15.1.10

Paulistão 2010 - Parte 3

Palmeiras
Título para esquecer decepção da temporada passada


O ano de 2009 começou com a promessa de muitas conquistas para o torcedor palmeirense. Porém, como se viu, a equipe decepcionou em todas as competições que disputou. Mesmo contando com o apoio milionário da Traffic, a agitação política no Parque Antarctica, sob a gestão do renomado economista porém “nervoso dirigente”
Luiz Gonzaga Belluzzo, e a troca de Luxemburgo por Muricy acabaram desestabilizando o Verdão, que deixou escapar um pentacampeonato Brasileiro praticamente ganho.

E 2010 não começou muito bem, com a confirmação da saída do artilheiro Vagner Love e a ausência de grandes contratações. O maior reforço é a manutenção da base. Muricy dessa vez terá mais tempo para organizar a equipe sob as suas preferências. Sem contar com peças de grande qualidade, o treinador vai ter que trabalhar bastante para encontrar a defesa ideal. E o ataque não é diferente, com a presença de poucos atletas. Mas a presença dos rivais São Paulo e Corinthians na Libertadores pode ajudar o Palmeiras no caminho ao título.

A base da equipe se mantém a mesma: Marcos no gol, o reforço Léo na defesa, Pierre na cabeça de área e Cleiton Xavier e Diego Souza responsáveis por municiar os atacantes. O bom atacante Robert ainda não tem a situação regularizada, o que complica ainda mais a definição do ataque, devido ao baixo número de atletas para o setor. Mais um pepino para Muricy resolver.

Sociedade Esportiva Palmeiras
Status: Quadrangular final
Melhor Participação: 22 títulos (1920, 1926, 1927, 1932, 1933, 1934, 1936, 1940, 1942, 1944, 1947, 1950, 1959, 1963, 1966, 1972, 1974, 1976, 1993, 1994, 1996 e 2008)
Como foi em 2009? 3º lugar
Como joga? Muricy gosta de armar a equipe no 3-5-2, mas a ausência de bons zagueiros deve fazê-lo optar pelo tradicional 4-4-2. Assim como na temporada passada, a responsabilidade pela criação deve ficar com o ótimo Cleiton Xavier e o craque do time Diego Souza, que deve jogar mais como atacante do que no meio de campo.
Time base: Marcos; Figueroa, Léo, Danilo e Armero; Pierre, Márcio Araújo, Cleiton Xavier, William (Deyvid Sacconi); Diego Souza e Robert.
Ele é o cara! Mudou o ano mas o craque do time continua sendo Diego Souza (Marcos é outro). O camisa 7 já mostrou que tem futebol, agora precisa mostrar mais estabilidade, já que o time depende muito de seu rendimento. Quando está bem, todo o time acompanha.
Olho nele! Léo já se mostrou um bom zagueiro, mas não chegou a apresentar o futebol que dele se esperava, com uma caída de produção. Tem nova chance de mostrar que não é mais uma eterna promessa.
Pontos Fortes: A espinha dorsal formada por Marcos, Léo, Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza é excelente e está bastante entrosada.
Pontos Fracos: A excessiva dependência de Diego Souza já se mostrou nociva ao clube na reta final do Brasilerão 2009. Além disso, perdeu o goleador Vagner Love e não trouxe nenhum substituto, o que deixa uma lacuna importante no ataque. O elenco possui apenas 4 atacantes de ofício - Marquinhos, Lenny, Robert e Daniel, nomes que não trazem muita esperança.

Ponte Preta
Em busca do Bi

A principal contratação da Ponte vai esquentar o banco: trata-se do técnico vice-campeão de 2008,
Sérgio Guedes. Com a difícil probabilidade de repetir a campanha de dois anos atrás e chegar à decisão, o foco mesmo da Macaca é ganhar o bi-campeonato do Título do Interior – apesar da história de quase 110 anos, trata-se do único título em um torneio de elite / 1ª divisão.

Entre os reforços para a competição, destaque para o atacante Otacílio Neto, vindo do Corinthians, que se junta ao jovem Danilo Neco e ao mais que veterano Finazzi para brigar pelas duas vagas do ataque. Também foram contratados o goleiro Eduardo Martini, os zagueiros Evaldo e Léo Oliveira e o volante Galiardo.

Ao dar uma olhada na lista de reforços, não é de se estranhar a frase do treinador Sérgio Guedes:
“Que a torcida seja a nossa maior contratação em 2010!”. E esta já começou a se mobilizar, com uma campanha para a presença de pelo menos 10 mil torcedores na estréia da equipe na competição, contra o Santo André no estádio Moisés Lucarelli. O último jogo-treino do alvinegro foi contra o Campinas teve o placar de 3-1 para os ponte-pretanos.

