2.6.07

Entrevista exclusiva com Afonso Alves!

Quinze dias antes da sua convocação, o leitor do Opinião FC já sabia quem era Afonso Alves. Após toda a surpresa que sucedeu a convocação dele para a Seleção, muitas notícias pipocaram na mídia. Em entrevista exclusiva ao Opinião FC, Afonso esclarece as polêmicas e se apresenta ao torcedor brasileiro.

Opinião FC - Fontes da internet afirmam que você foi sondado pela seleção sueca para naturalizar-se ainda quando jogava no Malmö. Isso realmente aconteceu? Se sim, por que você recusou a proposta?
Afonso Alves - Aconteceu isso de fato, em 2004, ao final do Campeonato Sueco, quando fomos campeões pelo Malmö depois de 15 anos de jejum. Fui vice-artilheiro com 12 gols e considerado o melhor jogador da temporada, ganhando o troféu Bola de Ouro. A idéia não avançou porque eu preferi apostar em mim e esperar a hora de ser chamado para a Seleção Brasileira, fato que aconteceu agora. Fiz a escolha certa.

Opinião FC - Como você definiria seu estilo, para quem não acompanha o seu futebol?
Afonso - Comecei a carreira como meia ofensivo e na Europa me transformei num atacante nato. Gosto de buscar a bola fora da grande área e partir em velocidade rumo ao gol. Bato bem na bola com a perna direita e faço muitos gols de falta.

Opinião FC - Como é ser idolo em um país e ser desconhecido no seu país de origem?
Afonso - É legal, mas eu sonho um dia ser reconhecido também no Brasil

Opinião FC - Você foi muito cedo para a Europa. Você acha que isso lhe trouxe mais benefícios ou malefícios? Por quê?
Afonso - Somente benefícios. No Atlético Mineiro, meu clube de origem, eu não teria a oportunidade de mostrar o meu futebol e seria queimado, como acontece com vários outros jogadores da base. Fiz somente seis jogos pelo time profissional do Galo e nunca fui valorizado.

Opinião FC - O fato de você ter marcado muitos gols na temporada da Eredivisie fez com que seu nome alcançasse grande repercussão nacional e internacional?
Afonso - Sim, claro, agora sou um atacante aclamado por toda a imprensa européia.

Opinião FC - Quais são seus maiores ídolos na posição?
Afonso - Ronaldinho Gaúcho.

Opinião FC - Você esperava ser convocado neste momento? Qual foi a repercussão na Europa a respeito da sua convocação?
Afonso - Sempre tive esperanças, mas confesso que o chamado veio antes do que esperava.

Opinião FC - Qual a diferença que você vê entre o futebol brasileiro e o europeu, tecnicamente falando?
Afonso - Não dá para comparar. O Brasil tem o melhor futebol do mundo e na Europa predomina a tática e a força física.

Opinião FC - Chelsea, Juventus e outras grandes equipes européias já cogitaram a hipótese de contratá-lo. Existe alguma proposta fixa? Até quando vai o seu vínculo com o Heerenveen?
Afonso - Tenho mais três anos de contrato e a proposta mais concreta até agora acho que veio do Barcelona. O meu empresário, o Roberto Tibúrcio, é que cuida disso e só me preocupo em jogar bem e justificar a chance ofertada pelo Dunga na Seleção Brasileira. Ouvi do Tibúrcio que o Barça ofereceu 25 milhões de euros e o Heerenveen não aceitou.

Opinião FC - Como é visto o futebol brasileiro nos países por onde você passou? Ainda é visto como o melhor do mundo?
Afonso - Sim, somos referência em termos de qualidade técnica e virtuosismo.

Opinião FC - Na sua opinião, quem é o maior jogador do mundo na atualidade? Por quê?
Afonso - Ronaldinho Gaúcho. Ele é um mágico com a bola nos pés.

Em relação às polêmicas, haveria uma suposta crítica do atacante ao Baixinho Romário no jornal português Récord, que publicou supostas declaralções do jogador chamando o Baixinho de "preguiçoso". Afonso as desmentiu através de sua assessoria de imprensa e exigiu retratação do diário lusitano. Mais informações, no blog do próprio Afonso.
Após a convocação, a alegria e as polêmicas, finalmente Afonso pôde estrear com a camisa da Seleção, durante o amistoso desta sexta contra a Inglaterra, em Wembley. O atacante do Heerenveen entrou no segundo tempo e teve duas boas oportunidades de gol. Talvez um começo na Seleção? Não se sabe, mas Alves pode vir a ser uma opção de grande valia ao elenco canarinho. O tempo dirá...

12 comentários:

Felipe Brisolla disse...

Esse tipo de entrevista é bacana para sentir um pouco o que passa pela cabeça do jogador... Percebe-se que ele tem algumas mágoas por não ter sido aproveitado no Brasil.. No entanto, também deu para ver que ele parece muito satisfeito e feliz pelo trabalho que vem realizando.

