21.6.07

Notícias lá de cima...

Novos capitulos para o veto da FIFA para jogos em cidades localizadas a mais de 2500 metros do nível do mar. Nicolás Leóz, presidente da Conmebol, irá ao Comitê Executivo da FIFA para que esta decida deixar o veto provisioriamente de lado, até que estudos provem os reais efeitos da altitude no metabolismo dos atletas. Inclusive, a entidade sul-americana já acordou junto aos seus filiados que o veto imposto pela FIFA não será adotado na América do Sul, o que ao meu ver é uma decisão sensata e acertada.

É necessário um estudo detalhado antes de qualquer decisão, ainda mais uma decisão tão severa quanto a proibição da prática de futebol, profissionalmente falando. Falando sobre a polêmica, o fisiologista Cláudio Pavanelli, do Santos e membro do CEMAFE (Centro de Medicina e Atividade Física e do Esporte), responde algumas questões-chave ao Opinião FC sobre os efeitos da altitude nos atletas. Questões essas que são importantes para nos ajudar a entender toda a polêmica desencadeada pela decisão da FIFA, já mostrada aqui no Opinião FC.


Opinião FC - Quais os efeitos que a altitude traz ao metabolismo do jogador? Esses efeitos impedem que ele possa praticar a atividade física?
Cláudio Pavanelli - Os efeitos são decorrentes a uma menor pressão barométrica, ou seja, na altitude a pressão exercida no gás(Oxigênio) é menor, ocasionando uma dificuldade em sua absorção e prejudicando seu transporte para serutilizado pelo músculo na obtenção de energia. Os efeitos causados pela hipóxia não impossibilitam a prática regular de atividade física (dependendo da altitude). Esta questão é importante salientar sobre a individualidade, ou seja, cada atleta é mais ou menos sensível de acordo com seu organismo.

Opinião FC - Existe risco de morte ao atleta que sai do ambiente ao nível do mar para jogar uma partida de futebol de 90 minutos na altitude?
Cláudio Pavanelli - O risco só será relevante se o atleta tiver alguma patologia ou exposto a altitudes mas elevadas, não seria um grande risco a altitudes menores que 3000m.

Opinião FC - Outras condições adversas, como frio ou calor intenso e pouca umidade relativa do ar, entre outros, podem ter efeitos tão ou mais severos quanto os efeitos sofridos na altitude?
Cláudio Pavanelli - Cada adversidade climática possui suas características e cuidados a ser tomado na prática desportiva. Se levados ao extremo sem uma conduta adequada, pode-se provocar problemas sérios à saúde como a desidratação ou hiponatremia devido ao calor por exemplo.

Opinião FC - Você acha correto vetar a prática de partidas de futebol em cidades com mais de 2500 metros de altitude?
Cláudio Pavanelli - É uma questão muito complexa e vários fatores envolvidos, porém acredito que a partir desta conduta, pode-se questionar a exigência física em um jogo em temperaturas elevadas. Acredito que um campeonato ou um torneio possa ser vetado, onde as equipes teriam que permanecer vários dias e participar de vários jogos, porém acho complicado "punir" um clube que tem sua sede em níveis elevados quando participa de campeonatos e apenas um jogo com cada adversário é exposto a altitude.

5 comentários:

Sidarta Martins disse...

tem de proibir jogos de futebol no frio russo também...

Arthur Kleiber disse...

É uma questão bem complexa essa.... Eu acho sim que devem ser impostas algumas barreiras para jogos em altitudes muito altas, que acaba dificultando mt para o adversário, seja para a adaptação fisiológica dos jogadores quanto a velocidade da bola, cansaço etc. Essa medida deveria ser estendida também para altas temperaturas (ou mt baixas) ou outras condições adversas.... só que aí a FIFA vai precisar peitar gente grande...

Arthur Virgílio disse...

Essa proibição da FIFA, na minha opinião, só tem cunho político.

Thiago Barbosa disse...

Tem que proibir sim! A saude dos atletas é mais importante, toda vez que eles jogam lá é um sofrimento!!! Mas tem que proibir também os horários que a toda poderosa GLOBO impões para alguns jogos do futebol brasieiro, em que, em algumas regiões quentes do Brasil os jogadores atuam em plena 4 da tarde. Em um sol escaldante!!!

Anônimo disse...

Acho que deve proibir jogo na bolivia, só se for na cidade de oruro ou em potosí que são cidades 3800 e 4000 mil metros já em la paz já não por que já jogamos lá e já vencemos, e a seleção boliviana joga tanto com jogadores dos times de la paz como tabém de real santa cruz, como outrostimes que sua cidades são no nivel do mar.