30.11.06

Zagueiro de ouro

Finalmente um zagueiro foi premiado com a Bola de Ouro, concedida pela revista France Football. O italiano Fabio Cannavaro foi o agraciado como o melhor jogador europeu de 2006. O zagueiro italiano começou 2006 com o pé direito: conquistou o Campeonato Italiano pela Juventus (título caçado posteriormente pelo escândalo do Calciocaos). Cannavaro formou junto com Vieira, Thuram, Zebina e Emerson o pilar defensivo que caracterizou o time dirigido pelo seu xará, Fabio Capello.

O ápice do zagueiro foi durante a Copa do Mundo da Alemanha, conquistada pela Itália (foto abaixo). Em meio aos habilidosos jogadores que participariam da Copa, o capitão da Azzurra foi o maior ícone da "Copa dos Defensores". Chegou a disputar o prêmio de melhor jogador do torneio, mas foi preterido por Zinedine Zidane, injustamente, diga-se de passagem.
Após o sucesso na Copa e com o desmanche eminente na Juventus, Fabio Capello solicitou a sua contratação ao Real Madrid, combalido pelas falhas da zaga há tempos. Em Madrid, o zagueiro italiano ainda não encontrou o seu melhor futebol. Mas só a sua presença já colaborou para que o Real Madrid melhorasse o desempenho de sua defesa nessa temporada.

O experiente zagueiro, de 33 anos, se caracteriza por sua colocação em campo, já que possui estatura baixa para um zagueiro (apenas 1,76m). É um excelente marcador e ainda tem fôlego para marcar os seus golzinhos. Começou a carreira pelo Napoli, mas seu futebol de classe começou a aparecer para o mundo no Parma. Defendeu o clube de Parma por sete anos, tempo suficiente para chamar a atenção da Inter. Defendeu os nerazzurri por mais dois anos, quando se transferiu para a Juventus, sua época mais vitoriosa na carreira. Mas o escândalo que manchou o futebol italiano e que rebaixou a Juventus à 2º divisão fizeram com que ele acompanhasse o técnico Capello rumo à Madrid.

O prêmio para Cannavaro é especial, pois em 40 anos de história da Bola de Ouro, Cannavaro é o terceiro defensor a ser premiado. Se considerarmos que os outros vencedores atuavam como líberos na época da premiação (Franz Beckenbauer em 1976 e Mathias Sammer em 1996), o italiano é o primeiro zagueiro da história a faturar a Bola de Ouro. Além disso, ele entra no seleto hall dos italianos premiados: Omar Sivori (1961), Gianni Rivera (1969), Paolo Rossi (1982) e Roberto Baggio (1993).

Uma conquista e tanto para Cannavaro, que disputará no final do ano o prêmio da FIFA de melhor jogador do mundo. Concorrem com ele o brasileiro Ronaldinho e o francês Zidane. Por tudo o que apresentou esse ano, Cannavaro pode fazer história mais uma vez, pois tem grandes chances de ser eleito como o primeiro zagueiro a faturar o prêmio de melhor do planeta. Prêmio, que por ventura, seria merecidíssimo, por tudo o que realizou neste ano de 2006.

5 comentários:

Alexandre Azank disse...

Não é de hoje que considero Cannavaro o melhor zagueiro do mundo! Tecnico, habilidoso, leal e muito bom na jogada aerea! Premio merecido! Se for eleito o melhor do mundo pela FIFA também será justo porém ainda prefiro que Ronaldinho Gaúcho seja eleito pela terceira vez!

Anônimo disse...

Acho perigoso valorizar um zagueiro num momento como o atual do futebol. As equipes não jogam mais para fazer gols. Por melhor que ele seja, acho que o impacto é bem grave, nesse momento, para o futuro do futebol.

Rafael Morais disse...

Com certeza ele eh um execlente zagueiro. Se ganhar o premio de melhor do mundo o trofeu estara em boas mãos.

Opa ae eu sou o palmitex do blog De bico palmitex que mudou de nome e endereço. Visitem o novo www.futebolart.blogspot.com

Falow ae
abração

Felipe Brisolla disse...

O Canavarro é um grande zagueiro pq não é brucutu e nem caneleiro que muitos de sua posição, morde o tempo todo e tem qualidade na saída de jogo...Com certeza vai ficar marcada para sempre na seleta galeria dos melhores zagueiros de todos os tempos...E diga se de passagem, ele merece!!

Anônimo disse...

Canavarro é um grande zagueiro, mas não sei se tão bom comparado ao nesta...claro, comparando o ápice dos dois jogadores...prefiro nesta, mas sem dúvida canavarro tev eum grande ano...entretanto, o injustiçado henry deferia figurar entre os finalistas...henry merecia ter ganho o premio da fifa em ediçoes anteriores, pois é o mais regular, sem contar que ano passado foi peça fundamental para levar o modesto "arsenal" para a final da copa dos campeões...modesto perante chelsea, barcelona, real madrid, milan e outros...mas sem duvida uma grande equipe