8.8.07

Atacar ou defender: eis a questão

No ano passado, Botafogo e São Paulo enfrentaram-se pela 15ª rodada do Brasileirão, no Raulino de Oliveira. O jogo terminou empatado: um a um.

Após dezessete rodadas de pouca inspiração, finalmente os torcedores brasileiros poderão acompanhar uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro que despertará um interesse maior: Botafogo e São Paulo. Não restam dúvidas também, que no cenário futebolístico nacional não há equipes que aliem tanta qualidade técnica em seu conjunto, senão estas duas.
Desde o início do torneio, há três meses atrás, ambos já chegavam com pinta de favoritos ao caneco. Hoje, apoiada pela inconstância de seus adversários na luta pelo título, a dupla confirma as expectativas e travam, com sobras, um duelo a parte.
De um lado, temos o Fogão dirigido por Cuca, que apesar de não ter um grande elenco, consegue montar um esquema muito fluído e ofensivo. Não à toa, o time de Cuca tem o segundo ataque mais positivo da competição, com 35 gols marcados. Só para termos uma idéia, somente o ataque formado por Dodô e André Lima tem 18 tentos anotados juntos. Já o time inteiro do São Paulo só marcou 20 gols...
Se o ataque é infernal, não podemos dizer o mesmo da defesa alvinegra. Com exceção feita ao bom zagueiro Juninho, nenhum nome é uma unanimidade no grupo. Até mesmo Marcos Leandro, goleiro reserva do Paraná, foi contratado às pressas na tentativa de resolver as falhas defensivas.
Do outro lado temos o Tricolor Paulista de Muricy Ramalho. Ao contrário do time carioca, o que surpreende no São Paulo é o número de gols sofridos: apenas sete (impressionante média de 0,41 gols levados por jogo). Prova de que a trinca formada por Miranda, André Dias e Alex Silva ou Breno (revelação do Brasileirão até o momento) tem mostrado resultados. Tanto empenho certamente contribuiu para que o clube apresentasse a melhor campanha como visitante.
Já no ataque, o Tricolor é uma lástima. Não dificilmente depende de esporádicos momentos de inspiração dos seus meio-campistas ou de alguns chutes de longa distância. Podem até dizer que Borges passa por uma boa fase, mas o avante não convence ninguém...
E nesse confronto de ataque versus defesa, muita polêmica. No Botafogo, o aspirante a craque Zé Roberto acaba de ser suspenso por indisciplina técnica e não tem data para retornar aos gramados. Pelo São Paulo só comenta-se todo o embróglio produzido pela declaração preconceituosa de um dirigente palmeirense contra o atleta Richarlyson.
Na minha modesta opinião, o confronto entre o antigo e o atual líder será muito nervoso e acabará empatado em um ou dois gols. Por melhor visitante que o São Paulo seja, realmente não acredito que poderá quebrar a invencibilidade do Botafogo no Maracanã, que já dura 25 jogos. Na verdade, também aposto no empate para que esta briga seja levada até o final da competição. Afinal, quem não gostaria de ver uma situação semelhante daqui a quatro meses, em plena 37ª rodada? Como diria Galvão Bueno: “Haja coração...”

4 comentários:

Diego Mesquita disse...

O grande jogo do primeiro turno (talvez do CAMPEONATO). Os clubes que terminam o primeiro turno em primeiro, têm sido os que levam a Taça (Cruzeiro/03, Santos/04, Corinthians/05 e São Paulo/05).

A conferir.

A propósito, adicionei seu belíssimo blog no meu também. Obrigado.

Bruno Pinto disse...

Muito obrigado e o vosso blog também já está adicionado no meu. Belos textos tem aqui, voltarei cá mais vezes.

Abraço

André Augusto disse...

Como gosto mais do ataque, sou mais o Fogão...hehe
Falando sério, esse duelo é meio Ying-Yang...equilibrio total...
Se o Dodô voltar comendo a bola, pode ser esse o fator de desiquilíbrio desse jogão

Anônimo disse...

O jogo de hoje esta sendo levado como o maior do Brasileirão, e com certeza será disputadissimo, mas acho que dá Botafogo em dia inspirado de Dodô gol!Abraço parabens pelo blog e ja está adicionado no Pitacos do Bodaum!Abraço

http://pitacosdobodaum.zip.net