7.8.07

Especial Copa 2014 - Copa do Mundo no Brasil?

A partir de hoje, postaremos aqui neste espaço uma série de reportagens apontando as várias nuances que envolvem a realização de Copa no Brasil. Essas matérias foram originalmente redigidas por alguns de nós do Opinião FC (Azank, André, Felipe e Jota) para o hiperdocumento da Disciplina de Jornalismo Digital II, ministrada pelo professor Mauro de Souza Ventura. A Copa no Brasil é possível?

Ricardo Teixeira, presidente da CBF, reconhece: O país deve se modernizar para receber a maior competição de futebol do planeta


JOTA ASSIS


A Federação Internacional de Futebol (FIFA) tem em seus planejamentos trazer a Copa do Mundo para o Brasil em 2014. A Colômbia, outro país latino candidato a sediar o torneio, já desistiu da disputa de quem vai sediar o maior torneio de futebol do planeta. “Tudo indica que o Brasil realmente será o país sede em 2014, mas devemos nos preparar desde já”, argumenta Toni de Paula, radialista esportivo da rádio Jovem Pan.

Para o radialista o país deve saber direcionar a verba empregada de maneira correta, para que após o torneio haja um retorno de benefícios para a população. “A maioria dos brasileiros ama o futebol e seria importante sediar uma Copa novamente, mas ainda faltam muitas melhorias, como o trânsito caótico das grandes cidades, o problema aéreo e a falta de segurança. Temos 7 anos para tentar mudar esse panorama”, complementa.Paula cita como exemplo, os jogos Pan Americanos, que estão sendo realizados com sucesso no Rio de Janeiro e explica que “o governo em parceria com a CBF pode muito bem trazer as mudanças necessárias para que a competição de futebol seja realizada no país”.

O jornalista e historiador Luciano Dias Pires também aponta os problemas atuais que o Brasil enfrenta, mas no seu entender, o país não deve trazer a Copa do Mundo, “pois os problemas que estamos enfrentando hoje não fazem do Brasil um bom candidato”.

Pires relembra a Copa de 1950 e explica que na época o contexto era outro, “para se ter uma idéia, a Segunda Guerra Mundial tinha acabado fazia pouco tempo, o Brasil estava recebendo muitos imigrantes e as inovações tecnológicas concebidas durante a guerra estavam em pleno vapor. Todo o contexto favorecia a realização do torneio”.

“Com estádios sem uma boa infra-estrutura, a segurança deficitária e desempregos, o Brasil teria que repensar a possibilidade de sediar um torneio de tão grande expressão e colocar em primeiro plano a resolução desses problemas”.
Pires acredita que seria necessário “um grande salto econômico para conseguirmos sediar novamente uma Copa com sucesso".

4 comentários:

Diego Mesquita disse...

Gostaria de saber se estariam interessado numa troca de links. Se possível, respondam-me, que farei o mesmo em seguida.

Desde já, grato.

Arthur Virgílio disse...

Boa matéria. Muitos questionam essa temática.

Dassler Marques disse...

boa andré, estarei de olho por aqui.

o que é "trocar links"?

abs

Anônimo disse...

André acho que o maior problema tem nome "Ricardo Teixeira" o resto perto deste são problemas pequenos!Abraço e ja esta adicionado nos links do Pitacos do Bodaum!Abraço

http://pitacosdobodaum.zip.net