31.8.07

Opinião FC, um ano depois...

Nesse derradeiro dia do mês de agosto, é comemorado o Dia do Blog. E aproveitando o ensejo desse dia, quero deixar registrado aqui que agosto também marca o início do Opinião FC. Quando o Felipe nos propôs a criação e manutenção regular de um blog voltados para o jornalismo esportivo, abraçamos a idéia, mesmo sendo totalmente novatos no que diz a respeito ao universo da blogosfera. Claro que as ferramentas que os blogs oferecem aos usuários são facilitadoras para a possibilidade de se colocar um canal desses na web, mas o maior desafio era escapar da mesmice, do Crtl+C Crtl+V das notícias na rede. Contextualizar o visitante e fazer um blog de qualidade, aplicando os conhecimentos obtidos no curso de jornalismo da UNESP, era o desafio inicial.

A partir daí, fomos descobrindo várias nuances do universo dos blogueiros: aumento da interatividade, elaboração de um logotipo, posts mais objetivos, mas sempre enfatizando a opinião. No começo – com um corpo de nove colaboradores – nós mesmos comentávamos os posts escritos. No entanto e aos poucos, fomos percebendo que pessoas diferentes passaram a nos visitar, a expressar suas impressões e isso foi um elemento incentivador para continuarmos a tocar o barco. E no caminho de divulgar o Opinião FC, seja via Orkut, via programas que produzimos na webradio UNESP Virtual (Eurogol e Pela Linha de Fundo) ou mesmo na oralidade entre os colegas de faculdade, conhecemos muitas pessoas que partilhavam dos nossos preceitos a respeito do jornalismo esportivo. E hoje, posso dizer que há muita gente boa vagando na blogosfera, como os blogs parceiros do Opinião FC.

Desde o primeiro post, em 18 de agosto de 2006, onde o Felipe entrevistou o ex-goleiro Carlos (com passagens por Ponte, Corinthians e Seleção Brasileira), evoluímos muito. E uma série de conquistas foram surgindo para nós. Compramos o domínio.com para o Blog; ultrapassamos a barreira de 10 mil visitas em julho de 2007; fizemos diversos posts especiais do Brasileirão, Copa América e Liga dos Campeões; entrevistamos algumas personalidades do futebol como Carlos, Afonso Alves e Cláudio Pavanelli, entre outros. Mas acima de tudo, tivemos o reconhecimento de muitos colegas, motivo esse que nos faz seguir. Quero deixar registrado aqui um grande abraço aos blogueiros Felipe Leonardo, Gerson Sicca, Dassler Marques, Arthur Virgílio, entre tantos outros que já passaram por este espaço e que também desenvolvem ótimos blogs.

Um ano, 168 posts e 13.630 visitas depois, somos um blog tentando alcançar a maturidade, mas sabendo que temos muito a aprender. E tendo a consciência de que o Opinião FC foi e é um espaço onde conseguimos praticar o jornalismo esportivo, essa editoria que por vezes é marginalizada pelo próprio jornalismo e mesmo dentro do ambiente acadêmico, que deveria primar pela pluralidade e pela democracia.

Equipe Opinião FC – Turma de Jornalismo UNESP 2008 “Juca Kfouri”
Alexandre Azank, André Augusto, Arthur Kleiber, Bruno Calixto, Erick Amirat, Felipe Brisolla, Jefferson Pacaembu, Jota Assis e Thiago Barretos

Um comentário:

Gerson Sicca disse...

Parabéns pelo primeiro ano e pelo trabalho nota 10. Vcs conhecem futebol e sabem colocar as informações de forma interessante. Não caem no lugar-comum.É um grande blog.
E um grande abraço a todos.
Valeu!