jucilei, Elias e Danilo (Tcheco); Defederico (Iarley) e Ronaldo. Tec.: Mano Menezes.
Ele é o cara! Não poderia ser diferente. Ronaldo é o grande nome do elenco corintiano. O jogador, sempre contestado pelos rivais, deve vir com tudo em 2010. Motivações não faltarão, com o apoio incondicional da torcida. O artilheiro terá melhores garçons que no ano passado, fazendo com que as chances de gol aumentem consideravelmente.
Olho nele! O meia-atacante argentino Matias Defederico deverá ser mais aproveitado pelo técnico Mano Menezes. O jogador já conhece o elenco e o sistema de jogo do treinador e deve mostrar melhores resultado dos apresentados no decorrer de 2009. Apesar de bons concorrentes na posição, o jogador tem a confiança do técnico e da torcida.
Pontos Fortes: O meio-campo tem o toque de qualidade dos novos contratados, além das outras estrelas da casa como Jucilei, Elias e Defederico. O ataque tem um dos maiores jogadores da história do futebol e por isso, gols não devem faltar neste ano de comemorações.
Pontos Fracos: A média de idade da equipe passa dos 30 anos. Os grandes nomes do time têm idade avançada, podendo faltar fôlego na luta pelos canecos no ano do centenário. A defesa não possui reservas de peso para os titulares absolutos Willian e Chicão.

Portuguesa
Hora de acertar o time visando o acesso no Brasileirão


A garantia da montagem de um elenco competitivo, capaz de brigar pelas primeiras posições no campeonato estadual e subir para a elite do futebol nacional fizeram Vágner Benazzi permanecer no Canindé por mais uma temporada. O treinador que assumiu no ano passado não conquistou o acesso no nacional, mas garante que o time terá uma nova cara em 2010. A diretoria, que disponibilizou uma excelente estrutura em um resort em Mogi das Cruzes para a pré-temporada, espera ver os investimentos refletidos em resultados. A estréia da equipe na competição promete ser complicada, diante do São Paulo no Morumbi. Porém, o treinador espera aproveitar que o Tricolor escalará um time misto conquistar os primeiros pontos na competição.

Os reforços chegaram em todas as posições. Destaque para o retorno de antigos xodós da torcida como o lateral Athirson e o meia-atacante Celsinho. Outros nomes que desembaraçaram no Canindé foram o goleiro Andrey, o zagueiro Gladstone, os volantes Marcos Paulo e Glauber e o lateral Paulo Sérgio. Outra aposta do time nesta temporada é o atacante uruguaio Biscayzacú. O jogador, conhecido como “El Grillito”, atuava no Nacional do Uruguai e ficou conhecido dos torcedores brasileiros quando atuou contra o Palmeiras na Libertadores de 2009. No entanto, o atleta não ficou marcado por gols e jogadas fantásticas, mas sim pelo excesso de peso na ocasião. O experiente jogador, com 31 anos, chegou por empréstimo e apesar de constantemente fora de forma era a grande esperança de gols do time paraguaio.

Associação Portuguesa de Desportos
Status: Chances de vaga no quadrangular final
Melhor participação: Tricampeã paulista (1935, 1936 e 1973)
Como foi em 2009? 5ª colocação
Como joga? O técnico Benazzi aposta no esquema 3-5-2 na temporada 2010. Com bons zagueiros como Gladstone e Domingos, o treinador esperar superar os problemas na defesa que atormentaram os torcedores em 2009. Os alas têm total liberdade para descer e ajudar no ataque.
Time-base: Fábio (Andrey); Gradstone, Thiago Gomes e Domingos; Paulo Sérgio, Marco Antonio, Preto, Héverton e Athirson; Fellype Gabriel (Celsinho) e Biscayzacú (Dinei). Tec.: Vágner Benazzi.

Ele é o cara! Athirson retorna ao Canindé com status de ídolo da torcida. A boa passagem no ano passado credencia a volta o lateral. O jogador garante que está recuperado das lesões que o atormentaram no segundo semestre de 2009 no Cruzeiro e promete boas atuações. Com total liberdade para atacar, Athirson será o líder de Vágner Benazzi dentro de campo.
Olho nele! Ele já foi chamado de clone de Ronaldinho Gaúcho, porém o meia-atacante Celsinho ainda não mostrou futebol para ser comparado ao ex-melhor do mundo. O jogador ganha uma nova chance na Portuguesa após passagens pela Rússia e Portugal. O atleta é uma das apostas da diretoria no Paulistão.
Pontos Fortes: A experiência de jogadores como Athirson, Gladstone, Domingos e Felype Gabriel podem fazer a diferença na temporada 2010. A equipe é bastante equilibrado, com bons nomes em todos os setores.
Pontos Fracos: A pressão por bons resultados pode mais uma vez atrapalhar a Lusinha. O time, apesar de experiente, foi pouco testado em 2010 e de cara enfrenta uma pedreira na estréia da competição contra o São Paulo. A defesa ainda não entrosada pode ser novamente um problema no início da competição.



