19.1.10

A Zebra empacou?

Que fase, Juve!
Diego lamenta penalti perdido na derrota para o Bari: 3 a 1

No início da temporada 2009/2010 do futebol italiano todos os críticos apostariam que a grande rival da Internazionale na disputa pelo Calcio, seria a Juventus. Após a 15ª rodada, o triunfo da Vecchia Signora em cima dos nerazzurri serviu apenas para confirmar estas expectativas. Quem dera...

Bastou passar pelo atual tetracampeão nacional para a campanha da Zebre ruir. De lá pra cá, 5 jogos com 4 derrotas (3 a 1 para o Bari, 2 a 1 para o Catania, 3 a 0 para o Milan e 1 a 0 para o Chievo) e apenas 1 vitória (2 a 1 contra o Parma). A fase é tão ruim que a Juve despencou da segunda posição para a quinta. Ou seja, em apenas cinco jogos os “quase líderes” conseguiram a façanha de sequer permanecer na zona de classificação para a próxima Champions League.

Os motivos para esta queda de rendimento tão relevante são simples. Se, por um lado, os veteranos Cannavaro e Del Piero já não mostram a mesma disposição de antigamente, os jovens De Ceglie, Paolucci, Marchísio e Giovinco tampouco acrescentaram algo quando utilizados. Nem os brasileiros se safaram do momento de mediocridade da equipe. Felipe Melo faz uma temporada muito aquém daquela que o levou à seleção. Diego continua alternando entre ótimos passes e péssimas jogadas. Até Amauri não tem o mesmo faro de gol de outrora.

A situação do treinador Ciro Ferrara, ex-zagueiro da bianconeri e um dos recordistas em números de jogos (253 partidas), só não é pior porque a Juventus pelo menos eliminou o Napoli nas oitavas-de-finais da Copa Itália por sonoros 3 a 0. Provavelmente, sem esta vitória conquistada na última quarta-feira, a cabeça do técnico da Vecchia Signora já teria sido colocada a prêmio.

Agora, o jeito é mudar o foco. A Juve deve preocupar-se primeiramente com o seu retorno ao seleto grupo da Champions para, depois disso, almejar objetivos maiores. Basta ter um bom desempenho, em Turim, frente aos seus rivais romanos. Vencendo Roma (concorrente direta na disputa por uma vaga na Champions) e Lazio, a Juventus permanece na briga. Improváveis tropeços, porém, poderão ser fatais, uma vez que colocariam toda a temporada em xeque, ainda no mês de janeiro. Um verdadeiro banho de água fria na tifosi e nos dirigentes bianconeris.

Um comentário:

André Augusto disse...

A Juventus começou bem a temporada, mas parece que o time, como um todo, não se encaixou. Diego realmente mostra instabilidade e a zaga tem falhado bastante.