Associação Atlética Ponte Preta
Status: Briga pelo Título do Interior
Melhor Participação: Vice-Campeã 4 vezes (1977, 1979, 1981 e 2008)
Como foi em 2009? 9º colocado – Campeão do Interior
Como joga? Sem a chegada de muitos reforços, Sérgio Guedes tem mesclado os veteranos da equipe com alguns garotos da base que disputaram a Copa São Paulo. Nos treinos da pré-temporada, o esquema escolhido tem sido o 4-4-2. Finazzi é o homem para se aproveitar da velocidade dos meias e do parceiro de ataque, seja Danilo Neco ou o Otacílio Neto.
Time base: Eduardo Martini; Edilson, Jean, Léo Oliveira e Vicente; Deda, Galliardo, Leandrinho e Fabiano Gadelha; Danilo Neco (Otacílio Neto) e Finazzi.
Ele é o cara! Não é nenhum meia nem atacante. O destaque do time é o goleiro Eduardo Martini, que veio do Avaí com a missão de fechar o gol e passar tranqüilidade para a defesa.
Olho nele! Apesar de não ser nenhum novato, Otacílio Neto quer mostrar que ainda pode ser um destaque, depois da apagada e frustrante passagem pelo Corinthians. Rápido e bom finalizador, o canhoto pode surpreender.
Pontos Fortes: A base é a mesma da campanha do ano passado. Pela estrutura, sai na frente da maioria dos outros times do interior.
Pontos Fracos: Sérgio Guedes chegou há pouco tempo e ainda não inspira muita confiança, assim como o elenco, sem muitos destaques.

Sertãozinho
Incógnita total

Enquanto algumas equipes apostam na manutenção do elenco para garantir um bom futuro, certamente esse não é o caso da equipe grená. Do técnico aos 11 prováveis titulares para a estréia no Paulistão, todos – isso mesmo, todos – podem estrear com a camisa do Sertãozinho. Isso porque foram mais de 15 novos nomes contratados para a disputa do Paulistão 2010.

O rodado Márcio Araújo, ex-Figueirense, vai ter que observar e definir a equipe em pouco tempo de preparação. Do caminhão de reforços, vindos de todos os cantos do país, estão o goleiro Adilson (ex-Ceará), o volante Magal (ex-Vitória), e os atacantes
Mendes (ex-Juventude), Max (ex-Palmeiras) e Thiago Silvy (ex-América-RN). No total, foram mais de 15 novos nomes para a disputa do Paulistão 2010.

No primeiro acesso a primeira divisão, em 2008, o Sertãozinho conseguiu se manter com muito esforço, sendo o último a escapar da degola, fato não repetido na edição seguinte. A competição deste ano vai mostrar se o Sertãozinho vai se manter nessa gangorra de subir e descer a cada ano. Para complicar, o estádio Frederico Dalmazo não foi liberado e a equipe grená pode ter de mandar jogos longe da cidade.

Sertãozinho Futebol Clube
Status: Briga para não cair
Melhor Participação: 16º colocado (2007)
Como foi em 2009? 4º colocado da A-2
Como joga? Com tantos reforços, inclusive do treinador, é difícil saber qual será o esquema e como os atletas irão se comportar. Muitos dos reforços já são bem rodados, o que faz com que a equipe aposte menos na correria e mais no toque de bola.
Time base: Luiz Henrique; Ricardo Lopes, Pablo, Erivelton e João Paulo; Adoniram, Everton, Marcos Vinicius e Harison (Washington); Thiago Silvy e Léo Mineiro (Mendes)
Ele é o cara! O atacante Mendes chega com status de estrela. Goleador do Juventude na Série B do Brasileiro de 2009, o jogador é a aposta de gols para manter a equipe na primeira divisão. Mas Márcio Araújo ainda não vai poder contar com o artilheiro, pois ainda não teve a documentação regularizada junto a Federação.
Olho nele! Harison surgiu como uma grande promessa no São Paulo, sendo inclusive o responsável por deixar o então garoto Kaká no banco. Depois de algumas passagens por clubes menores, como Guarani e Ponte Preta, tem nova chance de mostrar seu futebol.
Pontos Fortes: A chegada de reforços experientes deve ajudar o treinador Márcio Araújo a montar a equipe.Thiago Silvy e Mendes, se bem municiados pelo meio campo, pode dar trabalho às defesas adversárias.
Pontos Fracos: O desentrosamento deve ser o maior adversário nessa reta inicial de campeonato. Outro fator que pode complicar é a possibilidade de jogar fora de seus domínios, se a equipe demorar a entregar os laudos que liberem o estádio para a Federação.

Oeste
Depois de se manter, sonho por vôos mais altos

Depois da relativa boa campanha no Paulistão de 2009, o Oeste tem o sonho de chegar à disputa pelo título do interior. O destaque do ano passado, Nei Paraíba, já não respira mais os ares de Itápolis. Porém o treinador Paulo Comelli não deve ter problemas para encontrar um substituto, considerando o número de contratações: 21.

