16.11.06

Cegos, Surdos e Mudos

Dia 15 de novembro, após a derrota no Maracanã para o Flamengo, os jogadores do Corinthians decidiram iniciar uma greve de silêncio. A alegação dos atletas era a de que a imprensa estava veiculando “inverdades” sobre o plantel alvinegro. A imprensa veiculava, na época, que os jogadores estavam fazendo corpo mole para derrubar o treinador Émerson Leão. A situação do time era caótica: estava na zona de rebaixamento, jogando mal e sendo apedrejado. Era natural o receio de falar com a imprensa. Não era a primeira vez que um elenco usaria deste recurso. Uma série de vitórias faria a mordaça cair. Pelo menos era o que todos achavam.

Um mês depois do início do entrave, os jogadores (foto abaixo) anunciaram que o boicote duraria até esta quinta-feira (16 de novembro). Seguiu-se, a partir do anúncio, uma série de especulações que teriam culminado com o fim do silêncio. Uma delas seria a de que o boicote foi liderado por Leão. Segundo as notícias, liderados pelo volante Magrão, que seria uma espécie de porta-voz do técnico corinthiano, Leão teria incentivado os atletas a boicotar a imprensa, por conta de críticas recebidas na fase turbulenta do Corinthians. Outra notícia dava conta que os jogadores encerrariam a greve por causa de renegociações de contrato. A mídia seria o veículo pelo qual os jogadores conseguiriam polpudas renovações.

Segundo o elenco, representado por alguns jogadores, as “inverdades” voltaram a aparecer e que por isso a greve iria continuar. A partir daí, aconteceu uma choradeira geral, de ambas as partes. E nesse cabo de guerra, ninguém sai vencedor. Os jornalistas, porque precisam da notícia. Os jogadores, que necessitam da imprensa como canal de veiculação do ambiente do clube aos torcedores e a conseqüente aparição dos atletas na mídia. E o principal prejudicado, o torcedor, que está no meio do fogo cruzado, não consegue ter notícias precisas sobre o clube de Pq. São Jorge.

Assim como não existem vencedores e vencidos nesse entrave, não há “o lado certo”. As especulações sempre existiram no futebol e sempre existirão. Mas é preciso que o jornalista cheque a consistência da fonte, antes de jogar a notícia aos ventos. Os jogadores não podem fugir disso como ratos, mas estão certos em lutar pela correta interpretação de suas ações. Falar nesse assuntos é cutucar em um vespeiro, pois mexe demais com interesses e manipulação, de ambas as partes. Mas é fato que devem chegar a um consenso aceitável, pois a mordaça corinthiana, além de calar a voz, está vendando os olhos e tapando os ouvidos de todos.

6 comentários:

Thiago Barretos disse...

Acredito que os jogadores necessitam da imprensa sim. Mas na atual conjuntura, eu penso que a postura dos corintianos é totalmente correta. É melhor esperar o campeonato acabar, a poeira baixar... Enfim, não vale a pena dar a cara a tapas nesse momento.
E convenhamos, tudo o que acontece pelas bandas do Parque São Jorge, vira polêmica.

Felipe Brisolla disse...

Sei lá, não sei quem está certo nessa história. Mas concordo com o Antero Greco, colunista do Estado, quando escreveu hoje em sua coluna que os jogadores precisam muito mais da imprensa do que o contrário. O grande vencedor mesmo foi o Emersom Leão, pois teve calma para trabalhar e se livrou da pior das pressões: a da mídia!
Será que ele tem um dedo nisso??

André Augusto disse...

Concordo, Felipe...até porque o lado mais fraco são eles...mas tentei ponderar os dois lados...

Felipe Moraes disse...

O que o Felipe falou acima, o Antero já havia comentado também no Sportscenter de ontem. E eu assino embaixo o que ele disse.
Certos jogadores, sem a mídia, não seriam nada.

Um Abraço, Felipe Leonardo

Armando Teixeira Junior disse...

Concordo com o Felipe e com a opinião do Antero porque de uma forma ou de outra a imprensa sai ganhando.
Obviamente que o poder noticia de um time como o Corinthians é enorme, mas a "greve" não afeta a imprensa, uma vez que o fato dos jogadores do Timão não falarem também é notícia e continua vendendo jornais e dando manchete.
Acredito que os unicos que saem perdendo realmente são os jogadores que jogam mais com a midia que com o proprio futebol, como disse o Felipe Leonardo.
Grande abraço a todos

Bruno Calixto disse...

Sinceramente, não acredito que os jogadores sejam o elo fraao da questão. A imprensa tem muito mais a perder: nos telejornais esportivos, todos os dias TEM que ter notícias do clube, senão os corinthianos para de assistir. Eu apóio a greve do Corinhtians: diferente do que o André falou no texto, que "o torcedor, que está no meio do fogo cruzado, não consegue ter notícias precisas sobre o clube de Pq. São Jorge", o que acontece é que o torcedor nunca tem notícias precisas. Nossa imprensa, muito antes do começo do segundo turno do campeonato, ja declarava o Timão como rebaixado. Acho que esse episódio deve ser visto não como uma queda-de-braço entre imprensa e jogador, mas como uma crítica dos abusos que a mídia esportiva comete.