Rio Branco
De volta à elite, clube luta para permanecer



Apesar das sucessivas más administrações, o Rio Branco de Americana volta a elite do futebol paulista. O clube tem ambições bastante modestas em 2010, já que os investimentos da atual diretoria impedem grandes contratações. Como a maioria dos times pequenos do interior, os reforços chegam de baciada. No total, cerca de 30 nomes desembarcaram para a pré-temporada relâmpago, já costumeira aos times que disputam o Paulistão. A pré-temporada não trouxe gratas surpresas ao técnico Ademir Fonseca. Três empates contra União São João, Pão de Açúcar e São Bento serviram para começar a definir o time titular e mostrar deficiências no sistema defensivo. No total o time tomou cinco gols, sendo dois para o Pão de Açúcar e três para o time de Araras.

Os destaques entre os recém contratados ficam por conta de Francisco Alex e Rafael, emprestados pelo São Paulo e o atacante Luciano Emílio que estava atuando no DC United, dos Estados Unidos. A permanência na primeira divisão do futebol paulista já será uma grande conquista para o Tigre de Americana devido as dificuldades financeiras que o time tem enfrentado nos últimos anos.

Rio Branco Esporte Clube de Americana
Status: Coadjuvante
Melhor participação: Vice-campeão em 1922 e 1923
Como foi em 2009? Vice- campeão da Série A-2
Como joga? O esquema é o tradicional 4-4-2. Pelo menos foi desta forma que o treinador Ademir Fonseca escalou o time nos amistosos de preparação. Dúvidas no ataque e no meio-campo ainda atormentam a cabeça do técnico.
Time-base: Cristiano; Marcos Tamandaré (Rafael), Márcio, Kléber e Márcio Goiano; Everton, Márcio Carioca, Flávio (Serginho) e Felipe (Francisco Alex); Luciano Emílio e Anselmo Ramón (Índio). Tec.: Ademir Fonseca
Ele é o cara! Considerado um dos grandes destaques da Liga de Futebol dos Estados Unidos, Luciano Emílio chega para ser o grande astro do time. Desde 2002 atuando fora do Brasil, o atacante conquistou por quatro vezes a liga nacional de Honduras e ainda levantou dois canecos nos States. O atleta já teve uma breve passagem pelo Tigre, mas conquistou “fama” na América do Norte e Central. Desde 2007 no DC United, o jogador ficou conhecido pelo gol que marcou contra o Los Angeles Galaxy, eliminando o time de Beckham da Major League Soccer.
Olho nele! O atacante Índio, recém promovido do time que disputou a Copinha é uma das promessas do time de Americana. Os direitos federativos do atleta já pertencem ao empresário Delcir Sonda e o Paulistão deve servir de vitrine para uma futura transferência. A partida de estréia do jogador pode ser neste domingo contra o Santos, devido a problemas de documentação dos atacantes considerados titulares.
Pontos Fortes: As experiências de atletas como Francisco Alex e Rafael, apesar da pouca idade, e de jogadores como Luciano Emílio, Anselmo Ramón e do meia Serginho, com bagagem internacional.
Pontos Fracos: Os insucessos na pré-temporada mostraram a fragilidade do time. O entrosamento não será um diferencial da equipe de Americana. O pouco apoio da torcida local também é um ponto negativo.


Paulista
Chegou a hora de recuperar o prestígio


Após os seguidos descensos nos campeonato nacionais, o time de Jundiaí terminou a Copa Paulista de 2009 na vice-colocação, permitindo que a diretoria mantivesse a base para a disputa do Paulistão. Apesar de pouco conhecidos os comandados de Aarão Alves apostam no entrosamento para se manter na elite do futebol paulista e quem sabe almejar uma vaga no quadrangular de disputa do título do interior. O treinador é o mais novato da posição. Com apenas 35 anos, Aarão Alves também é uma aposta da diretoria, que o manteve no cargo após os bons resultados no final do segundo semestre do ano passado.

Dentre os contratados para a disputa do Paulistão 2010, o Galo da Japi tem como destaque o lateral Baiano, o meia Márcio Luís e o atacante Felipe Tigrão. Todos estavam atuando no exterior. Outros nomes que chegaram à terra da uva foram o zagueiro Márcio Santos, o volante Raí, o meia Márcio Luiz e os atacantes Negreiros e Willian Sarôa. O zagueiro Eli Sabiá e o atacante Felipe Azevedo, que estavam emprestados, retornaram a equipe.
Com todos esses nomes e os bons resultados na pré-temporada, a expectativa da diretoria é das melhores. A intenção é resgatar o prestígio deixado de lado nos últimos anos e preparar uma boa base para não fazer feio novamente no Campeonato Brasileiro.