O goleiro
Mauro, campeão brasileiro com o Santos em 2004, é o mais famoso, e deve a voz de Comelli dentro de campo. Ao contrário do Oeste, todos os reforços se juntam a uma base que já estava no clube, o que deve dar ao treinador uma boa gama de opções para decidir a equipe titular.

Isso se todos puderem jogar. Assim como muitas outras equipes, todos os reforços contratados na virada do ano ainda não têm condições de jogo. Como a CBF estava em recesso até a última segunda-feira, os dirigentes só conseguiram enviar a documentação a entidade nesta semana, e por isso ainda precisam aguardar a publicação da liberação pela CBF.

Oeste Futebol Clube
Status: Coadjuvante
Melhor Participação: 14º (2009)
Como foi em 2009? 14º colocado
Como joga? Paulo Comelli ainda não definiu qual o esquema que irá adotar. Durante a pré-temporada, testou o time no 3-5-2 e no 4-4-2, mas ainda não chegou a uma definição. O ataque é rápido e alto, favorecendo o jogo aéreo.
Time base: Mauro; Adriano, Paulo Miranda e Valtinho (Fernandes); André Luis, Cléber, Rivaldo, Alê e Mazinho (Alex Willian); Ricardo e Rafael Oliveira (Guto).
Ele é o cara! O nome é de craque, mas a posição e o futebol são bem diferentes. O volante Rivaldo, revelado pelo Santos, distribui bem o jogo e marca com precisão, e foi o destaque durante os jogos-treinos da pré-temporada.
Olho nele! O meia-atacante Mazinho é uma das apostas do time de Itápolis para o Paulistão. Rápido e driblador, pode atuar também mais recuado, como ala num esquema com três zagueiros.
Pontos Fortes: O veterano Mauro é um bom goleiro e bastante experiente, e deve ajudar não apenas embaixo das traves, mas também orientando os mais jovens. A defesa é forte e alta, e o meio de campo é bem brigador.
Pontos Fracos: O caminhão de reforços traz junto consigo o desentrosamento. Os novos atacantes não são confiáveis e o setor deve dar dor de cabeça ao treinador Comelli.


Mogi-Mirim
Repetir o sucesso do presidente

Craque dentro de campo, craque atrás da mesa. Pelo menos esse é o objetivo do presidente do Sapo, o pentacampeão Rivaldo. Para que sua equipe faça uma boa campanha, foi buscar o treinador Francisco Diá, que livrou o América-RN do rebaixamento na Série B.

Seguindo a onda das equipes interioranas, muitas contratações foram feitas. Os destaques são para o atacante
Jorge Preá, ex-Palmeiras, além dos volantes Flávio Boaventura e Ricardo Oliveira e o atacante Geovane. Se na temporada passada o maestro do time era Giovanni, que acertou sua volta ao Santos, foi trazido o meia Luis Mário, ex-Corinthians e Grêmio para o seu lugar.

Mogi-Mirim Esporte Clube
Status: Briga pelo Título do Interior
Melhor Participação: 6º colocado (1996 e 2002)
Como foi em 2009? 16º colocado
Como joga? Contusões, problemas de documentação e jogadores sem ritmo são alguns dos problemas de Francisco Diá. Durante os jogos-treinos, o esquema mais utilizado foi o 3-5-2, apostando na marcação forte com rápida saída de bola, aproveitando a velocidade dos atacantes Geovane e Nando.
Time base: Alex Alves; Leomar (Fábio Sanches), Flávio e Luizão; Niel, Ricardo Oliveira, Baraka, Luís Mario e Rai; Geovane e Nando (Preá).
Ele é o cara! O bom filho à casa torna. Eis o caso do veterano meia Luis Mário, que se destacou pelo Sapão no longínquo Paulistão de 99. Técnico e rápido, pode jogar mais adiantado se Francisco Diá preferir.
Olho nele! O jovem zagueiro Fábio Sanches foi destaque da equipe na Copa São Paulo e pode ser figura freqüente no time titular, já que a equipe tem jogado com 3 zagueiros. É uma aposta da diretoria.
Pontos Fortes: É um time relativamente jovem, o que ajuda na forte marcação e saída rápida para os contra-ataques. A mescla entre veteranos e novatos deve ser fundamental para a equipe chegar longe.
Pontos Fracos: Justamente a pouca idade também pode pesar numa competição disputada e longa como é o Paulistão. Luis Mário não tem atuado bem com regularidade, e isso pode prejudicar o Mogi.

Um comentário:

Glauco disse...

Pelo nível das contratações, os times do interior têm tudo para serem meros figurantes no Paulista. A oportunidade que eles têm é se algum grande vacilar por disputar torneios paralelos (Libertadores e Copa do Brasil). Messmo assim, seria uma enorme zebra.