9.8.07

Especial Copa 2014 - Grandes eventos esportivos em países emergentes: ótimo negócio

Copa do Mundo e Olimpíadas são indicativos de grandes investimentos na infra-estrutura dos anfitriões. Na foto, o novo Shakhtar Stadium na Ucrânia, que custou 250 milhões de dólares e será inaugurado em 2008.

Em outubro, a FIFA vai decidir qual país sediará a Copa de 2014 e o Brasil se apresenta como forte candidato a receber o maior evento do futebol mundial. Mas há quem defenda que o país não tem infra-estrutura suficiente para receber um evento de grande porte, como uma Copa ou uma Olimpíada. No entanto, a tendência dos últimos anos é a aposta em países emergentes para receber competições desse porte. As vantagens sediar um grande evento esportivo são enormes, pois as obras de adequação necessárias para recebê-los são de grande valia para auxiliar no desenvolvimento desses países. Por outro lado, os grandes investidores vêem nesses países um grande filão para lucrar, com a venda de direitos exclusivos e uso do marketing massivo do evento.

Há exemplos recentes dessa nova tendência, como a escolha recente da sede da Eurocopa, terceiro torneio de futebol mais importante do mundo, atrás apenas da Copa do Mundo e Liga dos Campeões da UEFA. Polônia e Ucrânia, países pertencentes a área de influência soviética durante a Guerra Fria, receberão as melhores seleções da Europa em 2012. Para se medir a importância de tal evento, desde 1976, quando a ex-Iugoslávia recebeu a Euro, o Leste Europeu não recebia uma competição desse porte.

Mesmo com muitos problemas de infra-estrutura, poloneses e ucranianos venceram a eleição facilmente e agora correm contra o tempo para poder proporcionar toda a estrutura necessária para a realização da Eurocopa. O ministro de transportes e comunicação da Ucrânia, Mykola Rudkovsky, acena com a possibilidade de construção de uma estrada que ligue os dois países a Europa Ocidental, além da melhoria da malha rodoviária de ambos, visando à interligação entre as 10 cidades-sede. Outros investimentos a serem feitos são a ampliação dos principais aeroportos da Ucrânia, a ampliação da estrutura hoteleira e a melhoria nas tecnologias de comunicação. Além disso, 20 mil presidiários serão recrutados para ajudar nas obras polonesas, como forma de reabilitá-los e baratear a mão-de-obra.

Polônia e Ucrânia se espelham no exemplo de Portugal, que sediou a Eurocopa em 2004. Além das obras estruturais, os principais estádios do país foram reformados, fato esse que ajudou a desenvolver o futebol local e colocar a seleção lusitana como uma das principais do mundo na atualidade.

Outros eventos futuros que poderão auxiliar países emergentes são a Olimpíada de Pequim, em 2008 e a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a primeira Copa a ser realizada em continente africano. Baseado nesses exemplos, o economista e especialista em marketing esportivo, Antônio Afif, afirma que se bem planejada, a realização da Copa é possível: “Como é em 2014 temos tempo hábil para nos adaptarmos. É possível, desde que nos preparemos adequadamente”. E os benefícios para o Brasil estariam além de melhorias estruturais, segundo pensa o professor em Adminstração de Empresas da FGV-SP, Marco Aurélio Klein: "Teríamos procedimentos que vão ficar marcados como uma herança cultural no colo da torcida. Esse, por exemplo, é um retorno que não tem preço pelo que acarretará no desenvolvimento do esporte."

LEIA MAIS:

3 comentários:

Ricky_cord disse...

Concordo com a descentrealização dos Mundiais pelo maior número de países possível. Sem ter nada contra o México não consigo perceber como este país pôde receber dois Mundiais apenas com um intervalo de 16 anos.

Anônimo disse...

Com certeza esta descentrealização dos Mundiais podem mudar a estrutura de uma cidade ou melhor de um país, e o escolhido se quiser pode se aproveitar do Mundial para arrecadar dinheiro e pagar todos os gastos para organizar o evento!Abraço

Anônimo disse...

Obrigada pela oportunidade de apresentar-lhe ao Funclick, a atração mais inovadora e interativa que irá garantir o sucesso e a repercussão do seu evento.

WWW.funclick.com.br
O Sucesso da Sua Festa

O FunClick é mais que um sistema de foto-lembrança. Confira algumas vantagens desta atração:

- Foto Lembrança : O convidado tira sua foto que terá uma moldura personalizada com imagens, cores e mensagens. Os convidados recebem sua foto na hora que será impressa em 8 segundos e automaticamente a foto também será enviada no seu email.

- Vídeo Mensagem : Os convidados poderão deixar um vídeo-mensagem parabenizando os noivos, aniversariantes etc.. Os vídeos serão entregues em DVD para os noivos, aniversariantes etc.. e hospedados no youtube, para que todos os convidados possam assistir aos vídeos e interagir mesmo após a festa.

O FunClick é mais que a foto lembrança personalizada e o vídeo mensagem, é também uma ferramenta de entretenimento em sua festa. Os convidados se divertem e ficam mais desinibidos por estarem de frente para um "espelho digital".
Coloque um sorriso em sua marca !
O FunClick permite realizar várias ações promocionais em uma só. Confira:
- Foto-Lembrança : Tire uma foto descontraída e divertida dos visitantes que é revelada em instantes em uma moldura personalizada com logo, identidade visual e mensagem da empresa. Possuimos também molduras divertidas com celebridades VIP ou paisagens lúdicas. Imediatamente o cliente associa a marca a momentos de descontração e prazer. A foto também é enviada por email ao visitante, que ao repassar a mensagem a amigos e parentes, gera um "marketing viral";
- Vídeo Mensagem: Grave uma mensagem em vídeo do visitante sobre os produtos e serviços da empresa. Os vídeos podem ser hospedados no youtube, enviados por email e serão entregues em um "pen drive" junto com as fotos e cadastros;
- Cadastro: Cadastre os dados (nome, telefone, email, empresa, etc.) de todos que participaram da ação, possibiltando realizar um contato de telemarketing ou mailing imediato com os visitantes;
- Quiz : Realize em alguns segundos pesquisas de preferências de consumo com simples toques na tela de maneira gráfica e
interativa;


Por isso e muito mais o FunClick é o sucesso do seu evento!
Fico à sua disposição para quaisquer dúvidas Nilce@funclick.com.br
Ou tel(11)28132525