20.8.07

"Sevillaticos"

Considerado o melhor Sevilla da história, a equipe comandada por Juande Ramos meteu cinco no Real em pleno Bernabéu, garantindo mais um título.

Neste último domingo, o Real Madrid precisava vencer o Sevilla por dois gols de doferença para conquistar o título da Supercopa da Espanha sobre o Sevilla. Mas a equipe rojiblanca esteve impossível, não se intimidou com um Santiago Bernabéu lotado e jogou água no chopp dos merengues. Claro que é apenas começo de temporada e começo de trabalho do técnico alemão do Real, Bernd Schuster. Mas o feito do Sevilla é notável e não constitui-se em nenhuma surpresa para quem acompanhou as duas últimas temporadas na Espanha, onde o Sevilla teve uma ascensão meteórica, deixando para trás equipes do primeiro escalão espanhol como o Valência e o Atlético de Madrid. E a consquista desse título frente ao Real aponta mais uma temporada em que os Palanganas darão muito trabalho as estrelas e ao glamour que Real Madrid e Barcelona gozam dentro da península ibérica.

O nome principal dessa fase do Sevilla, já apontado pela imprensa espanhola como o melhor Sevilla de todos os tempos, é o técnico Juande Ramos. Ele chegou aos rojiblancos em 2005, dizendo à época que enfim, "estava treinando uma equipe grande". Mas o que ele não sabia era que essa equipe poderia se tornar grande através de seu comando. E há de se destacar a visão do técnico em trazer e revelar grandes promessas sem fazer loucuras financeiras, sendo esse um dos fatores que o colocaram como um dos principais técnicos dessa nova safra espanhola, ao lado de Rafa Benítez.

Por suas mãos, desabrocharam jogadores como o seguro goleiro Andrés Palop, reserva do Valencia até 2005, mas que chegou, firmou-se com a camisa um rojiblanca e constituiu-se em um dos principais personagens dessa fase vencedora do Sevilla. O valorizadíssmo Dani Alves começou a jogar o seu melhor futebol nas mãos do técnico, assim como seus compatriotas Adriano e Renato, sendo que o volante brasileiro desempenha função importantíssima na equipe. Além de apoiar, o camisa 11 chega com qualidade ao ataque, característica que o marcou fortemente nos tempos do Santos campeão brasileiro. O meio-campo montado por ele conta com jogadores-revelações das categorias de base, como Jesus Navas e Antonio Puerta; os experientes Martí e o "carregador de piano" Christian Poulsen, além de Enzo Maresca e o português Duda.

Esse leque de opções montado por Ramos lhe dá opções de manter o padrão tático do time, sem perder a qualidade na reposição das peças. O ataque também não conta com nenhum jogador badaladíssimo, mas as opções da equipe são deveras eficiente. O uruguaio Chevantón, o russo Aleksandr Kerzhakov e o bad-boy Luís Fabiano revesam-se constantemente como eficientes opções de ataque, liderado por Frédéric Kanouté. O malinês, de 1,92m e 29 anos tem faro de gol e é o homem-gol de Ramos. Desde que chegou ao Sevilla em 2005 - após passagens regulares por Lyon, West Ham e Tottenham - o avante marcou 44 gols em duas temporadas (30 em 2006/07) e se tornou a principal referência dos Palanganas. Jogador temperamental, já ameaçou deixar a equipe por algumas vezes, mas é inegável que vive na equipe rojiblanca a melhor fase de sua carreira. Nos cinco títulos que o Sevilla conquistou nessas duas últimas temporadas - 2 Copa UEFA, 1 Supercopa da Europa, 1 Supercopa Espanhola e 1 Copa do Rey - o malinês marcou em todas as finais, contabilizando 7 gols nas cinco partidas derradeiras.

A versatilidade do elenco e a boa reposição das peças perdidas durante o tempo em que comanda a equipe faz com que o Sevilla seja temido e notado dentre os grandes espanhóis. A possível saída de Dani Alves, cobiçado pelo próprio Real e pelo Chelsea numa transação que pode ultrapassar os 35 milhões de euros, já tem peças de reposição. O bom lateral Andreas Hinkel e o reforço Boulahrouz podem suprir a ausência do ala brasileiro. Para a possível saída de Puerta, o Sevilla trouxe os meias Seydou Keita, o meia belga Tom de Mul e Fazio, zagueiro campeão pela Argentina sub-20. Fora que a equipe rojiblanca conta em seu elenco com Diego Capel, uma das revelações espanholas do último Mundial sub-20 e cotado como grande promessa para o futuro da Fúria.

O atual bicampeão da Copa UEFA chega como uma das equipes favoritas a brigar pelo título espanhol da temporada, além de ter boas pretensões na Champions League. Para combater os milionários Real (dos caros Pepe, Snejder e Drenthe) , Barcelona (de Henry e Abidal), o Atlético (de Simão), e o Valência, o Sevilla conta com seu entrosamento adquirido e a manutenção da base, além da experiência na Liga Espanhola 2006/07, quando a equipe tinha plenas condições de conquistar o título diante dos irregulares merengues e catalães, mas deixou de ganhar pontos decisivos que lhe garantiram "apenas" a terceira colocação. Mesmo com o vacilo na última Liga, foi o melhor resultado da equipe Palangana (ao lado da temporada 1969/70) desde o seu único título espanhol, em 1945/46. Ainda mais embalado, essa temporada promete para o Sevilla.Por isso, olho nos "sevillaticos"!

5 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Renato com dois gols em cima do Real. Quem diria...

Anônimo disse...

o Sevilla vem mostrando de alguns anos pra cá que vai dar muito trabalho ainda para a dupla Barça e Real!Como o Arthur disse, quem diria Renato!Abraço

Lucas Meneses disse...

Grande começo do Sevilha. Depois da vitória por 1 a 0 em casa, esperava a conquista da Super Copa, mas nunca pensei em 5 gols em pleno Santiago Bernabeu...

Renato e Kanouté - definitivamente craques. Se o atacante não sair do time, o Sevilha tem tudo para brigar com os gastadores Barcelona e Real, pelo título do Espanhol.

Se o Daniel Alves sair será uma grande perda para o time. Aliás, creio que ele seja o melhor jogador do Sevilha. De qualqur forma, o time contratou bem para esta temporada. Sem gstar muito, foi atrás de Keita, Fazio e Boulahourz, bons nomes para a manutenção do plantel.

O Sevilha já é um grande, e o que parece é que basta ele se tocar disso para conquistar o campeonato Espanhol 2007/2008
_________

Abraços!

Felipe Moraes disse...

Um time bastante coeso, que possui uma estrutura invejável. Mesmo perdendo jogadores importantes, após a primeira boa temporada, a equipe manteve o mesmo nível, contratando muito bem, totalmente o oposto de equipes mais tradicionais, como La Coruña, Valencia etc.

Abraço,
Felipe Leonardo

Dassler Marques disse...

e tudo é baseado na astúcia nos reforços contratados (por exemplo, Igor, campeão mundial sub-17 pelo Brasil, mas que andava esquecido) e na força que faz para segurar.

as vendas de JB, Sergio Ramos e Reyes tão aí pra isso.. Daniel Alves não sairá por menos de 30milhões, creio eu.


abraço andré, ótimo resumo!