Paulista Futebol Clube
Status: Coadjuvante
Melhor participação: Vice-campeão em 2004
Como foi em 2009? 12ª colocação
Como joga? O Técnico Aarão Alvez adota o esquema 4-4-2. A intenção do treinador é poder variar em alguns setores, utilizando os chamados jogadores polivalentes, como o rodado Baiano. O 3-5-2 foi treinado durante a pré-temporada e pode ser utilizado fora de casa.
Time-base: Felipe Alves; Lucas, Eli Sabiá, Márcio Santos e Julinho; Baiano, Raí, Bruno Martins (Márcio Luís) e Felipe Pinto; Barboza (Felipe Tigrão) e Negreiros. Téc.: Aarão Alves
Ele é o cara! O rodado lateral Baiano é a grande contratação do time de Jundiaí na temporada. O jogador, que também pode ser aproveitado como volante, estava atuando no futebol colombiano e acumula passagens por diversos times do país e pelo tradicional Boca Juniors da Argentina. Com 31 anos, o jogador traz a experiência que faltava ao time de Aarão Alves.
Olho nele! O atacante Felipe Tigrão, de 30 anos, chega para disputar posição com Negreiros. Pelo currículo do atleta, promete conquistar a vaga rapidamente. Com mais de 1,80 de altura, o jogador teve um bom início de carreira, com destaque para atuações com a Seleção Sub-20. Após três temporadas na Europa, o jogador retorna ao Brasil para consolidar de vez a fama de matador.
Pontos Fortes: A experiência e o entrosamento são os pontos altos do time de Jundiaí. A diretoria manteve a base da equipe vice-campeã da Copa Paulista e trouxe reforços para posições carentes.
Pontos Fracos: A imaturidade do treinador Aarão Alves pode ser um dos problemas do Galo da Japi no Paulistão 2010. Com apenas 35 anos, o técnico é o novato da competição. Apesar de acumular bons resultados em 2009, ainda não teve um grande teste como será na competição estadual.


Mirassol
Altos investimentos em estrutura



As boas colocações nas últimas duas temporadas, quando disputou a Primeira Divisão do futebol paulista, fez com que a diretoria do Mirassol investisse principalmente na sua estrutura, visando manter os resultados alcançados nos anos anteriores. Por dois anos seguidos a equipe disputou o Título do Interior e os dirigentes não querem que seja diferente em 2010.

O treinado Pintado que foi contratado para salvar o time do rebaixamento em 2009 foi mantido no cargo. Agora, com a responsabilidade de ter montado todo o elenco, o treinador acredita que pode conseguir resultados ainda melhores. O time foi uma das vitrines paulistas nos dois últimos anos e promete brigar novamente entre os primeiros.

No total mais de 20 nomes desembarcaram em Mirassol e grande parte devem ser utilizados no time principal, dentre eles jogadores como os zagueiros Dininho e Bruno Perrone, os laterais Alex Silva e Anderson Paim, o volante Diogo Orlando, o meia Éder e os atacantes Evando e Pablo Escobar. A estréia da equipe acontece fora de casa, diante do Ituano. Na sequência, a equipe enfrenta o São Paulo, em Mirassol, e o Corinthians na quarta rodada no Pacaembu. O treinador acredita que bons resultados neste início, quando os grandes da capital ainda estão em fase final de preparação, garantirão a boa campanha no Paulistão 2010.

Mirassol Futebol Clube
Status: Briga pelo Título do Interior
Melhor participação: 7ª colocação em 2008 e 2009
Como foi em 2009? 7ª colocação
Como joga? O esquema 4-4-2 deve ser ao mais utilizado pelo técnico Pintado. A velocidade é um dos pontos altos da equipe, além da valorização do esquema ofensivo.
Time-base: Rafael Defendi; Anderson Luis, Dininho, Perone (Tiago Alencar) e Anderson Paim; Diogo Orlando, Erick, Gerson e Alex Silva; Pablo Escobar (Éder) e Evando. Tec.: Pintado
Ele é o cara! O atacante Evando chega para comandar o setor ofensivo do Leão da Alta Araraquarense. Com 32 anos e passagens por grandes clubes do Brasil e alguns no exterior, o jogador deve ser o homem de referência de Pintado no ataque. Com boas atuações no Avaí e na Ponte Preta em 2009, o jogador chega credenciado para ser um dos destaques do time no Paulistão 2010.
Olho nele! O meia-atacante da Seleção Boliviana, Pablo Escobar, terá mais uma chance de despontar no futebol brasileiro. Após passagens pelo Ipatinga e pelo Santo André, o jogador de 32 anos pretende se firmar entre os titulares e fazer do Paulistão uma grande vitrine para sua carreira.
Pontos Fortes: A estrutura montada pela diretoria deve surtir efeito dentro de campo. Um equipado departamento de fisiologia foi montado no clube, além de melhores condições nas viagens e no vestiário serão oferecidos aos novos contratados.
Pontos Fracos: O entrosamento será o calcanhar de Aquiles da equipe de Pintado. Com pouco tempo para treinar e muitos contratados na equipe, o treinador deve ter sérias dificuldades, principalmente nas primeira seis rodadas quando enfrenta equipes como São Paulo, Corinthians, Barueri e o Paulista de Jundiaí.

Nenhum comentário: