3.11.06

Macumba no Dia de Finados!

Relegados à Serie C e sem o "axé" de outrora, Bahia (campeão brasileiro em 1988) e Vitória (vice-brasileiro em 1993) duelaram em mais um clássico. E como um capricho do destino, um dos classicos regionais mais tradicionais do Brasil foi disputado no feriado de Finados. A partida era de vida ou morte aos dois times baianos. O Vitória estava um pouco mais confortável, três pontos à frente do rival. O Bahia teria que ganhar de qualquer maneira, pois uma derrota deixaria o tricolor baiano no limbo da Série C por mais um ano. Haja cachaça, farofa, vela e galinha preta! A mandinga do Bahia foi mais forte, pois bateu o rival por 2 a 1.
Após as quedas vertigionosas dos "bons baianos" para a terceira divisão, esperava-se que a tradição e elencos equilibrados fariam deles clubes cativos para a ascensão à Serie B, num processo de revitalização. Ledo engano. Na 4ª fase da competição, as duas equipes possuem campanhas praticamente iguais (e pífias): em sete partidas, duas vitórias, um empate e quatro derrotas. Na metade do octogonal final, o Vitória é o quinto e o Bahia, sexto, três pontos atrás do quarto colocado. Com Ipatinga e Criciúma virtualmente classificados, restariam duas vagas para o acesso. Os baianos têm condição de obtê-las, mas a disputa será acirrada, principalmente com o Barueri, que está montando uma bela estrutura e quer o acesso, e o Treze/PB, que também promete jogar açucar no acarajé dos baianos.

Mas torço para que Bahia e Vitória dêem a volta por cima e retornem logo à elite do futebol brasileiro, pois são equipes tradicionais que não merecem a situação deplorável em que se encontram. Mas a Série C pode ter a compania de mais dois ilustres clubes no ano quem vem: Portuguesa e Guarani caminham a passos largos para o precipício.

Domingo tem Ba-Vi novamente, a partida de número 416 do tradicional clássico baiano. O Vitória está mordido pela derrota e o Bahia mais motivado pelo triunfo anterior. Mas como ja diriam os deuses do futebol, clássico é clássico e vice-versa. E a vitória certamente afundará o rival derrotado, tornando sua classificação mais difícil. Ingredientes fortes para esse clássico apimentadíssimo. Oxalá!

4 comentários:

Thiago Barretos disse...

Realmente, é lamentável ver como dois times tão tradicionais podem atravessar essa fase horrorosa.
Mas, eu não creio que os 2 baianos disputarão a Terceirona mais uma vez. Pelo menos 1 sobe.
Na hora q apertar, os juízes vaum fazer um poko de vista grossa, seraum rigorosos contra seus adversarios, e por ai vai...
Infelizmente, a chance disso ocorrer eh mto gde!
Eh aguardar p/ ver...

Felipe Brisolla disse...

Eu, particularmente, sinto muita falta do tempero baiano no campeonato brasileiro. Falta a magia dos jogos no Barradâo e na Fonte Nova...Mas a magia baiana primeiro tem que vencer as más administrações e a falta de competencia dos dirigentes!

Rakal D'Addio disse...

É GRB na cabeça!

Abraços

Alexandre Azank disse...

Pra falar a verdade, eu não liguei muito quando Bahia e Vitória caíram porém hoje vejo que eles fazem falta pro campeonato brasileiro. Prefiro muito mais ver um jogo com o Barradão lotado do que com o Moisés Lucarelli "semi-morto". Que pelo menos um deles volte rápido!