14.8.07

Restam dezenove... - Parte I

Festa são-paulina:
Jogada ensaiada entre Rogério Ceni e Jorge Wágner abre caminho para o título do 1º Turno

Depois de 19 rodadas não completas e 185 partidas em que tivemos as redes balançadas em 520 oportunidades, conseguimos, chegar à metade do Campeonato Brasileiro. Durante todo este tempo, o equilíbrio marcou o torneio. Mais uma vez, o campeonato mostra que não há uma equipe que possa vangloriar-se de ser muito melhor do que qualquer outra. A imprevisibilidade dos resultados fez com que tivéssemos jogos disputados, embora fracos tecnicamente.

Na ponta da tabela aparece o São Paulo, campeão do 1º turno. Graças a sua força defensiva e ao poderio marcador de sua dupla de volantes, o Tricolor Paulista desponta como principal favorito ao caneco.

Depois que Muricy Ramalho foi eliminado do Campeonato Paulista diante do São Caetano tentando pressionar o Azulão, parece que o treinador descobriu a verdadeira estratégia vencedora: o contra-ataque. Atualmente a principal arma da equipe é neutralizar o adversário, evitando correr grandes riscos. Depois, sim, pensar em atacar.

Apesar do São Paulo não ter marcado muitos gols, a postura ofensiva do time cresce gradativamente. Cerca de 62% dos gols anotados pela equipe do Morumbi (15 gols), aconteceram nas últimas sete partidas.
O principal rival paulista é o Botafogo, time que apesar de ter liderado o campeonato durante mais tempo, perdeu fôlego no sprint final, no qual conquistou apenas 5 pontos dentre os 15 disputados.
O destaque do time da General Severiano é seu forte poder ofensivo. Os 36 gols marcados (2º melhor ataque do torneio) fizeram com que, inclusive, dois jogadores aparecessem entre os artilheiros da competição.
Mesmo assim, ultrapassar o Tricolor não será tarefa fácil. Afinal, os alvinegros têm um elenco inferior ao do São Paulo, uma defesa não confiável e uma estigma de “cavalo-paraguaio”. Como se isso já não fosse o suficiente, o Fogão passa também por vários problemas internos (leia-se imbróglio Zé Roberto).

Mais abaixo da tabela, aparecem o Cruzeiro e o Vasco. Como ambos, a exemplo do Botafogo, têm um jogo a menos, não seria surpresa tão grande vê-los com a faixa de campeão no fim do torneio.

O Cruzeiro está embalado por sua boa série de resultados (nos últimos 8 jogos, 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota) e por seu elenco totalmente renovado. Hoje, nenhum dos jogadores que representaram a equipe na estréia (dia 12 de maio) é titular!

Embora a defesa ainda apresente falhas quanto a seu posicionamento em jogadas aéreas, principalmente, do meio-campo para a frente, a equipe de Dorival Júnior vai “muito bem, obrigado”. Além de possuir o melhor ataque com 40 tentos anotados, o Zêro não é dependente de um ou dois atletas já que 6 de seus jogadores já fizeram, no mínimo, 4 gols.

O Vasco, é o time que mais surpreendeu neste turno. Apesar de ter em mãos um elenco desconhecido e deveras fraco, Celso Roth mostra que futebol deve ser ganho dentro do gramado. A organização tática vascaína faz com que dificilmente percam pontos atuando em casa.

O empenho do conjunto cruzmaltino pode ser representado pelas estatísticas, haja vista que os cariocas são os únicos que conseguem estar simultaneamente entre as cinco melhores defesas e os cinco melhores ataques.

No resto, dificilmente alguma equipe chegará ao título. Menções apenas para Palmeiras, Internacional, Grêmio e Santos que, ao meu ver, são os únicos que poderão lutar por uma vaga restante na Copa Libertadores – 2008.

3 comentários:

André Augusto disse...

Bom levantamento de estatísticas...
Curti!
O databarretos funciona! hehe
Abraço!

Gerson Sicca disse...

O Botafogo mostrou ontem q não tem bala pra ser campeão. E o para o Vasco falta estrutura de clube. Eu acreditaria mais no Cruzeiro, embora a defesa da raposa não seja lá essas coisas.

Anônimo disse...

Hoje o C.B é uma incognita, e com certeza não mudará no segundo turno, concordo com os concorrentes ao titulo, mas vc esqueceu do rebaixamento, quem cai?Grande Abraço é belo resumo!