Jogar na Europa não é tarefa fácil para os atletas...mesmo assim, existem alguns fatores que ajudam os jogadores a se destacarem, como por exemplo, o maior profissionalismo dos clubes e a ausência dessa pressão massacrante a que os jogadores do Brasil estão sujeitos por aqui...
É claro que existe cobrança, mas ela ocorre a longo prazo. Isso explica o surgimentos de Afonso Alves e Sony Andersons da vida..

Rakal D' Addio disse...

Muito legal!!! Parabéns a vocês que conseguiram a entrevista.

Arthur Virgílio disse...

Show de bola o material. A primeira vez que vi Afonso atuar foi no amistoso da seleção. Ficou pouco tempo em campo, o que de fato, não dá para colher informações precisas sobre o atleta. No entanto, mostrou muita vontade e raça, algo que de fato faltam para alguns jogadores da seleção.

Sobre a polêmica com Romário, acredito que houve um sensacionalismo por parte da imprensa portuguesa. Quem ouve entrevista de Afonso, percebe que ele está com um pouco de dificuldade em falar português, pelo fato de morar muito tempo na Europa.

Anônimo disse...

Li a entrevista do Afonso e,venho parabeniza-los!!!Muito boa,mesmo!!!Li também a entrevista do Empresário dele,o mineiro Roberto Tibúrcio.
Parece que a bronca do Jornal português é com ele o Empresário.Ele disse em um jornal de esportivo que "o pior nivel de dirigente para negociar é o Português,que se o Brasil não tivesse sido colonizado por portugueses o Brasil seria muito melhor"
O cara também pegou muito pesado!
Independentemente disso o Afonso Alves tem feito um bom trabalho!

Anônimo disse...

Queira ou não isso deve ter magoado em muito os jornalistas portugueses.

Se o Afonso der certo na seleção,tudo passará batido,caso contrario o Empresário dele,não vai entrar em Portugal nunca mais.

De toda maneira o mérito é grande,para o Afonso e para o Agente dele.

Felipe Moraes disse...

Parabéns pela exclusiva com o Afonso!

Semana passada eu vi um vídeo que mostra todos os gols dele na temporada da Eredivisie. Ele tem um faro de gol impressionante e finaliza muito bem, seja de cabeça, na grande área, de falta...
Por lá ele já mostrou do que é capaz. Falta prestígio mesmo é por aqui. Pouco conhecido, terá que mostrar na Seleção aquilo que o credita como um dos artilheiros na Europa da temporada: gols.
E em uma Seleção onde a experimentação dita a escalação de Dunga, Afonso Alves pode sair ganhando.

Um Abraço, Felipe Leonardo

Unknown disse...

Tb to passando para parabenizá-los. Isso daqui ta ficando cada vez mais profissional. Dá orgulho saber que são os caras que estudam comigo que fazem. Saudação especial para o coxa, legal sua ousadia em tentar (e conseguir) uma entrevista "internacional". Abraço a todos!

Anônimo disse...

Parabéns ao André e a todo o pessoal do OpiniãoFC, tanto por terem conseguido a entrevista, como pela qualidade dela.
Boa sorte ao Afonso, que tem porte de atacante e que, provavelmente, terá chance como titular no amistoso contra a Turquia. Uma nova opção para o Brasil, pois não poderemos depender eternamente de Ronaldos...

OBS.:o Sony Anderson, que o Felipe citou, foi garoto nosso, formado no XV. Surgiu no time do Galo vice-campeão paulista de juniores em 1985. À época era chamado simplesmente por Anderson, ou "Saúva", mas, pela velocidade, ganhou o apelido de Sony na Europa.

Abraço a todos.

Anônimo disse...

Parabéns a todos e ao Afonso.
Sucesso Moleque! Este será parceiro do Ronaldo ainda!

Anônimo disse...

Eu sei que o Empresario dle tem parceria com a MSI ta na cara que esse Afonso Alves sera comprado pelo Fundo de Investimento de Kia,ele e Roberto Tiburcio sao socios em varios jogadores de futebol,Renato,Ramon,e muitos outros,Tiburcio estava sempre no Corinthians com eles.

Anônimo disse...

TA NA CARA QUE ROBERTO TIBURCIO TEM TUDO A VER COM O FUNDO DE INVESTIMENTO MSI.SE NAO VEJAMOS:RENATO,RAMON,AFONSO ALVES,TULIO DE MELO,TCHO,JARDEL,SAMMIR,QUIRINO,JUNINHO, E VARIOS OUTROS.
CLARO QUE SIM.

AFONSO ALVES VAI PARA A INGLATERRA.

Anônimo disse...

Brazilian Alfonso Alves, aggressor of the Election of Brazil, must be transferred in the winter window to England, its entrepreneur Robert Tibúrcio and Pini Zahavi estao intermediating the transferencia.