23.8.07

Especial Copa 2014 - Turismo nas cidades-sede

Eleito recentemente como uma das sete maravilhas do mundo, o Cristo Redentor é um dos trunfos turísticos que o Brasil pode oferecer como atrativo para sediar uma Copa do Mundo.

A extensão territorial do Brasil e a variabilidade de localidades que podem ser exploradas pelo turismo fazem com os empresários do setor torçam pela escolha do Brasil como sede da Copa de 2014. Das áreas a serem preparadas para receber o torneio, a infra-estrutura turística é a mais bem preparada e precisará de poucas adaptações para preencher os requisitos exigidos pela FIFA.

Além da presença massiva no turismo tradicional, que inclui destinos conhecidos como o Rio de Janeiro, Litoral Nordestino e Pantanal, o turismo de negócios e eventos também cresce a cada ano. Em ranking divulgado esse ano, o Brasil foi o sétimo destino mais procurado para sediar encontros de porte internacional. Nesse segmento, destacam-se as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. A realização de uma Copa do Mundo aliará esses dois tipos de turismo e divulgará para o mundo toda a beleza da biodiversidade brasileira e da cultura nacional, fazendo com que o número de turistas após a Copa permanecerá em contínuo crescimento.

De olho neste filão, os governos estaduais se apressaram em apresentar a candidatura de suas sedes para a Copa. A CBF, principal articuladora da candidatura brasileira, recebeu a inscrição de 21 cidades de todo o país. A expectativa é que, caso o Brasil seja escolhido, o número de sedes selecionadas possa variar de 10 a 12 cidades. Pela Região Sul, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre podem aproveitar-se de seu clima ameno para atrair os turistas menos chegados ao intenso calor tropical. Na Região Centro-Oeste, Cuiabá, Brasília, Campo Grande e Goiânia têm como grande trunfo turístico as regiões do Pantanal e do Cerrado. Para quem sempre teve curiosidade de conhecer a Amazônia, a região Norte pode abrigar uma das sedes, pois Manaus, Belém e Rio Branco estão na briga. As belezas do litoral brasileiro poderão ser conhecidas se João Pessoa, Fortaleza, Salvador, Maceió, Natal, Teresina ou se a candidatura conjunta entre Recife e Olinda forem selecionadas para receber as seleções do Mundial na Região Nordeste. E na Região Sudeste, coração econômico do país, as candidaturas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo são cotadas como certas, devido a importância estratégica dessas grandes cidades brasileiras.

E mesmo que a cidade não seja escolhida como sede, a proximidade com as cidades-sede também pode render frutos. As seleções participantes terão que se hospedar próximo as sedes e para isso, necessitam de lugares que lhes dêem toda a infra-estrutura de hospedagem e locais adequados para preparação e treinamento. As possibilidades proporcionadas pelo evento aliadas ao potencial turístico brasileiro podem se constituir em um dos fatores diferenciais para que a escolha do Brasil como sede da Copa seja acertada.

LEIA MAIS SOBRE O ESPECIAL COPA 2014:

Nenhum comentário: