6.11.06

O que vale mais: um volante ou um atacante?

Rodada quente nesse último final de semana. São Paulo e Internacional consolidaram-se como pretendentes ao caneco, ao vencerem seus clássicos contra Santos e Grêmio, respectivamente. Dois jogos com placares magros, é verdade, mas como toda boa vitória, seja goleada ou não, valeu os mesmos três pontos.

No jogo da Vila Belmiro, um golaço de Mineiro selou a vitória. Digo golaço pela construção da jogada, pela finalização certeira e precisa, e faço uma comparação com o atacante de ofício santista, Rodrigo Tiuí.

Em uma jogada típica de atacante, o volante Mineiro tocou a frente para Lenílson, que fez o pivô e rolou para o chute de cabeça erguida, colocado, no canto, o suficiente para tirar qualquer chance de defesa de Fábio Costa. A famosa jogada “um - dois”, em que o jogador passa e já recebe logo em seguida. Golaço! Mineiro, aliás, já obrigou o grande mestre Tostão a admitir uma errata, quando este chegou dizer que Mineiro não finalizava bem (alguns dias depois o jogador faria o gol do título mundial do São Paulo, semelhante ao feito domingo). Tenho amigos que dizem que Mineiro é o melhor finalizador do mundo (uma brincadeira, claro).

Na outra ponta, temos o atacante Tiuí. O Santos perdia o jogo e pressionava o São Paulo. O lúcido Zé Roberto a toda hora procurava o gol, ou uma jogada que pudesse dar um resultado efetivo, sem apelar ao tradicional “abafa” sem nenhuma objetividade. Eis que ele recebe uma bola na área e rola para o atacante, no lado esquerdo da defesa tricolor. Ao invés de parar a bola, olhar para ver qual a melhor opção, ver se tem algum companheiro melhor posicionado ou a posição do goleiro Rogério Ceni, Tiuí arrisca o chute, como todo bom atacante. Resultado: a bola passou aqui perto da Unesp Bauru, dando um grande susto no pessoal. Brincadeira à parte, o chute foi horrível, tosco! O jogador nem ao menos procurou chutar colocado, consciente. Deu uma porrada na bola e isolou.

Essa é a diferença do jogador que sabe o que faz daquele que chuta por chutar. Isso pq um é atacante, e outro um “simples” volante, que tem a obrigação principal de marcar, o que ele faz com qualidade ainda maior. E o que mais me anima é pensar que são esses jogadores que vão conseguir maior destaque, mais importância nos times modernos, em que a versatilidade é cada vez mais cobrada e exigida. O jogador limitado vai ser excluído do futebol, de forma lenta e gradual, mas serão excluídos.

É lindo ver um gol como do Mineiro. É a essência do futebol, o gol consciente, de cabeça erguida. Quem sabe se o Santos tivesse um atacante de qualidade (quanta falta faz Robinho, ou mesmo o Deivid) a equipe ainda estivesse no páreo pela conquista do caneco.

6 comentários:

Felipe Brisolla disse...

Delirios a parte, o Mineiro é um grande finalizador. Deve ter um apoveitamento altissimo,e quase sempre em jogos decisivos!! A falta de atacantes é um problema crônico do futebol nacional! Também, qualquer meia boca que surge arruma as malas para fora...assim fica difícil

André Augusto disse...

Apesar do "saopaulismo" no post, o Mineiro realmente é um cara diferenciado. É como deve se portar um meiocampista moderno> Boa marcação, qualidade no passe e boa finalização. pena que o Dunga não o convoca,pq esse merece!
E pra compará-lo a atacantes, nem precisava ir tãolonge. O São paulo mesmo sofre com a carência de atacantes, tendoseus principais gols do brasileirão sido marcados pelo Rogério e os meias e laterais...
O "cai-cai" Aloísio e a "eterna promessa" Thiago estão devendo e Leandroéesforçado,mas não consegue transformar esse esforço em gols.

Thiago Barretos disse...

Para mim a falta de qualidade dos atacantes brasileiros é um reflexo do panorama futebolístico mundial.
Se não fosse por isso, os meia-bocas brasileiros não iriam para o Velho Continente.
É certo que na Europa ainda existem grandes atacantes, mas a escassez da posição é algo preocupante. Dá para ver os esquemas que eles utilizam: 3-6-1, 4-5-1, 3-3-3-1, e por aí vai...
Centroavantes de ofício perderam espaço para meias inteligentes e versáteis.
Ou alguém acha que certos jogadores como Pauleta, Toni e Gilardino são brilhantes?

Anônimo disse...

Mineiro é hoje um dos jogadores mais completos do futebol mundial, entretanto o gol feito pelo São Paulo foi mais uma falha de marcação santista, sem querer tirar o mérito da jogada bem articulada e sem esquecer que sem erros o jogo terminaria 0 a 0 talvez.
Sinto também a falta de ótimos atacantes, mas não devemos nos esquecer que Túlio, Serginho Chulapa, Dadá Maravilha, Casagrande, ...nunca foram bons atacantes, mas faziam gols...e os já citados Pauleta, Toni e Gilardino se encaixam nesse perfil, às vezes...Creio também que muitos treinadores não sabem aproveitar bem seus atacantes, escalam em posições inadequadas muitas vezes por exemplo. Finalizando, Leandro é excelente pra equipe, mas infelizmente é atacante e não faz gols, mas é essencial para o tricolor paulista, Aloísio faz um bom trabalho de pivô, mas deveria melhorar características específicas de atacantes para ser melhor e Thiago não é o novo Careca, mas pode ser melhor e se tornar um bom jogador com esforço e empenho, mas realmente, eu esperava mais de todos os citados e Alex Dias.

Felipe Moraes disse...

Mineiro é um jogador completo, que sabe tanto marcar quanto sair com qualidade ao ataque. Este tipo de jogador tem tomado um espaço importante no futebol moderno. Como bem lembrado pelo Thiago, os técnicos preferem escalar apenas um atacante de ofício, e povoar o meio-campo com jogadores que sabem trabalhar melhor a bola. É uma tendência que divide opiniões, mas que tem dado certo em diversos clubes por aí.

Um Abraço, Felipe

Jota Assis disse...

Mineiro, grande mineiro!!
O futebol tem dessas. Mineiro, alé de marcar atrás, finaliza como ninguém. Outros que tem o dever de colocar a bola na rede, não conseguem se destacar È isso ai pessoal, uns nasceram com o dom do futebol,outros apenas para o papel de coadjuvante.

Abraços, Jota Assis